Oscar De Ainda Estou Aqui Abre Olhos Do Mundo Para

Ainda Estou Aqui: Veja repercussão de vitória no Oscar – 03/03/2025 – Ilustrada

Celebridades Cultura

“Ainda Estou Cá”, longa de Walter Salles que conquistou o Oscar de melhor filme estrangeiro neste domingo (2), é um dos motivos para se orgulhar de ser brasiliano, diz o presidente Lula da Silva.

“Hoje é dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasiliano. Orgulho do nosso cinema, dos nossos artistas e, principalmente, orgulho da nossa democracia. Eu e Janja estamos muito felizes assistindo tudo ao vivo”, compartilhou o presidente.

“O Oscar de melhor filme internacional para ‘Ainda Estou Cá’ é o reconhecimento do trabalho de Walter Salles e toda equipe, de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, Selton Mello, do Marcelo Rubens Paiva e família e todos os envolvidos nessa extraordinária obra que mostrou ao Brasil e ao mundo a valia da luta contra o autoritarismo”, conclui.

Indicado a três categorias –melhor filme, melhor filme estrangeiro e melhor atriz, com Fernanda Torres–, o Oscar parou o Brasil em pleno domingo de Carnaval (2). Mas além dos foliões e fãs do longa, políticos e figuras públicas também celebraram as conquistas. A ex-presidente Dilma Rousseff, o atual vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, são alguns dos nomes.

Confira a postagem de Rousseff que, assim uma vez que a família Paiva retratada no filme, foi perseguida durante a ditadura militar e, durante seu governo, criou a Percentagem da Verdade para investigar crimes da quadra.

“O Oscar de melhor filme internacional recebido por ‘Ainda Estou Cá’ é de todo o valor de Walter Salles, Fernanda Torres, Selton Mello, Fernanda Montenegro e equipe, a quem cumprimento pela vitória. Um orgulho para todos os brasileiros e brasileiras que, em meio ao Carnaval, pararam para ver ao nosso país ser reconhecido mundialmente pela sua arte e pela resguardo dos valores democráticos, tão muito representados pela família Paiva”, afirmou Alckmin.

Em suas redes sociais, o ministro da Herdade, Fernando Haddad também reagiu à vitória. “É do Brasil! Parabéns, Fernanda! Parabéns, Walter! O filme ‘Ainda Estou Cá’ faz história e leva o Oscar de Melhor Filme Internacional. Orgulho vernáculo.”

Em nota conjunta, o Ministério da Cultura e o Ministério das Relações Exteriores também parabenizaram a equipe do filme. “A premiação reflete a primazia do cinema brasiliano, ampliando sua projeção no cenário internacional”, lê-se. “Outrossim, reforça o indispensável papel da cultura uma vez que instrumento de memória e de reflexão, destacando a valia da proteção e da promoção dos direitos humanos e da democracia uma vez que valores inegociáveis da sociedade brasileira.”

O longa acompanha Eunice Paiva, mãe de cinco filhos que precisou se reinventar em seguida seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, ser sequestrado e morto pela ditadura militar. Fundamentado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, a história se tornou símbolo da luta pela verdade da ditadura militar e dos direitos humanos.

Até políticos que não se alinham com o filme –uma vez que pertencentes a partidos de núcleo e direita– comemoraram a vitória.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, foi um desses. “Parabéns a todos pelo Oscar de melhor filme internacional, ‘Ainda Estou Cá’, a estatueta de ouro é nossa! Mais um orgulho de ser brasiliano, a cidade de São Paulo está em sarau!”, publicou nas redes sociais.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, classificou a conquista uma vez que um “marco memorável”. “É uma vitória para a nossa cultura, nossas histórias e nossos talentos que encantam o mundo. Que essa conquista inspira gerações!”, escreveu o político, que em seguida elogiou Fernanda Torres.

O cineasta Josias Teófilo comemorou a vitória no X, idoso Twitter:

O Secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Tota Parente –que se diz “radicalmente de núcleo”– também publicou sobre o filme. “É do Brasil”, escreveu em nota com a secretaria. “Orgulho vernáculo do cinema do nosso país.”

No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes convidou Fernanda Torres para o Desfile das Campeãs no Sambódromo Marquês da Sapucaí. Em entrevista, o político afirmou que a atriz desfila neste sábado (8), sem afiliação a uma escola de samba específica. “Ganhando ou não, ela já é Oscar! Falei para ela que não tem chance de ela não ir”, disse.

O ex-presidente Jair Bolsonaro ainda não se manifestou sobre a vitória. Mas ele já se pronunciou sobre o filme, por ter desenvolvido na cidade de Eldorado Paulista, onde a família de Rubens Paiva tinha influência política e financeira. Antes da premiação, ele criticou as reclamações da atriz Fernanda Torres ao seu governo.

Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *