'assassin's Creed Shadows' Tenta Salvar Futuro Da Ubisoft 29/01/2025

‘Assassin’s Creed Shadows’ tenta salvar futuro da Ubisoft – 29/01/2025 – Ilustrada

Celebridades Cultura

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“Assassin’s Creed Shadows” quer ser a experiência definitiva de “Assassin’s Creed”. Se apoiando nas fórmulas de sucesso do pretérito, a Ubisoft procura aprazer todos os tipos de fãs de uma das mais muito sucedidas séries de games da história. Um passo conservador, condizente com o momento conturbado que a empresa atravessa.

Posteriormente uma série de tropeços em 2024, a desenvolvedora francesa encontra-se em situação delicada. No início do ano, foram anunciadas diversas medidas de contenção de gastos, incluindo a possibilidade de uma futura venda de secção de seus negócios. É nesse contexto, e cingido de muita expectativa, que o lançamento de “Assassin’s Creed Shadows” se aproxima.

A série, conhecida por recriar com fidelidade locais e momentos históricos, finalmente leva os fãs ao Japão feudal, um dos cenários mais requisitados ao longo dos 18 anos da franquia. A invitação da Ubisoft, joguei o game por muro de três horas e meia em um evento virtual para a prensa e experimentei o que os jogadores sentirão quando entrarem na pele de Naoe e Yasuke, a dupla de protagonistas.

Representando dois arquétipos tradicionais da cultura japonesa –o ninja (Naoe) e o samurai (Yasuke)–, os protagonistas recriam dois estilos diferentes de controlar os heróis da série “Assassin’s Creed”.

Naoe aproxima o jogador do gameplay tradicional da série, presente nos títulos até “Assassin’s Creed Syndicate” (2015). Com menos pontos de saúde e ataques mais fracos, o jogador precisará apostar principalmente na furtividade e na estratégia para superar seus inimigos.

Quando o combate corpo a corpo for inevitável, é importante agir com paciência e perceptibilidade. Vale exorbitar dos movimentos de esquiva e dos ataques de longa intervalo com shurikens –as famosas estrelas ninjas.

Além de ser uma exímia escaladora, Naoe pode usar um gancho para conseguir o teto das pagodas japonesas, instrumento necessário para infiltrações silenciosas.

Por outro lado, jogar com Yasuke é uma experiência semelhante à dos últimos games da série, em privativo aqueles lançados em seguida “Assassin’s Creed Origins” (2017). Nessa segunda período da franquia, os títulos ganharam elementos de RPG e deixaram a furtividade em segundo projecto.

Mais resistente e possante que Naoe, Yasuke leva vantagem nos confrontos diretos. Suas armas são capazes de destruir armaduras com facilidade e, com saúde extra, são necessários diversos inimigos para derrubar o samurai –é quase um “hack-and-slash”.

Se movimentar pelo planta também é bastante dissemelhante dependendo do personagem escolhido.

Enquanto Naoe é capaz de trinchar cidades rapidamente pelos telhados, Yasuke mal consegue escalar uma parede –tentar fazer um tradicional Salto de Fé (“Leap of Faith”) com ele, logo, resulta em situações cômicas. Por outro lado, o samurai se dá melhor quebrando portas de madeira que tentam bloquear o seu caminho.

Com qualidades distintas, cada protagonista acaba sendo mais indicado para um tipo de missão. O jogador fica livre para escolher qual deles irá escolher –exceto em alguns poucos momentos em que a história do jogo determina.

Nas missões principais, o jogador é convidado a selecionar qual dos heróis irá utilizar em vários momentos, o que permite mudar o tipo de abordagem. Nesses casos, cada personagem segue por um caminho e eventualmente se reencontram em pontos chaves.

No mundo lhano, “Shadows” mantém o looping de jogabilidade de seus antecessores. O jogador recebe uma tarefa, se desloca até um lugar de interesse, enfrenta inimigos e recebe itens e melhorias porquê recompensa.

Dessa vez, porém, os desenvolvedores tentaram evitar que o jogo se tornasse uma caça a pontos brilhantes no planta, porquê acontecia frequentemente em “Valhalla” (2020).

Ao invés de indicar exatamente para onde ir, o jogo dá dicas sobre a região em que seu objetivo está. Cabe ao jogador ir até lá e explorar ou mandar um “precursor”. Nesse caso, os pontos de interesse da extensão para onde o jogador enviou seu coligado são revelados, incluindo seu objetivo, se ele estiver lá.

Na hora de se movimentar até o objetivo, o jogador pode escolher se prefere seguir seu próprio tino de direção ou se prefere viajar de uma forma mais guiada, em que um caminho sugerido aparece no pavimento.

Outra vez a Ubisoft tenta satisfazer a dois tipos diferentes de jogadores. Tanto aqueles que preferem explorar e controlar o ritmo de sua proeza, quanto aqueles que gostam mesmo de uma experiência mais “direto ao ponto”, com menos desvios ou enrolação.

Com isso, a multiplicidade de “Assassin’s Creed Shadows” vai além de seus dois protagonistas. É um jogo que pode ser estimado de diversas formas, a depender do sabor do freguês. Uma decisão compreensível por tratar-se de um resultado que pode definir o porvir da Ubisoft porquê um todo.

Se a estratégia de aprazer a gregos e troianos… Ou melhor, a templários e assassinos, será suficiente para o sucesso do game é um tanto que só saberemos em seguida seu lançamento, em 20 de março.


Play

dica de game, novo ou velho, para você testar

Dreamcore

(PC)

Imagine-se perdido num labirinto. Mas um formado por coisas que você conhece muito, porquê casinhas de um subúrbio ou piscinas. Explorando a estética dos espaços liminares (chamados de “backrooms” nas redes sociais), os desenvolvedores argentinos de “Dreamcore” criaram um jogo desconcertante, que é ao mesmo tempo tranquilo e aterrorizante. Por enquanto o jogo tem exclusivamente dois cenários (ou labirintos), mas que já são suficientes para horas de uma experiência surrealista que deixaria David Lynch com inveja.

O jornalista recebeu uma imitação do jogo com entrada antecipado para teste.


Update

novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa

  • O comentador da indústria de games Matthew Ball afirmou em sua estudo sobre o mercado em 2025 que há desenvolvedores torcendo para que “GTA 6” supere o patamar de preço de US$ 70 (muro de R$ 414,8), padrão atual da indústria, chegando a um tanto entre US$ 80 (aproximadamente R$ 474,1) e US$ 100 (R$ 592,6, na cotação atual). A medida ajudaria a justificar um aumento em volume do preço praticado pela indústria.

  • Posteriormente dias de discussões acaloradas nas redes sociais, Elon Musk admitiu, em mensagens privadas para um YouTuber, que pagou para outros jogadores melhorarem seus personagens de “Diablo 4” e “Path of Exile 2”. A prática, chamada de “account boosting”, é considerada uma trapaça e é proibida pelos termos de serviço de vários jogos.

  • Depois de ser atingido involuntariamente pelo pequeno expatriação do TikTok nos EUA, o estúdio Second Dinner, de “Marvel Snap”, afirmou que procura uma novidade publicadora para fugir de novos bloqueios. Atualmente o jogo é publicado pela chinesa Nuverse, subsidiária da ByteDance, dona da rede social chinesa.

  • Murado de 10% dos trabalhadores da indústria de videogames foi afetada pela vaga de demissões que atingiu o setor em 2024, segundo pesquisa anual realizada pela GDC sobre a situação do segmento. A edição deste ano da pesquisa entrevistou mais de 3.000 desenvolvedores em todo o mundo.

  • A Extremely OK Games, desenvolvedora de “Sideral”, cancelou o desenvolvimento de “Earthblade”. A decisão foi tomada em seguida a saída do artista brasílico Pedro Medeiros da empresa, devido a discordâncias sobre direitos autorais da arte de “Sideral”.

  • Ted Price, fundador e CEO da Insomniac Games (das séries “Ratchet & Clank” e “Marvel’s Spider-Man”), anunciou sua aposentadoria em seguida 30 anos primeiro da empresa. A partir do término de março, a liderança do estúdio será dividida entre Chad Dezern, Ryan Schneider e Jen Huang, que já eram funcionários da Insomniac.

  • O presidente da Warner Bros. Games, David Haddad, deixará a empresa em abril em seguida 12 anos no comando da separação de jogos. Segundo a Variety, em mensagem para os funcionários, JB Perrette, CEO de streaming e jogos da Warner, afirmou que a mudança trará para a empresa a chance de se furar a “novas perspectivas”.

  • No evento virtual Developer_Direct, da Xbox, a Koei Tecmo anunciou que “Ninja Gaiden 4” está em desenvolvimento em parceria da Team Ninja com a Platinum Games. Durante o evento, a empresa japonesa ainda lançou de surpresa o remake “Ninja Gaiden 2 Black”, já disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S (incluso no Game Pass).

  • A Origin, velho hub de jogos da Eletronic Arts, deixará de funcionar em 17 de abril. Usuários que quiserem acessar os games comprados pela plataforma precisam minguar o EA App e fazer login no novo programa.

Download

games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena

30.jan

“Hello Kitty Island Adventure” (PC, Switch)

“Marvel’s Spider-Man 2” (PC)

“Phantom Brave: The Lost Hero” (PS 4/5, Switch)

“Sniper Escol: Resistance” (PC, PS 4/5, Xbox One/X/S)

31.jan

“Citizen Sleeper 2: Starward Vector” (PC, PS 5, Xbox X/S, Switch)

4.fev

“Kingdom Come: Deliverance II” (PC, PS 5, Xbox X/S)

Folha

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