Brasil X Inglaterra: Dorival Estreia Na Seleção 22/03/2024

Brasil x Inglaterra: Dorival estreia na seleção – 22/03/2024 – Esporte

Esporte

O treinador Dorival Júnior estreia no comando da seleção brasileira neste sábado (23), em partida amistosa contra a Inglaterra de Gareth Southgate.

O confronto opõe uma seleção inglesa com trabalho de longo prazo, iniciado há oito anos, contra um Brasil que ainda procura se encontrar posteriormente a Despensa do Mundo de 2022.

Os brasileiros chegam ao Wembley com um retrospecto negativo no pós-copa. Foram derrotados pela Argentina (1 a 0), Colômbia (2 a 1), Uruguai (2 a 0), Senegal (4 a 2) e Marrocos (2 a 1).

A seleção só conseguiu vitórias contra Guiné (4 a 1), Bolívia (5 a 1) e Peru (1 a 0), além de um empate em 1 a 1 contra a Venezuela, na Redondel Pantanal, em Cuiabá (MT).

Dorival assumiu o comando posteriormente a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) deixar a seleção brasileira mais de um ano sem um treinador efetivo.

Fernando Diniz ficou no função se forma provisória enquanto os dirigentes da CBF negociavam a contratação do treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti.

Com anúncios e recuos dos cartolas brasileiros –e até um retiro temporário do presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, do função por decisão judicial–, o técnico italiano acabou renovando o contrato com o clube merengue. Dorival surgiu uma vez que um projecto B posteriormente bons trabalhos recentes pelo Flamengo e São Paulo.

Já a Inglaterra venceu oito dos dez jogos posteriormente a Despensa do Mundo de 2022 –resultados que classificaram os ingleses para a Eurocopa deste ano.

Na orla do campo, Gareth Southgate acumula experiência de oito anos avante da seleção inglesa. Mesmo sem exitosas campanhas nas duas Copas do Mundo que disputou uma vez que treinador, o ex-zagueiro mantém a crédito dos dirigentes para seguir um trabalho de longo prazo.

O último confronto entre as duas seleções terminou em empate sem gols, em novembro de 2017, no mesmo Wembley que brasileiros e ingleses voltam a pisar neste sábado.

Os times titulares mudaram bastante de lá para cá —no caso do Brasil, muito por justificação de lesões. Só o volante Casemiro dos 11 iniciais de 2017 foi convocado por Dorival para a partida, mas acabou dissociado posteriormente se lesionar.

“Acabamos de receber um relatório do dr. Rodrigo Lasmar. De uma pré-relação feita pela percentagem técnica da seleção brasileira com 50 nomes, 13 deles já estavam afastados por lesão em seus clubes. Infelizmente, perdemos também o Casemiro. Sendo assim, Pepê, do Porto, um atacante de origem e hoje atuando uma vez que meia, está convocado”, disse Dorival no último sábado (16).

Já Southgate mantém cinco dos 11 titulares na atual convocação: Marcus Rashford, Harry Maguire, John Stones, Joe Gomez e Kyle Walker.

A partida amistosa entre Brasil e Inglaterra traz ao cenário novos protagonistas e coloca frente a frente jogadores que têm criado rivalidades nos principais torneios da Europa.

Vinicius Júnior é o principal jogador brasílico em atividade. Será a primeira vez que ele enfrenta Jude Bellingham desde que ambos passaram a formar uma das duplas mais letais do futebol Europeu, no Real Madrid.

“Quando ele [Vinicius Júnior] joga dessa forma e com essa atitude, ele é o melhor do mundo, na minha opinião […]. Bellingham é o segundo, depois vem Rodrygo, Valverde, Camavinga”, disse Ancelotti, em fevereiro, posteriormente o Real Madrid vencer o Girona por 4 a 0, com três gols da dupla Vini e Bellingham.

Se com Bellingham Vinicius tem melhorado o desempenho, contra o lateral recta Kyle Walker o ponta esquerdo brasílico tem encontrado dificuldade nos confrontos recentes da Champions League.

O Brasil ainda precisa mourejar com contratempos na risco defensiva. Foram convocados laterais com pouca experiência com a camisa brasileira, uma vez que Ayrton Lucas, Wendell e Yan Couto.

Na zaga são três estreantes: Beraldo, Fabrício Bruno e Murilo. Só Bremer, da Juventus, já disputou partidas pela seleção principal.

Os goleiros Bento (Athetico-PR), Léo Jardim (Vasco) e Rafael (São Paulo) também não costumam comparecer nas convocações do Brasil. Eles surgem uma vez que escolha para as ausências de Ederson (Manchester City) e Alisson (Liverpool), machucados.

A resguardo desfalcada tentará sustar o ataque inglês que conta com jogadores em bom momento, uma vez que Phil Foden (Manchester City), Bukayo Saka (Arsenal) e Harry Kane (Bayern de Munique).

O Brasil enfrenta a Inglaterra no sábado, às 16h (horário de Brasília), em amistoso no estádio de Wembley, em Londres. Depois da partida, a seleção embarca para Madri para enfrentar a Espanha, na terça (26), no Santiago Bernabéu.

Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *