Apple, Meta E Alphabet São Alvo De Investigação Na Europa

Apple, Meta e Alphabet são alvo de investigação na Europa – 25/03/2024 – Tec

Tecnologia

A União Europeia iniciou investigações sobre a Apple, Alphabet e Meta na primeira emprego de uma novidade lei do conjunto projetada para sofrear o poder de mercado das “big techs”.

A Percentagem Europeia, o braço executivo do conjunto, anunciou investigações oficiais nesta segunda-feira (25) para verificar se a Apple e a proprietária do Google, Alphabet, estavam favorecendo indevidamente suas próprias lojas de aplicativos, muito uma vez que o uso de dados pessoais para publicidade pela Meta, proprietária do Facebook.

As investigações se enquadram na Lei de Mercados Digitais, que visa combater a dominação dos chamados “guardiões digitais” — as maiores plataformas online — e entrou em vigor no início deste mês.

Se consideradas culpadas, as empresas enfrentam multas pesadas que podem chegar a até 10% de seu faturamento global.

“Estes são casos sérios”, disse Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da UE responsável pela política do dedo. “E [eles são] emblemáticos do que se espera que a lei entregue quando se trata de escolha para os consumidores.”

“Se tivéssemos conseguido resolver isso com uma mera discussão, eles já teriam sido resolvidos agora”, acrescentou.

A legislação exige que as empresas permitam que os desenvolvedores de aplicativos levem os usuários para produtos além de suas próprias plataformas sem cobrá-los por isso.

Também estabelece que as plataformas que oferecem resultados de pesquisa classificados em suas lojas de aplicativo devem tratar a listagem de serviços de terceiros de maneira “justa e não discriminatória”.

A Percentagem disse estar preocupada de que a Apple e a Alphabet tenham imposto “restrições e limitações” que restringiram a capacidade dos desenvolvedores de promover outros serviços.

Ela acrescentou que estava analisando serviços uma vez que Google Shopping e Google Flights para verificar se a empresa estava dando preferência a eles em seus resultados de pesquisa.

A Percentagem disse estar verificando se a Apple estava cumprindo suas obrigações de permitir que os usuários “desinstalem facilmente quaisquer aplicativos de software” em seus sistemas operacionais iOS e alterem as configurações padrão, navegadores e mecanismos de pesquisa.

Também abriu procedimentos contra a Meta para verificar se o novo padrão de assinatura “remunerar ou consentir” do grupo estava em conformidade com o requisito da lei para que as “big techs” obtenham o consentimento do usuário para “combinar ou cruzar o uso de seus dados pessoais” – uma vez que para fins de publicidade.

Thierry Breton, comissário da UE para o mercado interno, disse que, apesar das medidas tomadas pelas empresas de tecnologia para se harmonizar à lei, “não estamos convencidos de que as soluções de Alphabet, Apple e Meta respeitem suas obrigações por um espaço do dedo mais justo e descerrado para cidadãos e empresas europeias”.

A lei criou um conjunto de regras destinadas a forçar as empresas a fazer mudanças em suas operações de maneiras que permitam uma maior concorrência nos mercados digitais.

As ações vêm um mês depois que a UE anunciou uma multa de 1,8 bilhão de euros por impedir aplicativos de streaming de música, uma vez que o Spotify, de informar os usuários sobre ofertas mais baratas.

O Departamento de Justiça dos EUA anunciou na semana passada que também estava processando a Apple por supostamente usar seu poder no setor de smartphones para sufocar a concorrência.

Alphabet e Meta também têm sido frequentemente branco de reguladores na UE e além nos últimos anos.

Bruxelas espera finalizar suas investigações em um ano. O prazo é mais rápido do que os muitos anos que historicamente levou para mourejar com investigações antitruste.

As empresas de tecnologia reagiram na segunda-feira contra sugestões de irregularidades. A Apple disse estar “esperançado” de que está cumprindo a DMA, acrescentando: “Continuaremos a nos envolver construtivamente com a Percentagem Europeia enquanto conduzem suas investigações.”

A Amazon disse estar “em conformidade” com as regras e que havia “se envolvido de forma construtiva com a Percentagem Europeia em nossos planos desde a designação de dois de nossos serviços”.

A Meta disse: “As assinaturas uma vez que escolha à publicidade são um padrão de negócios muito estabelecido em muitas indústrias. Continuaremos a nos envolver de forma construtiva com a Percentagem.”Oliver Bethell, diretor de concorrência do Google, disse: “Para executar com o Do dedo Markets Act, fizemos mudanças significativas na forma uma vez que nossos serviços operam na Europa… Continuaremos a tutorar nossa abordagem nos próximos meses.”

Daniel Friedlaender, vice-presidente sênior e dirigente da CCIA Europe, um grupo de lobby da indústria de tecnologia, disse: “O momento desses anúncios, enquanto os workshops de conformidade com o DMA ainda estão em curso, faz parecer que a Percentagem pode estar agindo precipitadamente. Além dos possíveis resultados, essa ação corre o risco de confirmar os temores da indústria de que o processo de conformidade com o DMA possa ultimar sendo politizado.”

Folha

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