Que tal fazer o esquenta da cerimônia do Oscar, que acontece dia 2 de março, assistindo a outros filmes de Fernanda Torres, indicada à estatueta de melhor atriz por ‘Ainda Estou Cá’?
Pois nesta semana, o serviço de streaming do Sesc disponibilizou gratuitamente dois títulos, ‘A Marvada Músculos’ (1985), do início da curso da atriz, e ‘Saneamento Imprescindível, o Filme’ (2007). Ainda é provável ver de perdão ‘Inocência’ (1983), o primeiro longa de Fernanda, na Pluto TV.
E também temos Fernanda nas telonas do cinema. A Cinemateca Brasileira exibe ‘Eu Sei que Vou Te Amar’ (1986) nesta sexta (14), de perdão, com debate em seguida, e ‘Ósculo 2348/72’ (1990) está em edital no Cine Reag Belas Artes. Confira os filmes aquém:
INOCÊNCIA (1983), DE WALTER LIMA JR.
Longa de estreia da atriz, é uma adaptação do romance de Visconde de Taunay. Fernanda interpreta a personagem título, Inocência, uma jovem que vive com o pai no interno do Brasil do século 19. Chega à propriedade da família o médico Cirino (Edson Celulari). Ele se oferece para tratar Inocência, que está com malária, e os dois se apaixonam. Um clássico brasiliano que transborda delicadeza.
Onde ver: Pluto TV, gratuito
A MARVADA CARNE (1985), DE ANDRÉ KLOTZEL
Nesta atualização dos filmes de Mazzaropi, Fernanda é Carula, uma jovem interiorana que só pensa em matrimónio e vive às turras com santo Antônio. O pretendente aparece: é Nhô Quim (Adilson Barros). Ele tem dois sonhos na vida, conseguir uma companheira e consumir mesocarpo, e descobre que o pai de Carula reservou um boi para a sarau de quando a filha se matrimoniar. É a oportunidade para Carula e Nhô Quim realizarem seus desejos. No elenco estão Dionísio Azevedo e Geni Prado, que estrelou vários longas de Mazzaropi. O longa ainda conta com uma participação privativo de Tonico e Tinoco.
Onde ver: Sesc Do dedo, gratuito
SANEAMENTO BÁSICO, O FILME (2007), DE JORGE FURTADO
Em uma pequena localidade gaúcha, os moradores sofrem com o esgoto descartado em um regato. Marina, interpretada por Fernanda, lidera a comunidade na cobrança por uma obra para resolver o problema. Mas a prefeitura avisa: não tem mais quantia para saneamento indispensável, somente para um filme de ficção científica. A solução é fazer um audiovisual e usar segmento do quantia na obra.
Marina engaja a família e comerciantes da região, e o que acompanhamos portanto é o promanação de um filme pra lá de B, mas engraçadíssimo. Além de Fernanda, o elenco tem nomes de peso: Wagner Moura, Camila Pitanga, Lázaro Ramos, Tonico Pereira e Paulo José.
Onde ver: Sesc Do dedo, gratuito
EU SEI QUE VOU TE AMAR (1986), DE ARNALDO JABOR
A Cinemateca Brasileira exibe nesta sexta (14) o longa que deu a Fernanda o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes de 1986. A sessão faz segmento do Programa Revisão Sátira do Cinema Brasílico, que tem o objetivo de evidenciar obras de pouca circulação ou que foram restauradas pela instituição. Posteriormente a exibição, haverá um debate sobre o longa com a participação do curador da mostra, Carlos Augusto Calil, e do jornalista Luiz Fernando Zanin Oricchio.
Cinemateca Brasileira
Dia 14 de fevereiro, às 20h
Gratuito, com distribuição dos ingressos uma hora antes
largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana
‘BEIJO 2348/72’ (1990), DE WALTER ROGÉRIO
Fernanda integra o trio protagonista desta comédia que se passa em uma tecelagem no Brás, na região medial de São Paulo. Na trama, Norival (Chiquinho Brandão) e Catarina (Maitê Proença) são funcionários demitidos pela empresa por justa motivo. O motivo é um suposto ósculo trocado durante o expediente. Quem diz isso é Claudete, personagem de Fernanda, apaixonada por Norival. O longa, vencedor de melhor filme no Festival de Brasília de 1990, volta aos cinemas nas telas do Reag Belas Artes, em uma homenagem à atriz indicada ao Oscar.
Reag Belas Artes
rua da Consolação, 2423, São Paulo
em edital de 13 a 19 de fevereiro
Ingressos: R$ 24 e 12 (meia ingresso)
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul aquém.