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BNDES vai apoiar coprodutora de Ainda Estou Aqui com R$ 32 milhões

Brasil

Na esteira da conquista do primeiro Oscar do cinema brasílico, recebido pelo sucesso Ainda Estou Cá na categoria Melhor Filme Internacional, o Banco Pátrio de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou na última segunda-feira (11) o financiamento de R$ 32 milhões para a produtora Conspiração, coprodutora do longa premiado.

De concordância com o BNDES, o esteio financeiro faz secção de um movimento de retomada de investimentos no setor. Entre os objetivos propostos pelo projecto de negócios da produtora, está a internacionalização das atividades.

Especialistas do setor ouvidos pela Filial Brasil apontam que o investimento público no cinema brasílico tem o potencial de incentivar a geração de empregos de qualidade e promover a identidade cultural do Brasil no exterior.

“O investimento no setor cinematográfico pode gerar uma ampla gama de empregos, abrangendo desde a produção até a distribuição e exibição de filmes”, afirma o professor Leo Morel, do MBA em Bens Culturais da Instauração Getulio Vargas-Rio (FGV Rio).

“Essa dinâmica impulsiona o desenvolvimento econômico tanto lugar quanto vernáculo, criando oportunidades em várias áreas, porquê roteirização, atuação, direção, produção e marketing”, completa.

Fundo setorial do Audiovisual

O BNDES é um banco de fomento vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Transacção e Serviços, e funciona porquê um braço do governo para concordar financeiramente investimentos que promovam o desenvolvimento econômico e social do país.

O financiamento à produtora Conspiração se dará com recursos do Programa BNDES FSA Audiovisual. De concordância com o BNDES, o programa de empréstimos procura a superação dos principais gargalos de produção e exibição, porquê infraestrutura audiovisual, inovação e acessibilidade, muito porquê no fortalecimento empresarial em todos os elos da ergástulo.

Os recursos são financiados com dispêndio da taxa referência (TR) mais uma taxa (pode variar de 0,5% a 2%), isto é, mais baratos do que os demais bancos.

O FSA é unicamente um dos fundos de crédito do BNDES. O banco público financia empresas de diversas áreas, porquê aviação, concessionárias de rodovias, agropecuária e robustez renovável. Apesar de ter no portfólio licença de empréstimos com juros menores que os do mercado, o BNDES apresentou em 2024 lucro de R$ 26,4 bilhões, expansão de 20,5% perante o ano anterior. 

O diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Transacção Exterior do Banco, José Luís Gordon, aponta o setor audiovisual porquê uma das prioridades atuais do banco.

“Diferentemente de governos anteriores, que abandonaram o audiovisual vernáculo, o BNDES, no contextura da Novidade Indústria Brasil [política do governo de incentivo à industrialização], trata esse setor porquê uma das prioridades e volta a apoiá-lo diretamente, exercendo o seu papel de estimular o desenvolvimento e a cultura no país”.

Vencedora do Oscar

Coprodutora do filme Ainda Estou Cá, a produtora Conspiração é uma das maiores produtoras independentes da América Latina. Entre outras obras, é responsável por títulos porquê O Auto da Compadecida 2 e sucessos de bilheteria porquê Vai Que Cola e Dois Filhos de Francisco. A produtora também coleciona participações nos mais importantes festivais de cinema do mundo, porquê Cannes, Berlim, Veneza e Toronto.

O financiamento do BNDES à empresa prevê desenvolvimento, produção, comercialização e internacionalização de obras audiovisuais, além de investimentos em infraestrutura, com obtenção de equipamentos.

A Filial Brasil pediu comentários à Conspiração, mas não recebeu retorno.

 


Walter Salles wins the Oscar for Best International Feature Film for
Walter Salles wins the Oscar for Best International Feature Film for

Walter Salles ergue a estatueta do Oscar de Melhor Filme Internacional de 2025. Reuters/Carlos Barria/Proibida reprodução

Soft power

Na apresentação do programa de incentivo, o BNDES usa a sentença soft power — “poder frouxo”, em tradução literal do inglês. O termo se refere à estratégia usada por países para invadir influência e prestígio internacionalmente.

De concordância com o professor Morel, do MBA da FGV, “o cinema pode servir porquê uma poderosa utensílio para promover a identidade cultural do Brasil no cenário global”.

Uma das consequências, segundo ele, pode ser o impacto no turismo, “atraindo visitantes interessados em locais icônicos onde filmes foram gravados”. Um exemplo desse fenômeno é a mansão onde foi gravada secção de Ainda Estou Cá, na Urca, zona sul do Rio de Janeiro, que passou a receber visitantes e será transformada em museu pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

O professor ressalta ainda que esforços de internacionalização do cinema brasílico reforçam a colaboração com produtores estrangeiros. “Os investimentos e esforços de internacionalização do cinema brasílico têm o potencial de fortalecer a promoção da cultura brasileira, impulsionar o desenvolvimento econômico e substanciar a identidade vernáculo”, resume Morel à Filial Brasil.

 


Rio de Janeiro (RJ), 07/01/2025 – Fachada da casa na Urca que serviu de locação para o filme Ainda estou aqui, de Walter Salles. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ), 07/01/2025 – Fachada da casa na Urca que serviu de locação para o filme Ainda estou aqui, de Walter Salles. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

 Frontaria da mansão na Urca que serviu de locação para o filme Ainda estou cá, de Walter Salles. Foto: Tomaz Silva/Filial Brasil

Cárcere completa e streaming

O professor Rafael de Luna, do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federalista Fluminense (UFF), considera que a recente conquista brasileira no Oscar cria o momento propício para a retomada de investimentos no setor, superando o período de “quase paralisação” no último governo.

No entanto, ele reforça que o foco de recebimento de recursos não pode ser unicamente a produção, e, sim, todas as fases da ergástulo, incluindo distribuição e exibição.

Na visão de Luna, a prioridade número um deve ser a regulamentação dos serviços de streaming, “criando condições para o teor audiovisual brasílico ter aproximação a essas plataformas, que hoje estão se tornando hegemônicas”.

A regulamentação de streaming depende de discussões no Congresso Pátrio e é uma das bandeiras do Ministério da Cultura para 2025. 

“É mais que urgente a regulamentação do streaming, porque não adianta produzir, botar numerário para a produção, se não tiver onde exibir”, frisa o professor da UFF.

Rafael de Luna ressalta ainda que a internacionalização é importante, mas não pode ser tratada “porquê um ideal”.

“É um mercado que não pode perder de vista que o mais fundamental é o brasílico ter condições de atingir suas próprias plateias no mercado interno”, diz. “Inclusive, a conquista do mercado interno alavanca a exportação dos filmes”.

 

Fonte EBC

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