'ainda estou aqui' está entre melhores do new york times

‘Ainda Estou Aqui’ está entre melhores do New York Times – 25/05/2025 – Ilustrada

Celebridades Cultura

“Missão: Impossível – O Acerto Final” e a versão live-action de “Lilo & Stitch” estão lotando os cinemas neste feriado de Memorial Day, nos Estados Unidos. Mas, se você não quiser seguir a povaréu, essa também é uma ótima oportunidade para presenciar a alguns filmes excelentes que podem ter pretérito despercebidos no início do ano.

Pedi à crítica-chefe de cinema do jornal The New York Times, Manohla Dargis, e à sátira de cinema Alissa Wilkinson, que recomendassem lançamentos que valem seu tempo.

Onde ver: Em papeleta nos cinemas

A história: Os gêmeos Smoke e Stack (ambos interpretados por Michael B. Jordan) voltam da Chicago de Al Capone para terebrar um clube de música em Clarksdale, Mississippi. É logo que o diabo —ou melhor, um vampiro irlandês— aparece, neste filme pleno de diálogos.

Opinião de Manohla Dargis: Dirigido por Ryan Coogler, leste filme “é uma exaltação para a tela grande —um enamorado e efusivo hino de louvor à vida e ao paixão, incluindo o paixão pelo cinema. Ambientado no Mississippi sob as leis de Jim Crow, é uma fantasia que desafia gêneros, transborda performances brilhantes, vampiros dançarinos e muitas reflexões sobre paixão e história.”


Onde ver: Disponível no Globoplay

A história: Ambientado no Brasil, a partir de 1970, durante a ditadura militar, leste drama acompanha os esforços de Eunice Paiva (Fernanda Torres) para manter sua família unida enquanto atua uma vez que ativista, em seguida seu marido, o deputado Rubens Paiva, ser recluso e vanescer pelas mãos das autoridades. Fundamentado em uma história real, o filme, dirigido por Walter Salles, venceu o Oscar de melhor filme internacional.

Opinião de Alissa Wilkinson: “Em sua atuação —que rendeu um Mundo de Ouro e uma indicação ao Oscar— Torres impressiona. Proteger seus filhos significa se alcançar à alegria no meio do terror, e à esperança no meio da dor. Torres sobrepõe todas essas emoções, e seus olhos carregados de procura são hipnotizantes.”


Onde ver: Disponível para aluguel nas lojas digitais

A história: Cate Blanchett e Michael Fassbender interpretam agentes da perceptibilidade britânica. Um parelha que recebe, separadamente, a missão de desvendar um espião infiltrado —que pode ser o próprio consorte— neste thriller dirigido por Steven Soderbergh.

Opinião de Dargis: O filme é “elegante, espirituoso e seco, um quebra-cabeça vibrante e envolvente sobre espiões lindos fazendo coisas extraordinárias que nós, meros mortais, só lemos em romances e —se tivermos sorte— vemos nas telas. É um contraditório, mas do tipo de contraditório glorioso e adulto que os críticos costumam expressar que Hollywood não faz mais.”


Friendship

Onde ver: Não disponível no streaming

A história: Tim Robinson vive Craig, um sujeito decente com esposa e lar no subúrbio, mas sem amigos —até que um novo vizinho descolado (Paul Rudd) se muda para a lar ao lado. Sendo uma comédia de constrangimento, as coisas, obviamente, não saem uma vez que planejado.

Opinião de Wilkinson: O filme “é frequentemente engraçado e sempre desconfortável. A atuação de Robinson, que às vezes parece saída de uma dimensão paralela 3% dissemelhante da nossa, transforma Craig em um tanto semelhante a uma bomba-relógio prestes a explodir.”


Wallace & Gromit: Avengança

Onde ver: Disponível na Netflix

A história: Na mais recente façanha em stop-motion do inventor Wallace e seu leal cão Gromit, os dois enfrentam o pinguim maligno e mudo Feathers McGraw, além de um robô gnomo de jardim fora de controle.

Opinião de Dargis: O filme é “um suspense relaxado, com toques à la James Bond.” Ele flui “com eficiência, desde seu início jocoso e sombrio até um desfecho levemente pastelão, movido pelos personagens e pelo humor gulodice e histrião característico de Nick Park, que também assina a direção e o roteiro.”


Onde ver: Não disponível no streaming

A história: Na pequena cidade de Douglas, Massachusetts, dois times amadores de beisebol se reúnem para disputar a última partida em um campo que será demolido para dar lugar a uma escola.

Opinião de Wilkinson: O filme “foge completamente dos clichês dos filmes esportivos, embora, sem incerteza, seja um filme sobre beisebol. Ele habita um espaço entre o filme de encontros e uma elegia, um tributo às instituições comunitárias que nos mantêm unidos.”


The Annihilation of Fish

Onde ver: Não disponível no streaming

A história: Nesta comédia delicada, um imigrante jamaicano chamado Fish (James Earl Jones) vive lutando contra um demônio invisível. Ao se mudar para Los Angeles, ele conhece uma mulher (Lynn Redgrave) que também tem um companheiro invisível. O filme, de Charles Burnett, ficou inédito por 26 anos antes de ser lançado.

Opinião de Dargis: Ela descreve o filme uma vez que “profundamente humano, uma visão único a partir das margens da sociedade.” E acrescenta: “Jones, que sustenta o filme do primórdio ao termo, dá a Fish um carisma quebradiço, que se torna ainda mais evidente à medida que a história avança e as emoções se aprofundam.”


Onde ver: Não disponível no streaming

A história: Misturando cenas filmadas para projetos anteriores com material novo, o cineasta chinês Jia Zhangke acompanha Qiaoqiao e seu amante, Bin —um criminoso de reles escalão— ao longo de 20 anos.

Opinião de Dargis: O filme é “uma mostra de força que é, ao mesmo tempo, um retrato tocante de um povo em transformação e um testamento autobiográfico, generoso e pleno de psique, de um dos maiores cineastas vivos.”


Onde ver: Disponível para aluguel nas lojas digitais

A história: O segundo filme de Steven Soderbergh nesta lista é uma história de fantasmas ambientada em uma lar suburbana aparentemente normal, onde vive uma família com um fruto desportista e uma filha claramente traumatizada.

Opinião de Dargis: O pretérito da pequena, o enlace dos pais e a perspectiva limitada do fantasma criam uma inquietação palpável, que os cineastas vão intensificando até que todos estejam vibrando de tensão e as coisas fiquem muito estranhas. “Embora haja alguns sustos típicos de lar mal-assombrada, o efeito reunido é mais perturbador do que terrífico.”


Onde ver: Disponível para aluguel nas lojas digitais

A história: Quando o show de longa duração em que trabalha em Las Vegas é encerrado, uma dançarina mais velha (interpretada por Pamela Anderson) luta para encontrar trabalho e se reconectar com sua filha adulta, enquanto descobre uma novidade comunidade entre os amigos (incluindo uma personagem vivida por Jamie Lee Curtis).

Opinião de Dargis: Dirigido por Gia Coppola, o drama “conta uma história familiar de má sorte e escolhas aparentemente questionáveis, mas o faz com delicadeza, muito paixão por seus personagens e uma clara avaliação pelos altos e baixos que a idade e a formosura proporcionam. Com uma graduação modesta e uma trama solta, é um filme surpreendentemente terno.”

Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *