A Apple cancelou o esforço de uma dezena para erigir um carruagem elétrico, abandonando um dos projetos mais ambiciosos da história da empresa, segundo pessoas com conhecimento do matéria.
A Apple fez uma divulgação interna nesta terça-feira (27), surpreendendo os quase 2.000 funcionários que trabalhavam no projeto, disseram essas pessoas, que pediram para não ser identificadas porque o proclamação não é público.
A decisão foi compartilhada pelo COO, Jeff Williams, e Kevin Lynch, diretor responsável pelo projeto.
Os dois executivos informaram aos funcionários que o projeto começará a ser encerrado e que muitos funcionários dessa equipe —conhecida uma vez que Grupo de Projetos Especiais, SPG na {sigla} em inglês— serão transferidos para a subdivisão de perceptibilidade sintético sob o comando do executivo John Giannandrea.
Esses funcionários se concentrarão em projetos relacionados a IA generativa, que tem recebido prioridade cada vez maior na empresa.
A equipe por trás do carruagem da Apple também conta com vários centenas de engenheiros de hardware e designers de veículos. É provável que eles possam se candidatar a vagas em outras equipes da Apple. Haverá demissões, mas não está evidente quantas.
Procurada, a Apple, que tem sede em Cupertino, na Califórnia, não se manifestou.
A decisão foi um consolação para os investidores, que fizeram as ações da Apple subirem nesta terça-feira (27) posteriormente uma queda no dia anterior. As ações tiveram uma subida de murado de 1% posteriormente a Bloomberg publicar a notícia.
Elon Musk, CEO da Tesla, também comemorou a decisão. Ele escreveu no X uma publicação usando um emoji de saudação e um de cigarro.
A decisão de fechar o projeto é um golpe para a empresa, encerrando um esforço multibilionário chamado Project Titan que teria posto a Apple em um setor completamente novo.
A gigante da tecnologia começou a trabalhar em um carruagem por volta de 2014, mirando em um veículo elétrico totalmente autônomo com um interno de limusine e navegação por voz.
Mas o projeto enfrentou dificuldades desde o início, com a Apple alterando a liderança e a estratégia da equipe várias vezes. Lynch e Williams assumiram o comando do empreendimento há alguns anos —posteriormente a saída de Doug Field, agora um executivo da Ford.
A Apple também estava enfrentando um mercado em desaceleração para veículos elétricos. O incremento das vendas perdeu força nos últimos meses com os altos preços e a falta de infraestrutura de carregamento desencorajarem compradores comuns de transmigrar para veículos totalmente elétricos.
A General Motors e a Ford decidiram produzir mais veículos híbridos posteriormente enfrentarem uma demanda fraca por veículos elétricos e gargalos na fabricação. Montadoras de todo o setor estão reduzindo preços, metas de produção e previsões de lucro de carros elétricos a bateria.
Mesmo a Tesla, pioneira da revolução dos veículos elétricos nos EUA, alertou que sua taxa de expansão será “notavelmente menor” neste ano. O incremento das vendas de veículos elétricos desacelerará para 11% levante ano, posteriormente uma taxa de incremento estimada de 47% em 2023, de convenção com uma previsão da UBS AG.
Os executivos de cima escalão da Apple tomaram a decisão nas últimas semanas, segundo as pessoas familiarizadas com o matéria. Isso ocorre exclusivamente um mês depois que a Bloomberg noticiou que o projeto havia chegado a um ponto crucial.
A teoria mais recente discutida internamente era pospor o lançamento de um carruagem até 2028 e reduzir as especificações de direção autônoma de tecnologia de Nível 4 para Nível 2+.
No novo maquinação, Lynch se reportará a Giannandrea. Anteriormente, ele se reportava a Williams, que também supervisiona a engenharia de software do Apple Watch.
A Apple já havia imaginado gerar um carruagem sem volante e pedais, mas abandonou a teoria. A empresa também passou um tempo trabalhando em um meio de comando remoto que poderia assumir o controle para o motorista.
Mais recentemente, a Apple estimou que o carruagem teria um preço de murado de US$ 100 milénio. Mas os executivos estavam preocupados com a capacidade do veículo de fornecer as margens de lucro que a Apple normalmente obtém em seus produtos.
O recomendação da empresa também estava preocupado em continuar gastando centenas de milhões de dólares por ano em um projeto que talvez nunca veria a luz do dia.
A Apple continua investindo pesadamente em outras áreas. A empresa gastou US$ 113 bilhões em pesquisa e desenvolvimento nos últimos cinco anos, com uma taxa média de incremento anual de murado de 16%.
A empresa também lançou recentemente o headset Vision Pro —seu primeiro resultado em uma novidade categoria em quase uma dezena— e estabeleceu esse novo braço.
A empresa já abandonou projetos antes, incluindo um projecto para fazer uma TV que foi descartado por volta de 2015. Mas poucos empreendimentos duraram tanto tempo, envolveram tantos funcionários ou acumularam bilhões de dólares em despesas.
Até agora, a maior investida da Apple na indústria automobilística foi seu software CarPlay, que permite aos motoristas acessar recursos do iPhone uma vez que mapas e Siri. Ele está sendo redesenhado para se integrar mais profundamente com os controles do veículo e sistemas de entretenimento.
Ao não competir com os fabricantes de automóveis, a Apple poderia impulsionar esse software, ajudando a difundi-lo para mais modelos.
Focar em IA pode ser uma aposta melhor para a empresa, disseram os analistas da Bloomberg Intelligence Anurag Rana e Andrew Girard em nota.
“A decisão da Apple de largar carros elétricos e direcionar recursos para a IA generativa é um bom movimento estratégico, acreditamos, oferecido o potencial de lucratividade a longo prazo das receitas de IA em verificação com carros.”