Game de mundo cândido da Ubisoft traz novamente o mundo dos assassinos da conhecida série de jogos aos videogames da novidade geração e computadores em 20 de março. Buscando levar o jogador a reviver períodos marcantes da história humana usando uma vez que premissa o indumentária de que o DNA carrega memórias de um tanto que ancestrais viveram, a famosa franquia “Assassin’s creed” levou jogadores para quase todos os cantos.
A série de jogos foi ao Egito Velho, à Grécia Antiga e à Idade Média, à Revolução Francesa e à Industrial, à independência dos Estados Unidos e à Itália do Renascimento. Tudo por meio de uma tecnologia que, no universo do jogo, recria essas memórias dos ascendentes virtualmente.
E, evidente, deu a oportunidade de matar muitos inimigos e desvendar muitos outros ao longo desses 18 anos desde a estreia do primeiro game lá no PlayStation 3 e no Xbox 360.
Faltava ao jogador entrar no mundo do Japão Feudal, uma solicitação dos fãs há anos e que combina perfeitamente com a franquia. Além de ter cultura e história riquíssimas, o período histórico tem a possibilidade de unir combates de samurais com a exploração furtiva de ninjas em um jogo só.
“Assassin’s creed shadows” recria esse Japão do Século XVI em um game com um mundo cândido para ser completamente explorado e respeitado por sua venustidade e riqueza cultural. O game é lançado para computadores, PlayStation 5 e Xbox Series X e S em 20 de março.
O g1 teve entrada a uma versão prévia do título que, embora o jogo ainda esteja incompleto, foi provável testar os novos recursos e o mundo da quadra, repleto de detalhes, com paisagens de tirar o fôlego, missões que envolvem combates empolgantes e, também, e muitos mistérios.
Assista ao trailer de ‘Assassin’s creed shadows’
Dois personagens, mundo ávido
A trama de “Assassin’s creed shadows” une dois personagens com histórias e motivações distintas que passam a lutar por um objetivo generalidade. O Japão está dividido na quadra com muitas batalhas entre as regiões do país, disputadas por poderosos. Neste mundo, ambos heróis buscam justiça e vingança.
Yasuke, um guerreiro preto lendário das histórias japonesas, tem uma vez que foco o uso de sua força para os combates. Naoe tem habilidades que lembram mais os diversos assassinos dos títulos da franquia: é uma combatente hábil, escaladora e pode andejar sem ser vista.
Embora os dois tenham um estilo de jogo bastante similar para executar seus objetivos, que envolvem entrar em locais sem ser vistos e combaterem inimigos, há diferenças notáveis entre eles. Enquanto Yasuke é mais focado em combates e é extremamente possante, podendo utilizar armas maiores, Naoe é mais hábil e veloz, o que faz com que ela escale e se esconda dos adversários mais rapidamente quando for necessário.
Yasuke em seu cavalo em cena de ‘Assassin’s creed shadows’
Divulgação/Ubisoft
A teoria do game é que o jogador seja livre para escolher o momento perceptível para usar os heróis e atender sua urgência na missão. Nos testes que o g1 participou, foi mais eficiente usar Yasuke para combater um grande grupo de adversários em um sítio cândido e utilizar Naoe para entrar em uma cidadela ou fortaleza sem ser vista pelos guardas – e, nas “sombras”, ela pode expulsar cada um deles.
A liberdade permite usar cada um dos personagens em qualquer situação se assim o jogador desejar. Yasuke pode chegar quebrando os portões com sua força e dar cabo de diversos inimigos ao mesmo tempo. A ação, obviamente, não é zero discreta e atrai mais guardas para o sítio. Assim uma vez que Naoe, ele também pode escalar muros e telhados para evitar ser visto, mas realiza essas ações com menor velocidade e, dependendo do momento, pode ser visto facilmente.
Naoe ataca sorrateiramente em cena de ‘Assassin’s creed shadows’
Divulgação/Ubisoft
Quem quiser uma investida mais discreta neste exemplo pode usar Noue, que usa as sombras e suas habilidades mais acrobáticas para realizar esta mesma invasão de forma furtiva. Ao conseguir chegar a um ponto cumeeira, ela pode marcar os inimigos que estão em seu caminho e, sorrateiramente, expulsar cada um deles.
É provável saltar e eliminá-los rapidamente com a “hidden blade”, a arma clássica da franquia que os assassinos usam em todos os games. A vegetação subida e a negrume são aliados para expulsar os adversários no solo sem que eles a vejam.
Diferentemente de Yasuke, a ninja (ou shinobi, no original) possui um gancho com cabo que permite escalar locais mais altos do que o seu colega. Assim, ela tem uma vantagem tática em infiltrações que exigem maior discrição, pode ver o território que precisa ser acessado e dá ao jogador a possibilidade de planejar melhor o que fazer em seguida.
Quando precisa entrar em combate, ela possui habilidades de combate que também podem dar conta dos adversários. Pelo menos no teste, embora consiga dar cabo do duelo, foi mais difícil enfrentar inimigos de nível mais cumeeira com ela do que com Yasuke.
A dupla possui árvores de habilidades distintas para evoluir o que podem fazer ao longo do jogo. No teste, foi apresentada uma árvore já montada mas com pontos extras para repartir e testar diversas maneiras de evolução dos heróis para o modo uma vez que se quer jogar o game.
Com Yasuke, foi mais eficiente evoluir sua capacidade de usar armas maiores e mais pesadas que, embora sejam mais lentas para golpear, causam muito mais dano nos inimigos ao serem atingidos.
Há golpes especiais, também: um deles faz com que ele dê um chuto que manda os adversários para muito longe, o que ajuda em momentos em que ele está encurralado, e outro em que ele parece carregar sua força para estrebuchar com sua arma com mais força, eliminando quase que imediatamente quem estiver pela frente.
Naoe tem uma habilidade que ataca rapidamente um rival com muitos golpes, tirando boa segmento de sua vida e pode atirar pequenas lâminas, eliminando inimigos à intervalo, o que é supimpa para o seu estilo de jogo.
Embora os personagens fiquem mais fortes ao longo da proeza, ainda dependem da habilidade do jogador para ter sucesso nos combates. Além de estrebuchar com golpes fracos e fortes, o jogador pode realizar contra-ataques eficientes com uma esquiva no momento perceptível ou desviar golpes ao pressionar o botão de resguardo no momento perceptível, repelindo a investida adversária.
Naoe andando furtivamente em cena de ‘Assassin’s creed shadows’
Divulgação/Ubisoft
Exploração detalhada
Na franquia “Assassin’s creed”, a Ubisoft sempre realizou um trabalho impecável de mostrar o mundo da quadra em que o jogo em questão era retratado.
A Londres de “Assassin’s creed syndicate” tinha a melancolia, a fumaça e a sujeira da cidade do primícias da Era Industrial. A trilogia de Ezio mostrou uma Itália enxurrada de viveza e cor no Renascentismo e “AC Valhalla” apresentou detalhes da cultura viking.
Em “Shadows”, usando o poder dos computadores mais poderosos e dos videogames da atual geração (o game é o primeiro que não será lançado para PS4 e Xbox One), o estúdio tentou ir além para mostrar um mundo vivo, vasto e com muitos detalhes.
Ao subir em locais para penetrar novas partes do planta (similar às torres de “Assassin’s creed” anteriores”, é provável ver o cenário em grandes distâncias sem perder o detalhamento. Há castelos, cidadelas, florestas, campos abertos, rios e o mar. As cidades são cheias de personagens realizando suas atividades e muitos vão dar informações úteis para Naoe e Yasuke progredir em seus objetivos.
Esta é uma novidade em “Assassin’s creed shadows”: muitas vezes, o jogo não vai pegar você na mão e mostrar no planta onde está o próximo objetivo. Será necessário obter pistas ao conversar com moradores daquele sítio ou com pessoas que fazem segmento da missão para saber para onde ir ou onde encontrar o seu níveo.
Muitos segredos estão espalhados pelo planta e quanto mais o jogador explorar, mais informações úteis vai desvendar.
Yasuke caminha em belo cenário de ‘Assassin’s creed shadows’
Divulgação/Ubisoft
O teste mostrou que “Assassin’s creed shadow” é bastante promissor em trazer uma proeza com muito teor e com bastante duração. O visual do game traz belos detalhes que estimulam a exploração do mundo.
Os combates seguem gratificantes e desafiadores, com inimigos que dão trabalho e com habilidades que certamente atendem todo o tipo de jogador. Vai ser interessante ver uma vez que Yasuke e Naoe serão usados em diversas oportunidades de maneiras diferentes por todo o tipo de gente. Resta saber se tudo isso será suficiente para prender a atenção do jogador a partir de 20 de março.
Naoe e o vasto mundo de ‘Assassin’s creed shadows’
Divulgação/Ubisoft
Fonte G1
