Cartas Detalham Triângulo Amoroso Vivido Por Pattie Boyd 27/03/2024

Cartas detalham triângulo amoroso vivido por Pattie Boyd – 27/03/2024 – Ilustrada

Celebridades Cultura

As mensagens manuscritas de Eric Clapton, que estão sendo leiloadas esta semana, lançam luz sobre uma vez que ele conquistou Pattie Boyd longe de George Harrison e sobre as músicas apaixonadas que o caso inspirou.

Uma manhã de primavera em 1970, a protótipo Pattie Boyd estava tomando moca da manhã em sua mansão improvisada no campo inglês quando recebeu uma missiva marcada uma vez que “urgente”.

No envelope havia uma nota curta e apaixonada. “Querida L,” começava a missiva, acrescentando, “parece uma evo desde que te vi ou falei com você!” Enquanto Boyd continuava a ler, a nota assumia um tom desesperado: “Se ainda houver um sentimento em seu coração por mim… você deve me avisar!”

“Não telefone,” acrescentou o emocional repórter. “Envie uma missiva… é muito mais seguro.”

O responsável assinou com um misterioso “E.”

Em uma entrevista recente, Boyd lembrou que havia assumido que a missiva era de um fã enlouquecido e mostrou-a ao marido, o guitarrista dos Beatles George Harrison. Portanto ela esqueceu disso —até algumas horas depois, quando o telefone tocou. Era Eric Clapton, o guitarrista de rock e um dos amigos de Harrison.

“Você recebeu minha missiva?” Clapton perguntou.

Mais de 50 anos depois que a missiva de Clapton atraiu Boyd para um dos triângulos amorosos mais míticos da música rock, a nota está tendo um momento de destaque. Na sexta-feira, a Christie’s está leiloando mais de 110 itens dos arquivos de Boyd, incluindo a missiva (com um preço estimado de até 15.000 libras, ou muro de R$ 94.000), muito uma vez que fotografias de Clapton e Harrison e letras de músicas escritas à mão pelos dois grandes do rock.

Boyd disse que estava se desfazendo da correspondência íntima porque havia seguido em frente daquela secção de sua vida. “Eric escreveu as cartas mais divinas e lindas, e eu não quero continuar lendo-as,” disse Boyd. “Machuca.”

Depois de receber a relação de Clapton, Boyd disse que não sabia se sentir “satisfeito ou culpada” por ter chamado sua atenção. Frustrada em seu conúbio —com Harrison cada vez mais preocupado com o termo dos Beatles— Boyd disse que não conseguia escolher entre os dois homens. “Meu signo astrológico é Peixes, que são peixes nadando em direções diferentes,” disse Boyd. “Tomar decisões importantes é sempre um inferno.”

Clapton continuou a perseguir Boyd, pessoalmente, por missiva e música. Boyd lembrou que ele a convidou para um apartamento em Londres onde tocou uma música que havia escrito sobre um varão obcecado por uma mulher que continuava recusando suas investidas. Era “Layla,” que se tornou uma das grandes canções de paixão dos anos 1970.

“Eu simplesmente soube —soube, soube!— que era sobre mim,” lembrou Boyd do momento em que ouviu “Layla” pela primeira vez.

“Fiquei arrepiada porque era linda, tão intensa e incrível,” disse. “Ao mesmo tempo, o velho Peixes em mim pensou, ‘Meu Deus, se George ouvir isso, ele vai perceber que é sobre mim.'” O leilão da Christie’s inclui uma pintura usada uma vez que arte da capote do álbum de 1970 “Layla and Other Assorted Love Songs” de Derek and the Dominos.

Clapton recusou um pedido de entrevista para oriente cláusula, mas em uma entrevista de 2007 ao The New York Times, ele disse que, embora estivesse enamorado por Boyd, “Layla” não era um documentário. “Fabricar uma música é somente colocar um selo em um sentimento,” disse ele.

Boyd descreveu seu relacionamento com Clapton uma vez que “um caso” mas disse que se sentia “moralmente obrigada a permanecer uma mulher casada.” Sua mãe havia se divorciado duas vezes, ela acrescentou. “Eu vi o quão destrutivo foi para ela, e logo eu não queria repetir a história.”Pouco depois de se envolverem, Clapton desapareceu em uma submissão de heroína. Mas ele escreveu novamente para Boyd em 1971, quando lhe enviou uma missiva escrita em uma página arranque do romance de John Steinbeck “Ratos e Homens”.

“Estou no limite da minha mente”, ele escreveu em uma letra cuidadosa. “Se você não me quer, por obséquio, quebre o mandinga que me prende.”

“Prender um bicho selvagem é um vício”, escreveu Clapton, “domá-lo é divino.”

Essa missiva também está no leilão da Christie’s, com um preço estimado em muro de US$ 19.000.

Entre outras correspondências no leilão está uma missiva de 1971 que Harrison enviou a Boyd de Novidade York, onde o Beatle teve várias reuniões de negócios e comeu “muitos” sanduíches de queijo grelhado, ele escreveu. Boyd disse que Harrison sempre lhe dizia que a amava em cartas e cartões-postais, mas muitas vezes ele se concentrava nas irritações da vida na estrada. Eram “cartas adequadas”, disse Boyd, “enquanto as de Eric não tinham zero a ver com o dia, ou com o que ele estava fazendo no estúdio. Ele era somente intenso.”

Harrison estava consciente dos sentimentos de seu companheiro por Boyd. Em suas memórias, “Wonderful Tonight”, Boyd lembra de uma sarau em que Clapton disse a Harrison: “Eu tenho que te proferir, rosto, que estou enamorado pela sua esposa.” No entanto, os homens nunca chegaram as vias de vestimenta. Para os músicos, disse Boyd, “a rivalidade é disputada através de uma guitarra.”

Eventualmente, Boyd sucumbiu ao charme de Clapton. Em julho de 1974, ela deixou Harrison. Uma semana depois, Clapton ligou e pediu que ela se juntasse a ele em turnê, uma relação que resultou em um conúbio de dez anos e outra música clássica. Em 1976, Clapton escreveu “Wonderful Tonight” enquanto esperava Boyd escolher uma roupa para a sarau.

“Quando finalmente tomei minha decisão e desci, eu esperava que Eric estivesse chateado comigo por demorar tanto”, disse Boyd. “Em vez disso, ele disse: ‘Escute o que eu escrevi’.”

Folha

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