Ações e práticas que aproximam as escolas das comunidades foram tema da terceira e última reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Instrução, formado pelos representantes dos países do G20. A reunião ocorreu nesta terça-feira (29), em Fortaleza.
De conformidade com o assessor peculiar para assuntos internacionais do Ministério da Instrução (MEC), Francisco Souza, que coordenou a reunião, a intenção foi abordar temas que de indumento se aproximassem da veras das escolas nos diferentes países.
“Eu acho que o que faltava do grupo era conseguir se destinar a temas mais do soalho da escola, que foi justamente o que a gente tentou fazer nessa presidência brasileira e, particularmente, nesse tema do engajamento escola-comunidade”, disse à prensa.
Durante a reunião foram apresentadas iniciativas dos países para que pudessem inspirar boas práticas.
Nesta quarta-feira (30), quando haverá a reunião dos ministros da Instrução dos países do G20, professores e estudantes irão apresentar pessoalmente projetos e ações que funcionaram.
Um deles é Thando Ntintili, estudante da Toli Senior Secondary School, localizada em uma vila rústico na África do Sul. Ele fez secção de um projeto inovador de engajamento comunitário que ajudou a melhorar a qualidade da chuva de um rio sítio, que estava contaminada por uso humano e bicho. A construção de um filtro de chuva restaurou a pundonor da comunidade e permitiu que murado de 500 pessoas tivessem entrada a chuva potável. A escola foi reconhecida uma vez que campeã vernáculo por essa iniciativa.
“Engajamento escola-comunidade é um concepção, um nome difícil que a gente usa para se referir a uma coisa muito simples, ao indumento de que a escola não é um equipamento público solitário do bairro em que ela está. Logo, a escola não termina no muro. E que, para a relação professor-aluno, para o estágio, é muito generalidade que os próprios professores pensem no uso do espaço que está lá fora, no envolvente. Isso está, inclusive, na nossa base generalidade curricular também, na prestígio do estágio dialogar com o contexto específico. E existe um interesse dos jovens, das crianças, em ter um estágio conectado com transformações”, ressaltou o assessor do MEC Francisco Souza.
Crise de aprendizagem
A reunião teve a participação do Fundo das Nações Unidas para a Puerícia (Unicef).
“O mundo está enfrentando uma crise de aprendizagem. Sete a cada dez crianças em todo o mundo com idade de 10 anos não consegue ler uma frase básica. Sete de dez! O que significa que a comunidade mundial está falhando com as nossas crianças. Nós precisamos de ações urgentes”, defendeu em entrevista à prensa a diretora Global de Instrução e Desenvolvimento de Adolescentes do Unicef, Pia Rabello Britto.
Ela destacou que as evidências mostram a prestígio da proximidade da escola com a comunidade.
“Quando existe um envolvente próximo mais seguro onde a menino vive, a verosimilhança de ela aprender é maior, mormente as meninas. Quando estão num envolvente mais seguro, elas têm menos verosimilhança de despovoar a escola, o que, aliás, é um grande problema no mundo: 270 milhões de crianças abandonam a escola. Não podemos nos dar ao luxo de perder mais crianças”.
Britto enfatizou a prestígio do ponto ser discutido no contexto do G20. “Para mudar os resultados da instrução, um dos principais fatores determinantes é o compromisso político”, disse e acrescentou: “Uma plataforma uma vez que o G20 é uma plataforma muito importante porque reúne os países mais poderosos do mundo, mais a União Europeia e a União Africana, que jogam luz no que é preciso seguir. Portanto, o G20 tem um papel muito importante na sensibilização para a questão, construindo o compromisso político em alguns dos países mais poderosos do mundo para poder fazer seguir a agenda para a aprendizagem e para as crianças”.
Iniciativa brasileira
De conformidade com a secretaria de Instrução Básica do Ministério da Instrução, Katia Schweickardt, o Brasil possui iniciativas que incentivam a proximidade das escolas e das comunidades.
Ela ressalta que existem “muitas evidências de que processos de aprendizagem significativos acontecem quando a comunidade e as famílias interagem com a escola”, afirma. Por isso, segundo ela, a própria pasta tem se voltado a promover essas práticas.
“Em agosto pretérito, nós lançamos o programa Escola e Comunidade, o Proec, que visa promover a integração mais efetiva e premeditado da comunidade no processo educativo, ressignificando o papel da escola perante a comunidade”.
O Proec vai beneficiar mais de 22 milénio escolas com plebeu nível socioeconômico e subida complicação de gestão e serão investidos mais de R$ 60 milhões ainda neste ano de 2024. A secretária explicou que cada escola teve que edificar um projeto com, ao menos, três ações, desenvolvidas com a participação de estudantes, profissionais de instrução e suas famílias.
Próximos passos
Posteriormente a reunião do GT de Instrução, será realizada, nesta quarta-feira (30), a reunião dos ministros de Instrução dos países do G20. As discussões resultarão em um texto que será anexado à enunciação de líderes, documento final do G20, a ser definido na Cúpula de Líderes, nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.
O Grupo dos Vinte (G20) é o principal fórum de cooperação econômica internacional. É formado por Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, República da Coreia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unificado e Estados Unidos, além da União Europeia.
Os membros do G20 representam murado de 85% do Resultado Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos por um país) global, mais de 75% do negócio global e murado de dois terços da população mundial.
*A repórter viajou a invitação do Ministério da Instrução (MEC).