Os gastos massivos das grandes empresas de tecnologia em IA (perceptibilidade sintético) devem continuar sem restrições em 2025, depois a Amazon superar seus concorrentes com um projecto de investir mais de US$ 100 bilhões (R$ 573,9 bi) em infraestrutura leste ano.
Os gastos das quatro principais empresas de tecnologia dos Estados Unidos já haviam aumentado 63% para níveis históricos no ano pretérito. Agora, os executivos prometem apressar investimentos em IA, desconsiderando preocupações sobre as vastas somas apostadas na tecnologia emergente.
Microsoft, Alphabet, Amazon e Meta relataram um gasto de capital combinado de US$ 246 bilhões (R$ 1,4 tri) em 2024, em verificação com US$ 151 bilhões (R$ 866,6 bi) em 2023. Eles preveem que os gastos podem ultrapassar US$ 320 bilhões (R$ 1,8 tri) leste ano, à medida que competem para edificar centros de dados e preenchê-los com clusters de chips especializados para permanecer na vanguarda da pesquisa de modelos de linguagem de grande graduação em IA.
A graduação de suas ambições de gastos —anunciada juntamente com seus resultados do quarto trimestre— surpreendeu o mercado e agravou a venda de ações causada pelo lançamento da IA inovadora e barata da startup chinesa DeepSeek no final de janeiro.
Tanto a Microsoft quanto a Alphabet, dona do Google, perderam US$ 200 bilhões (R$ 1,1 tri) de valor de mercado depois relatarem um propagação mais fraco do que o esperado em suas divisões de computação em nuvem, juntamente com aumentos expressivos de gastos. A queda de 8% do Google na quarta-feira (5) foi seu quinto pior dia de negociação na última dezena.
“O exaltação desordenado em todo o ‘Magnificent Seven’ [grupo de sete empresas norte-americanas de tecnologia que se destacam no mercado] foi substituído por bolsões de ceticismo'”, disse Jim Tierney, director do fundo de propagação concentrado dos EUA na AllianceBernstein. “As preocupações que eu tinha desde o verão estão ampliadas hoje.”
Em meio ao alvoroço sobre o potencial transformador da IA, os acionistas ponderam se vergar os gastos sem um aumento correspondente nas receitas pode consumir o capital que, de outra forma, seria devolvido na forma de recompra de ações e dividendos, enquanto priva linhas de negócios não relacionadas à IA.
Enquanto o Google tem sido opaco sobre o uso e a receita de seu chatbot Gemini, a Microsoft vê empresas cautelosas em adotar os problemáticos e caros “agentes” Copilot para melhorar a produtividade da força de trabalho.
“Se ou quando virmos a aceleração do propagação da nuvem no Google ou no [Azure da Microsoft], ou virmos a adoção do Copilot melhorar, os investidores ficarão mais confortáveis com os gastos na Alphabet ou na Microsoft”, disse Tierney. “Modelos de IA mais baratos e mais comoditizados provavelmente amplificarão as preocupações dos investidores no meio tempo.”
O protótipo R1 da DeepSeek foi emblemático de tais temores. A argumento da empresa de ter construído um protótipo de raciocínio com capacidades semelhantes aos produtos do Google e da OpenAI a uma fração do preço —e sem entrada às unidades de processamento gráfico mais avançadas da Nvidia— derrubou as ações da operário de chips em 17%.
A Nvidia perdeu US$ 600 bilhões (R$ 3,4 tri) de valor de mercado em um dia, perdas que ainda não foram completamente recuperadas.
Os chefes das grandes empresas de tecnologia mantiveram a calma. Na terça-feira (4), Sundar Pichai, do Google, defendeu seu projecto de gastar US$ 75 bilhões (R$ 430,4 bi) em 2025 —um aumento de 42% em relação aos US$ 53 bilhões (R$ 304,1 bi) de 2024— dizendo que a oportunidade de IA era “tão grande quanto verosímil, e é por isso que você nos vê investir para atender a esse momento”. DeepSeek aumentaria a demanda ao mostrar porquê novas técnicas poderiam torná-la mais barata e estimular novas linhas de pesquisa, disse ele.
Satya Nadella, da Microsoft, disse há duas semanas em Davos: “Vou gastar US$ 80 bilhões construindo o Azure, os clientes podem descrever com a Microsoft.” Ele reiterou sua crença na tolice de desacelerar e não capitalizar seu pedestal inicial à startup OpenAI.
E na quinta-feira (6), o CEO da Amazon, Andy Jassy, superou o Google e a Microsoft ao prever mais de US$ 100 bilhões em gastos de capital leste ano, superando os US$ 77 bilhões (R$ 441,9 bi) em 2024 e mais do que dobrando os gastos de US$ 48 bilhões (R$ 275,4 bi) do ano anterior.
Grande secção do valor será talhado a centros de dados e servidores para a Amazon Web Services, e Jassy disse que estava simplesmente respondendo a “sinais significativos de demanda”. As ações caíram até 7% nas negociações depois o expediente.
“O propagação está avançando um pouco, mas o gosto para investir não foi reduzido”, disse Jeff Pearson, vice-presidente de estratégia de nuvem na consultoria Presidio. “Eles estão avançando mesmo que o retorno sobre o investimento pareça distante.”
Os resultados trimestrais da Meta foram recebidos mais positivamente, com as ações subindo mesmo com a promessa de Mark Zuckerberg de gastar “centenas de bilhões” a mais em IA, além dos US$ 40 bilhões (R$ 229,5 bi) investidos em 2024.
“Os investidores abraçaram a Meta, mesmo que seus gastos de capital estejam crescendo, porque há uma melhoria mensurável no retorno sobre o investimento em tempo real nos gastos dos clientes”, disse Tierney, referindo-se ao uso da IA pela Meta para melhorar a segmentação de anúncios no Facebook e Instagram.
O sucesso da Meta em mostrar retornos tangíveis do investimento em IA contrastou com o Google, que enfrenta novos concorrentes e a difícil tarefa de integrar a IA na procura sem canibalizar seu principal negócio de publicidade.
O gigante das buscas introduziu respostas breves, as “visões gerais de IA”, no topo dos resultados de procura, mas estas estão deslocando suas listas de links, o primeiro dos quais muitas vezes é lucrativamente patrocinado.
No entanto, “se há rachaduras no predomínio de procura do Google, certamente ainda não estão aparecendo”, disse o exegeta da Bernstein, Mark Shmulik, apontando para o propagação de 13% na receita de anúncios nos últimos três meses de 2024. “O Google não perdeu as expectativas de procura nem uma vez desde que o ChatGPT foi lançado há nove trimestres.”
Os gastos entre os “Magnificent Seven” —que também incluem Apple, Nvidia e Tesla —superam o restante do índice de referência S&P 500 dos EUA. Os gastos de capital aumentaram 40% em 2024 em verificação com 3,5% entre as 493 empresas restantes, de convénio com o Société Générale. Os lucros entre o grupo de escol dispararam um terço no mesmo período, em verificação com 5% entre o restante.
A farra de gastos não se limita a empresas de capital desobstruído, e nem a DeepSeek nem os temores de uma bolha de IA desaceleraram o fluxo de capital para startups do Vale do Silício.
Sam Altman, da OpenAI, formou uma parceria com a SoftBank e a Oracle para investir US$ 100 bilhões em infraestrutura relacionada à IA nos EUA, potencialmente aumentando para meio trilhão ao longo do tempo. O investidor nipónico está em negociações para investir US$ 25 bilhões (R$ 143,4 bi) na startup a uma avaliação de US$ 260 bilhões (R$ 1,4 tri).
“Poderia possuir um inverno de IA em qualquer momento? Evidente”, disse Rishi Jaluria, exegeta da RBC Capital Markets. “Mas se você está em posição de ser um líder, não pode tirar o pé do acelerador.”