Clubes Brasileiros São Considerados Por Menos De 3% Dos Torcedores

Clubes brasileiros são considerados por menos de 3% dos torcedores estrangeiros, diz pesquisa – 22/10/2024 – Esporte

Esporte

Um estudo sobre o comportamento de torcedores de futebol ao volta do mundo indica que os clubes do Brasil têm um longo caminho a percorrer para invadir uma base de fãs no cenário global, enquanto os times estrangeiros, sobretudo os europeus, têm uma considerável base cativa entre os brasileiros.

De congraçamento com o “Global Fan Report”, levado pela consultoria Censuswide e encomendado pelo Grupo Chiliz, cuja principal marca é uma plataforma para o engajamento de fãs por meio de ativos digitais, 87% dos torcedores brasileiros demonstram interesse por clubes de fora do país, com 21% tendo uma equipe do exterior porquê sua principal.

Por outro lado, somente 2,96% dos fãs de futebol de estrangeiros consideram um clube brasílico porquê o seu predilecto.

Real Madrid, com 30,4% das citações, Barcelona, com 16%, e Manchester City, com 5,7%, são os três times com maior base de fãs por cá. Não por casualidade, o Campeonato Espanhol também é o preposto por 41,7%, enquanto a liga inglesa aparece em segundo (20,35%) e o Campeonato Português, em terceiro (8,52%).

Ainda de congraçamento com o estudo, 20,5% dos brasileiros assistem a todos os duelos de seu time estrangeiro predilecto, 58,5% afirmam ver à maioria das partidas, 15% acompanham ocasionalmente, 1,7% raramente veem um jogo, 3,54% assistem exclusivamente os grandes confrontos e 2,26% não souberam responder.

A pesquisa aponta alguns fatores que motivam os torcedores a estribar equipes estrangeiras. Os aspectos mais citados são história e tradição (63%), desempenho atual do time (53%), jogadores e técnicos (52%), cultura e valores do clube (36%) e a influência de familiares e amigos (20%). Cada entrevistado podia referir mais de uma opção.

É importante considerar que esse cenário é moldado pela ampla cobertura que as competições estrangeiras têm no Brasil na TV ensejo, nos canais por assinatura e nas plataformas de streaming, que desempenham um papel fundamental na popularização dos campeonatos por cá.

Se num pretérito recente as transmissões de jogos de futebol eram dominadas por emissoras de TV paga, que destinavam as melhores competições e partidas para os seus pacotes mais caros, os serviços de streaming, porquê DAZN, Amazon Prime, Paramount+ e Disney+, modificaram o mercado oferecendo jogos ao vivo por valores mais acessíveis em conferência com a TV por assinatura.

Aliada às transmissões, os clubes europeus também passaram a investir no engajamento dos torcedores nas redes sociais. Equipes e até algumas ligas, porquê a LaLiga, a Premier League e a Champions League, possuem perfis dedicados à produção de teor voltado para regiões específicas, porquê o Brasil.

O Campeonato Brasílio, por sua vez, ainda passa por um recente processo de internacionalização. Foi só a partir de 2021 que os clubes se reuniram para fazer o que Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e até a Argentina já fazem há mais quatro décadas.

Em 2021, foi firmado um congraçamento com a GSRM (Global Sports Rights Management), atualmente explorado pela 1190 Sports, com a qual a GSRM se fundiu, para transmitir o torneio brasílico em 160 países, ainda que isso não represente visibilidade em emissoras de TV ensejo ou farta cobertura em serviços online, a exemplo do que ocorre com os estrangeiros cá.

A tímida presença no mercado global foi capturada pela pesquisa feita pela Censuswide, segundo a qual somente 2,96% dos fãs de futebol de fora do Brasil consideram um clube pátrio porquê o seu predilecto. O Santos é o clube mais reconhecido, mas com exclusivamente 0,56% das citações. O São Paulo (0,40%), Flamengo (0,33%), Atlético Mineiro (0,29%) e o Corinthians (0,29%) completam o grupo dos cinco clubes do país com maior penetração no exterior.

A percepção dos estrangeiros sobre as equipes brasileiras está alinhada com o grave reconhecimento do Campeonato Brasílio no exterior, pois exclusivamente 2,23% dos entrevistados de fora do país têm a competição pátrio porquê a sua favorita. O ranking é liderado pelo Campeonato Inglês (32,23%), com o Espanhol em segundo (22,73%) e o Teutónico (5,54%) completando os três primeiros —o Brasílio aparece porquê sétimo.

“O futebol brasílico, apesar de seu imenso potencial, ainda sofre para lucrar notoriedade e envolvimento no cenário global. Muito se deve a barreiras de aproximação, seja por distribuição, linguagem, cultura e mesmo por questões geográficas. Outros setores também já passaram por isso e a tecnologia teve papel fundamental nesse movimento de globalização”, afirma Bruno Pessoa, gerente do Grupo Chiliz no Brasil.

Os pesquisadores entrevistaram 8.220 torcedores de Reino Unificado, Estados Unidos, Brasil, Nigéria, Coreia do Sul, Japão e Itália, sendo a maioria homens (65%) da modelo e jovens, com idades entre 16 e 34 anos (42,5%). As entrevistas foram feitas de forma online, entre 19 de agosto e 13 de setembro deste ano. Não há especificação sobre margem de erro.

Segundo o levantamento, também é elevada a porcentagem de torcedores desses países que afirmam se interessarem por uma equipe estrangeira mais do que por uma de seu próprio país. A Nigéria tem o maior índice nesse vista, com 69,6%, seguido por Coreia do Sul (62,6%), EUA (56,5%), Japão (49,6%), Brasil (34,3%), Itália (29,4%) e Reino Unificado (28,9%).

De congraçamento com Neil Joyce, CEO da CLV Group, os EUA são considerados “a terreno prometida”, pois apesar do crescente interesse por futebol no país, muitos torcedores ainda não estão intimamente conectados com um time estrangeiro específico. “De congraçamento com nossos relatórios, há uma oportunidade de receita de US$ 1 bilhão (R$ 5,6 bilhões) ao se conectar com os fãs americanos antes da Despensa do Mundo de 2026”, diz ele.

“Embora o futebol cresça incessantemente nos EUA, com todos os jogos da Premier League transmitidos ao vivo, 36,5 milhões de fãs, ou 44% da base do país, ainda não escolheram um time predilecto”, acrescenta o executivo.

Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *