A Apple atrasou novos recursos de perceptibilidade sintético para sua assistente de voz Siri, prejudicando seu esforço para competir com ofertas dos rivais Google e Amazon.
A trabalhador do iPhone confirmou em uma enunciação na sexta-feira (7) que levaria “mais tempo do que pensávamos” para entregar os recursos mencionados no ano pretérito quando a empresa revelou o Apple Intelligence —um grande esforço para infundir seus produtos populares com IA generativa.
Em seu principal evento de desenvolvedores em junho, a Apple disse que os novos atributos da Siri a tornariam mais inteligente, mais profundamente integrada ao dispositivo e personalizada para o usuário.
O grupo de tecnologia de Cupertino, Califórnia, já tomou medidas para integrar a Siri com o ChatGPT da OpenAI e erigir uma infraestrutura de nuvem dedicada para processar solicitações de usuários envolvendo privacidade e segurança.
Mas outros recursos que a empresa prometeu inicialmente desde portanto foram adiados. Isso inclui “conscientização na tela”, porquê a Siri identificando um endereço em um tópico de mensagem e adicionando-o aos contatos de um usuário quando solicitado.
O objetivo, que está sendo perseguido em toda a indústria de smartphones, é mudar para mais interação baseada em voz em vez de toque manual.
Outro recurso procrastinado é a capacidade da Siri de realizar ações dentro de aplicativos, porquê solicitar uma foto específica de alguém nos contatos de um usuário.
Na sexta, a empresa disse que agora esperava lançar esses recursos “no próximo ano”, sugerindo que eles poderiam ser adiados até 2026. A Apple não esclareceu por que os recursos foram adiados.
Ele marca o mais recente de uma série de contratempos no roteiro de software da empresa. A Apple recentemente teve que retirar resumos de notificações de notícias de IA devido a erros e recebeu reação negativa na semana passada por uma irregularidade em seu recurso de voz para texto.
A indústria de hardware de consumo está se apoiando fortemente em “agentes” de IA, esperando que eles possam oferecer uma vantagem competitiva para tornar seus produtos atraentes para os consumidores.
O Gemini do Google, por exemplo, foi integrado à mais recente risca de smartphones da concorrente da Apple, Samsung, com uma recente campanha publicitária televisionada mostrando as habilidades do S25 Ultra da Samsung, lançado em janeiro. A OpenAI também lançou seus próprios recursos de voz para o ChatGPT.
Na semana passada, a Amazon revelou uma versão “conversacional” há muito adiada de seu próprio assistente de voz, Alexa, prometendo conversas mais naturais e fluidas com o chatbot com tecnologia de IA.
Mais de dois anos posteriormente o ChatGPT dar início a uma novidade corrida de IA entre as grandes empresas de tecnologia, a Apple está ficando para trás de seus rivais imediatos Google e Amazon, muito porquê de startups de IA, incluindo Anthropic e xAI, em oferecer os recursos de IA mais inteligentes aos consumidores.
Analistas identificaram a mudança da Apple para reformular seu assistente de voz de 14 anos porquê um recurso “matador” em potencial, o que poderia convencer os usuários a atualizar para novos dispositivos.
O Apple Intelligence continua disponível unicamente em inglês e variantes locais, limitando seu alcance entre a vasta base global de usuários da empresa. Mais idiomas estão programados para lançamento no mês que vem, uma atualização que a empresa ainda espera entregar no prazo.
Analistas que acompanham as vendas do iPhone 16 não viram evidências de que seus novos recursos de IA aumentaram as vendas.
Gene Munster, sócio-gerente da Deepwater Asset Management, disse recentemente que a Apple Intelligence marcou um vasqueiro “falso prelúdios” para a empresa, com ela correndo para seguir uma vaga de exalo pela IA.
Na China, onde a Apple recentemente perdeu terreno para os concorrentes, ela teve que velejar pelos requisitos regulatórios enquanto procura fazer parcerias com provedores locais de IA. Uma parceria com a empresa de tecnologia chinesa Alibaba anunciada no mês pretérito foi vista porquê um verosímil progresso.