Apple vende menos na china e alerta para tarifas de

Apple vende menos na China e alerta para tarifas de Trump – 01/05/2025 – Tec

Tecnologia

A Apple reportou vendas piores do que o esperado na China e alertou que as tarifas aumentarão os custos neste trimestre, um sinal de que as tensões geopolíticas estão tendo um impacto crescente na empresa mais valiosa do mundo.

A Apple espera um aumento de custos de US$ 900 milhões devido às tarifas no período atual, informou a empresa durante uma teleconferência para discutir os resultados trimestrais. A receita aumentará em uma porcentagem de plebeu a médio dígito único no trimestre, acrescentou a Apple. Analistas estimaram 5% em média.

As vendas da China, enquanto isso, caíram 2,3% para US$ 16 bilhões no segundo trimestre fiscal, encerrado em 29 de março. Analistas haviam previsto US$ 16,83 bilhões.

Essa queda é um sinal preocupante para o que já foi um mercado em propagação. A Apple perdeu espaço para marcas locais de telefones, uma vez que Huawei, Xiaomi e Oppo, e o governo chinês proibiu tecnologia estrangeira em alguns locais de trabalho. A produção centrada na China também torna a Apple principalmente vulnerável às tarifas anunciadas pela gestão Trump.

A Apple também está enfrentando dificuldades com lucidez sintético, principalmente na China, onde sua plataforma de IA ainda não está disponível. E a empresa é cada vez mais vista uma vez que ultrapassada pelos consumidores chineses, onde concorrentes lançaram dispositivos dobráveis e outros novos designs.

As ações da Apple caíram mais de 3% nas negociações em seguida o fechamento do mercado, em seguida a divulgação dos resultados. Elas já haviam tombado 15% nascente ano até o fechamento desta quinta-feira (1º).

Porquê secção do relatório trimestral, a empresa anunciou planos para aumentar seu programa de recompra de ações em US$ 100 bilhões e erguer o dividendo trimestral em 4%, para US$ 0,26 por ação.

As vendas gerais cresceram 5%, atingindo US$ 95,4 bilhões, supra da estimativa média de 94,6 bilhões. A Apple havia projetado um propagação percentual de plebeu a médio dígito único. Os lucros foram de US$ 1,65 por ação no segundo trimestre, em confrontação com uma estimativa média de US$ 1,62.

A Apple vendeu US$ 46,8 bilhões em iPhones no período, superando as estimativas de US$ 45,9 bilhões. Ainda assim, isso representa um aumento de menos de 2% em relação aos US$ 46 bilhões do mesmo trimestre do ano anterior e se compara com US$ 51,3 bilhões no mesmo período de dois anos detrás.

Os últimos iPhones top de traço não são marcadamente diferentes dos modelos anteriores e oferecem basicamente os mesmos recursos de IA que o iPhone 15 Pro de 2023. Isso deu aos consumidores menos motivos para fazer upgrade.

A empresa lançou o iPhone 16e durante o trimestre, substituindo seu padrão SE de ingresso de US$ 429. O preço de US$ 599 dólares desse telefone é mais tá que as ofertas dos concorrentes —um tanto que pode ter desencorajado alguns compradores. Ainda nascente ano, a empresa está planejando atualizações mais significativas para o iPhone, incluindo um design mais fino.

A empresa tem enfrentado uma série de desafios —além das tarifas iminentes. A Apple está correndo para inferir seus concorrentes em lucidez sintético, o que a forçou a reorganizar sua gestão nas últimas semanas. Também está sob crescente pressão regulatória na UE e em seu país de origem. Na quarta (30), um juiz federalista exigiu que a empresa abrisse sua App Store para opções de pagamento de terceiros e parasse de cobrar comissões sobre compras externas.

Os Serviços, que incluem a App Store e o Apple TV+, cresceram 12%, atingindo US$ 26,7 bilhões no último trimestre —em traço com as estimativas. No entanto, esse negócio está ameaçado em algumas áreas. A decisão desta semana sobre a App Store deve prejudicar a receita da plataforma. E o governo dos EUA está tentando finalizar com o lucrativo entendimento de procura da Apple com o Google.

A empresa não forneceu orientações sobre o propagação horizonte de serviços devido à incerteza. O CEO Tim Cook, falando na teleconferência, também disse que não havia zero a anunciar sobre aumentos de preços.

A subdivisão Mac, que lançou novos modelos de MacBook Air e Mac Studio durante o trimestre, gerou US$ 7,95 bilhões em receita. Isso superou as estimativas de quase 7,8 bilhões.

O iPad respondeu por vendas de US$ 6,4 bilhões, superando as projeções de muro de US$ 6,1 bilhões. Em março, a empresa lançou um iPad de ingresso atualizado, muito uma vez que modelos de iPad Air com processadores M3 mais rápidos. Ela planeja introduzir um novo iPad Pro com chip M5 já no final deste ano, segundo informou a Bloomberg News.

A categoria de Wearables, Morada e Acessórios da empresa, que tem enfrentado dificuldades nos últimos trimestres, gerou US$ 7,52 bilhões em vendas. Isso ficou inferior da estimativa média de US$ 8,05 bilhões.

As tarifas continuam sendo uma das maiores incógnitas. Embora a Apple provavelmente evite a tarifa de 145% sobre produtos chineses originalmente proposta pela gestão, novas tarifas sobre eletrônicos ainda estão por vir. A turbulência ameaço desestabilizar a cárcere de suprimentos da empresa e potencialmente forçá-la a aumentar os preços. A Apple já está buscando fabricar mais iPhones destinados aos EUA na Índia em vez da China.

Destacando essa preocupação, a Apple citou “disputas comerciais e outras disputas internacionais” na lista de riscos e incertezas em seu relatório trimestral.

Mas a empresa sediada em Cupertino, Califórnia, obteve um impulso das ameaças tarifárias no trimestre atual: clientes lotaram as lojas de varejo da Apple para comprar novos iPhones e outros produtos por pânico de que aumentos de preços estivessem a caminho.

Folha

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