Esta é a edição da Combo, a newsletter de games da Folha. Quer recebê-la todas as terças no seu email? Inscreva-se aquém.
Diante da sarau feita pela Nintendo para o lançamento do Switch 2 na última quarta-feira (2), um pormenor deixou os jogadores preocupados e irritados: a gigante japonesa cobrará mais pelos seus games.
Um dos títulos lançados junto ao novo console foi “Mario Kart World”, que tentará oxigenar a franquia com mais jogadores no mesmo giro e novas formas de velejar nas pistas. O game custará US$ 80 (tapume de R$ 475) em sua versão do dedo, 33% mais dispendioso que o preço padrão de US$ 60 (quase R$ 355), o que assustou os que acompanhavam o pregão.
O problema é que furar o padrão pode terminar virando tendência entre os jogos AAA (aqueles com maior investimento das desenvolvedoras), com sinalizações até mesmo para o “GTA VI”, um dos jogos mais aguardados desta geração de consoles, ser lançado a US$ 100 (tapume de R$ 590).
A dona do Mario, assim uma vez que outras companhias de jogos, já furou o padrão de valores com “The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom”, que chegou às prateleiras por US$ 70 (aproximadamente R$ 414).
Mesmo o preço do Switch 2 é mais sobranceiro, comparado ao seu predecessor: ele custará US$ 450 (tapume de R$ 2.660), diante de US$ 299 (quase R$ 1.770) da primeira versão do híbrido da Nintendo.
Em uma Treehouse, transmissão ao vivo da companhia para jogar novos lançamentos e mostrar novos detalhes, usuários encheram o chat do vídeo pedindo pela redução de preços do videogame e dos jogos, afirmando, inclusive, que “pessoas pobres não são qualificadas para comprar o Switch 2”.
É evidente que os custos de desenvolvimento estão maiores e a economia, mais incerta. De um lado, o ciclo de produção de um game aumentou, com a demanda por jogos mais bonitos e mais complexos, obrigando maiores investimentos e custos.
Alguns dos gastos já foram diminuídos —as mídias físicas estão sendo despriorizadas com consoles unicamente com opções digitais. Quando compradas, costumam servir unicamente para o download da versão virtual completa. Os jogos vêm sem encartes (papéis com manuais e extras do game) e conteúdos especiais, empobrecendo a experiência.
De outro lado, a incerteza global na economia diante das atitudes de Donald Trump na Presidência dos Estados Unidos tem tornado difícil a manutenção de preços mais baixos. O tarifaço proposto pelo americano aumenta os custos de exportações no mundo todo, o que vai inviabilizar a compra de novas unidades a limitado prazo, pelo menos.
O que traz risco aos jogadores é o impacto permanente que esse momento pode trazer ao mercado de jogos. Se lançamentos de maior investimento mantiverem os preços de US$ 80 ou mais, independentemente do cenário econômico, o primeiro resultado é a queda na acessibilidade dos títulos e, consequentemente, menos vendas.
Além do preço do aparelho e do título lançado, ainda é necessário remunerar pelas mensalidades dos serviços online e por eventuais expansões de memória, já que os jogos têm ocupado cada vez mais espaço interno.
Há algumas iniciativas para aumentar a acessibilidade de games dentro de algumas plataformas. A Microsoft, por exemplo, oferece bons jogos gratuitamente no Xbox Game Pass, assinatura que já reúne a jogatina online. No Switch 2 virá o Game Share, que permite o compartilhamento de games entre um grupo, mesmo que unicamente um deles possua a traslado.
Esse momento pode indicar uma porteira oportunidade para preços mais altos, e uma porteira fechando para os jogadores com menor poder aquisitivo, elitizando os jogos.
Play
dica de game, novo ou velho, para você testar
Super Mario Galaxy 2
(Wii)
Prestes a completar 15 anos de natalício, o jogo foi eleito pelo Metacritic o melhor da dez de 2010. A jogabilidade é extremamente fluída, e o encanador deve resgatar a princesa Peach das garras de Bowser, agora em uma façanha espacial. A história de Mario, sob novo contexto, consegue escravizar o jogador com simplicidade, façanha em tom ligeiro e visuais impressionantes, que justificam a saudação e o reconhecimento da sátira.
Update
novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa
- A Nintendo confirmou ao portal Polygon nesta segunda-feira (7) que o Switch 2 não terá um sistema nativo de troféus e conquistas, assim uma vez que seus consoles antecessores e na contramão de Sony e Microsoft, que investem no mecanismo em seus PlayStation e Xbox. O vice-presidente de produtos da japonesa, Bill Trinen, não disse o porquê da falta do recurso. Apesar disso, os games ainda poderão explorar alternativas próprias para engajar os jogadores, dentro dos títulos oferecidos.
- O Xbox Game Pass, lançado em 2017 pela Microsoft, gerou tapume de US$ 2 bilhões (tapume de R$ 11,8 bilhões) aos cofres da empresa por ano entre 2019 e 2021, afirmou o ex-diretor de resultado do Xbox Richie Choudhary em publicação no LinkedIn. Apesar do valor mencionado, Choudhary não deu detalhes sobre a lucratividade do serviço no período.
- A Sony avalia a possibilidade de transformar Planeta Bot, restrito de sucesso do PlayStation 5, em um filme, disse Asad Qizilbash, director da PlayStation Productions, à revista Variety. Segundo ele, o interesse teria surgido depois o retorno positivo dos jogadores ao título, que recebeu premiações e consolidou bom desempenho mercantil desde o lançamento, em setembro pretérito.
- A Ubisoft planeja um novo jogo tático de turnos na franquia “Tom Clancy’s: Rainbow Six”, afirma a Insider Gaming. Segundo o portal, a desenvolvedora trabalha no projeto e pode lançá-lo em dois anos para PC, PS5, Xbox Series S|X e Nintendo Switch 2. A teoria é ter visão aérea parecida com a de jogos uma vez que “XCOM” e “Gears Tactics”, mantendo elementos de jogo de “Rainbow Six Siege” e com maior desenvolvimento de narrativa, com a campanha durando entre 25 e 30 horas de jogatina.
- Em entrevista ao The Verge, Matt Bromberg, atual CEO da Unity, desenvolvedora de games e aplicativos, afirmou nunca ter autorizado em vidas virtuais ou no concepção de metaverso, chamando os investimentos atuais no setor de lixo. Para ele, os ambientes uma vez que os da Meta são parecidos com jogos construídos há 15 anos. A Unity chegou a investir no metaverso em 2023, quando comprou a Weta Do dedo a termo de gerar um mundo virtual próprio, mas o negócio não prosperou. Ao termo do mesmo ano, todas as atividades sobre o tema foram encerradas, com 250 pessoas demitidas.
Download
games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena
8.abr
- IXION (PC, PS5 e Xbox Series S|X)
- South of Midnight (PC, Xbox Series S|X)
9.abr
- Commandos: Origins (PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series S|X)
- Descenders Next (PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series S|X)
10.abr
- Crashlands 2 (Android, iOS e PC)
- Pockey Bravery (Nintendo Switch, PS4, PS5 e Xbox Series S|X)
- Monster Energy Supercross 25 (PC, PS5 e Xbox Series S|X)
- The Talos Principle: Reawakened (PC, PS5 e Xbox Series S|X)