Cinco Bons Filmes Para Assistir No Avião 02/01/2025

Cinco bons filmes para assistir no avião – 02/01/2025 – Ilustrada

Celebridades Cultura

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se descobrir no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se inferior:

O filme perfeito para se ver no avião tem que obedecer a uma alquimia muito delicada. Não pode ser zero tão lindo ou grandioso que seja desperdício observar numa telinha, nem zero que dependa tanto do design de som que não possa ser visto sob o zumbido dos motores.

Deve ser envolvente, mas não tão multíplice que as constantes interrupções do voo atrapalhem a sua compreensão. Não deve ter cenas de desastres (nem todo mundo lida muito), nem zero muito explícito —pode ter crianças ao volta.

Melhor se não for um tanto tão engraçado que as suas gargalhadas possam incomodar os demais passageiros, nem tão triste que a altitude te faça chorar incontrolavelmente (esses critérios são mais pessoais, não ofereço garantias).

Indico cá alguns filmes que conseguem satisfazer ao menos alguns desses requisitos e estão disponíveis em serviços que permitem download para o viajante precavido, mas que também valem o play com os pés no soalho.

“Armas na Mesa” (2016)

“Miss Sloane”. Disney+, 132 min.

Um thriller político perfeito para se observar num avião, porque parece escrito de trás para frente: toda a conspiração se encaixa e tudo acontece uma vez que deve, mas não é tão bom que deva ser visto em Imax. Elizabeth Sloane (Jessica Chastain) é uma lobista workaholic chamada a depor no Senado americano para tratar de sua atuação na tentativa de validar uma lei que endurece o chegada a armas de queimação.

“O Agente da U.N.C.L.E.” (2015)

“Man from U.N.C.L.E.”. Max, 116 min.

Um agente da CIA, Napoleon Solo (Henry Cavill), e outro da KGB, Illya Kuryakin (Armie Hammer), são obrigados a trabalhar juntos para proteger a filha de um investigador nuclear teutónico, Gaby Teller (Alicia Vikander). Fundamentado na série de mesmo nome dos anos 1960, tem belos cenários e figurinos, e vibra com reviravoltas, traições e uma boa ração de tensão sexual.

“O Rei Perdido” (2022)

“The Lost King”, Prime Video, 108 min.

Num país uma vez que a Inglaterra, tapado de marcos históricos milenares, os sobras mortais do rei Ricardo 3º foram encontrados, em 2012, sob um estacionamento em Leicester. O filme retrata uma vez que Philippa Langley (Sally Hawkins) liderou uma expedição para encontrá-lo, apesar de não ter nenhuma experiência em história ou arqueologia, unicamente a sensação de que Ricardo (Harry Lloyd) havia sido injustamente vilanizado por seus inimigos. Um filme tão estranho que as altas altitudes só podem ajudar.

“Moana: Um Mar de Aventuras” (2016)

“Moana”. Disney+, 107 min.

Variegado, vibrante, com músicas dançantes (obrigada, Lin-Manuel Miranda) e personagens envolventes, mas ainda assim uma animação dos quais público-alvo é formado por crianças, “Moana” é um bom passatempo. Filha do líder de uma comunidade polinésia, Moana é chamada pelo oceano a desbravá-lo e repor um talismã a uma diva, para que os peixes voltem à sua ilhota.

“Palm Springs” (2020)

Disney+, 90 min

Um voo tranquilo pede por uma boa comédia romântica, e esta é uma das melhores dos últimos anos, apesar de ter ficado enterrada sob a neblina da pandemia. Nyles (Andy Samberg) e Sarah (Cristin Milioti) se conhecem num conúbio na estância turística de Palm Springs. Até aí, parece unicamente uma “rom-com” uma vez que qualquer outra. O problema é que ele está recluso nos dias da sarau, à la “Manipanço do Tempo”, e ela logo se vê na mesma situação.

O QUE ESTÁ CHEGANDO

As novidades nas principais plataformas de streaming

“Clube dos Vândalos” (2023)

“The Bikeriders”. Prime Video, 116 min.

Kathy Bauer (Jodie Manducar), esposa de um membro de uma gangue de motoqueiros, relata a um jovem fotógrafo, Danny Lyon (Mike Faist), a história do quadrilha e seus conflitos ao longo de uma dezena. Com Austin Butler (“Elvis”), Tom Hardy (“Venom”) e Michael Shannon (“A Forma da Chuva”).

“Origin” (2023)

Netflix, 141 min.

O filme de Ava Duvernay (“Selma: Uma Luta Pela Paridade”) acompanha as viagens da jornalista Isabel Wilkerson (Aunjanue Ellis-Taylor) pelo mundo durante sua pesquisa para redigir o livro “Família: As Origens de Nosso Mal-Estar”, que se tornaria um best-seller internacional.

“Wallace & Gromit: Avengança”

“Wallace & Gromit: Vengeance Most Fowl” Netflix. Estreia nesta sexta (3), 79 min.

Sexto filme dos personagens de stop motion criados por Nick Park e o estúdio Aardman Animations. O vilão de “The Wrong Trousers”, Feathers McGraw, está de volta e se vinga de Wallace e Gromit reprogramando o gnomo de jardim robótico que é a mais novidade invenção de Wallace.

Golden Globes

Max, neste domingo (5), a partir das 22h.

Com apresentação da comediante Nikki Glaser, a primeira grande premiação do ano acontece neste domingo. Brasileiros estarão na torcida por “Ainda Estou Cá”, indicado a melhor filme estrangeiro, e sua estrela Fernanda Torres, que concorre a melhor atriz de drama. Veja a lista completa de indicados cá.

VEJA ANTES QUE SEJA TARDE

Uma dica de filme ou série que sairá em breve das plataformas de streaming

“Mamma Mia!” (2008) e “Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo” (2018)

Na Netflix até 6.jan, 108 min. e 114 min.

Os dois musicais baseados na obra da filarmónica sueca Abba ficam na Netflix por unicamente mais alguns dias. No primeiro, Sophie (Amanda Seyfried) convida para seu conúbio três homens que podem ser seu pai (Pierce Brosnan, Stellan Skarsgard e Colin Firth), sem descrever para sua mãe, Donna (Meryl Streep), na esperança de conseguir uma resposta. Já a sequência intercala histórias da juventude de Donna (Lily James) em 1979 e o presente, cinco anos em seguida os acontecimentos do primeiro filme.

Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *