Com som quente, o disco ‘Bicho maluco formosura – É Carnaval’ reapresenta o repertório folião do artista em gravações inéditas feitas com Almério, Geraldo Azevedo, Ivete Sangalo, Lenine e Maria Bethânia. Revestimento do álbum ‘Bicho maluco formosura – É Carnaval’, de Alceu Valença com convidados
Divulgação
Resenha de álbum
Título: Bicho maluco formosura – É Carnaval
Artista: Alceu Valença com Almério, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Ivete Sangalo, Juba, Lenine, Lia de Itamaracá e Maria Bethânia
Edição: Deck
Cotação: ★ ★ ★ ★ ★
♪ É difícil atingir o ponto de fervura ideal para fazer o frevo incendiar os foliões nas ruas e nos bailes de Carnaval. Alceu Valença atinge esse ponto e o mantém ao longo das dez faixas do álbum Bicho maluco formosura – É Carnaval.
Artista referencial no fervo carnavalesco de Olinda (PE) e Recife (PE), capitais de Pernambuco, estado onde veio ao mundo na interiorana São Bento do Una (PE) em 1º de julho de 1946, o cantor e compositor pernambucano recicla frevos, cirandas e maracatu com oito convidados neste disco incendiário gravado com produção músico de Tovinho e mixado e masterizado de forma magistral.
Impressiona no álbum o calor dos metais soprados na brasa por Enok Chagas (trompete), Fabinho Costa (trompete), Gilberto Pontes (saxofone), Marcone Tulio (trombone) e Nilsinho Amarante (trombone).
No álbum Bicho maluco formosura – É Carnaval, esse metais incandescentes se aliam à fúria roqueira da guitarra de Zi Ferreira, músico que mostra ter aprendido a prelecção do rabi Paulo Rafael (11 de julho de 1955 – 23 de agosto de 2021), instrumentista pernambucano que injetou eletricidade no som de Alceu a partir de 1975.
Bicho maluco formosura é álbum de som quente, vibrante, tão pleno de vigor que até a falta de vocação carnavalesca do esquina de Maria Bethânia se dissipa na força da abordagem do frevo-canção De janeiro a janeiro (2002), regravado por Alceu com a tradutor que deu visibilidade no álbum A beirada e o mar (1984) a uma melodia, Na primeira manhã (1980), que Alceu lançara discretamente há portanto quatro anos.
Bicho maluco formosura é disco coeso, mas é justo primar o inebriante registro da música-título – apresentada por Alceu no álbum Sete desejos (1992) em clima de forró – na regularidade expediente do frevo em gravação feita com a adesão de Ivete Sangalo. Alceu e Ivete cruzam a ponte Pernambuco-Bahia com frevo elétrico que vai detrás do trio sem perda da pulsação olindense.
Com Lenine, um dos reis do balanço pop nordestino, Alceu se afina a recair no suingue de Bom demais (1985), frevo de José Michiles da Silva, octogenário compositor festejado em Pernambuco com o nome artístico de J. Michiles. Outro frevo de Michiles, Diabo louro (1994) solta faísca na gravação feita por Alceu com o rebento Juba.
E por falar em vigor, a paraibana Elba Ramalho reitera a vocação foliã ao escoltar o passo sinuoso de Caia por cima de mim (Alceu Valença e Don Tronxo, 2006) em duo com o anfitrião pernambucano.
Com o conterrâneo Almério, Alceu eleva O varão da meia-noite (1975) – parceria de Alceu com Carlos Fernando (1937 – 2013), a quem o álbum é devotado – na poviléu do Carnaval porquê um boneco gigante da perna de pau de conjunto de Olinda (PE).
Em Maracatu (Alceu Valença sobre versos do poeta Ascenso Ferreira, 1982), fita sem convidados (questões de agenda inviabilizaram a participação de Seu Jorge), o baticum ganha ênfase em panelinha que mantém a eletricidade do disco enquanto joga luz sobre bela formação que merece permanecer sob os holofotes.
Na sequência praieira, a bateria de Cássio Cunha parece dar pancada nas águas do mar quando Alceu encadeia três cirandas – Quem me deu foi Lia (Manoel José e Antonio Baracho), Moça namoradeira (Lia de Itamaracá) e Janaína (Lia de Itamaracá)– em dueto com Lia de Itamaracá, rainha desse gênero músico já incorporado ao Carnaval de Pernambuco.
Ainda na praia da joeira, Alceu ilumina Luar de prata (2006) e a fina costura do disco em gravação bafejada por solo do trompete de Heleno Feitosa.
A propósito, o série das dez faixas em Bicho maluco formosura contribui para a sublimidade do disco, construindo narrativa que desemboca no frevo levado por Táxi lunar (Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho, 1979) na subida velocidade rítmica que junta Alceu com o conterrâneo Geraldo Azevedo, parceiro na geração da música, hit obrigatório nos shows de ambos.
Enfim, com a edição do álbum Bicho maluco formosura – É Carnaval em 26 de janeiro, Alceu Valença prova, mais uma vez, que é provável fazer um grande disco com repertório macróbio e sopros de novidades pela forma com que as músicas são regravadas e realinhadas. A folia é irresistível!
Com maestria,. Alceu Valença encadeia 13 músicas nas 10 faixas do álbum ‘Bicho maluco formosura – É Carnaval’
Leo Aversa / Divulgação
Fonte G1
