Comédias Televisivas Sofrem Com Queda De Investimentos 27/09/2024

Comédias televisivas sofrem com queda de investimentos – 27/09/2024 – Ilustrada

Celebridades Cultura

Procurando por risadas? Novas comédias hilárias estão se tornando mais difíceis de se encontrar na televisão de hoje.

Em seguida uma explosão de programas nos “anos dourados” da televisão, os estúdios de Hollywood estão reduzindo o número de séries que lançam. Dados da indústria mostram que o gênero comédia foi mais afetada do que o drama, e os produtores afirmam que uma série de desafios tem dificultado a produção de novas comédias para a tela.

“Na comédia, o padrão nunca foi tão sobranceiro quanto agora para conseguir fazer as coisas acontecerem”, disse Mike Farah, ex-CEO do Funny Or Die e agora produtor independente, em uma recente conferência do Sindicato dos Produtores nos Estados Unidos.

A oferta de programas de TV do ano pretérito diminuiu quando roteiristas e atores de Hollywood entraram em greve. Em seguida a retomada da produção, o número de estreias de séries de drama em 2024 aumentou 25% em relação ao ano anterior, enquanto as estreias de comédia caíram 7%, de harmonia com dados da empresa de pesquisa Luminate. Esses números podem mudar até o final do ano.

As comédias têm sido uma presença metódico na TV desde o seu início. “The Honeymooners” e “I Love Lucy” entreteram o público nos anos 1950. Os espectadores nas décadas de 1980 e 1990 estavam ligados em programas uma vez que “Seinfeld”, “Friends” e “Cheers”.

No início deste ano, o instituidor de “Seinfeld”, Jerry Seinfeld, lamentou o estado da comédia na televisão.

“Costumava ser que, ao chegar em vivenda no final do dia, a maioria das pessoas diria, ‘oh, ‘Cheers’ está passando. ‘M.A.S.H.’ está passando. ‘Mary Tyler Moore’ está passando. ‘Tudo em Família’ está passando'”, disse Seinfeld à revista New Yorker. “Você simplesmente esperava, ‘vai ter coisas engraçadas para ver na TV esta noite’. Muito, adivinhe? Onde estão?”

Seinfeld atribuiu a mudança ao “extremismo da esquerda e à chatice politicamente correta e às pessoas se preocupando tanto em ofender outras pessoas.”

Dramas atraem público global

Roteiristas, produtores, agentes e analistas de Hollywood apontaram para outros fatores.

Muitos citaram o surgimento do aplicativo de mídia social TikTok, onde as pessoas podem ver a vídeos curtos gratuitamente para satisfazer sua urgência de comédia.

Ou por outra, os serviços de streaming de hoje atendem a audiências globais, e é mais difícil transformar uma comédia em um sucesso mundial.

“Há uma preferência mais ampla por dramas entre as audiências de mercado em nível internacional, já que a com édia tende a ser mais culturalmente específica para cada região”, disse Mark Hoebich, vice-presidente executivo e patrão de cinema e TV da Luminate.

Enquanto Hollywood enfrenta cortes em procura de lucros, a comédia é vista uma vez que mais arriscada do que outros gêneros, disseram roteiristas e produtores.

“É realmente fácil apresentar um enredo para alguém. É realmente fácil manifestar ‘e portanto há um homicídio'”, disse Guy Branum, roteirista da comédia vencedora do Emmy “Hacks”. “Mas apresentar as coisas que fazem a comédia —tom e voz e personagem— é difícil. Você tem que incumbir nas pessoas para saber o que estão fazendo.”

E à medida que a televisão a cabo perdeu espectadores, as empresas de mídia reduziram os investimentos em canais uma vez que a Comedy Mediano, um terreno vital para novas comédias.

Ou por outra, os tipos de comédia na TV mudaram. A série “O Urso” da FX tem duração de 30 minutos —o tempo tradicional de uma comédia— e ganhou Emmys em categorias de comédia. Muitos veem o programa, sobre disfunção familiar e os estresses de operar um restaurante, uma vez que mais um drama.

“Acho que a comédia está passando por um pequeno crise de identidade”, disse o produtor Warren Littlefield, que desenvolveu sitcoms clássicas uma vez que “Cheers”, “Seinfeld” e “As Supergatas” enquanto trabalhava uma vez que executivo na NBC.

“‘O Urso’ surge, e a audiência, críticos, todos celebram”, disse Littlefield. “É uma comédia pura? Não sei se é uma comédia pura, mas é uma televisão muito boa, e acho que é isso que essa forma, o formato de meia hora, está buscando.”

Apesar da contração em toda a indústria, há várias ofertas de comédia na programação de TV para nascente outono e para o próximo ano.

“Abbott Elementary”, indicada ao Emmy de melhor comédia, retorna à ABC em outubro. A NBC está divulgando “St. Denis Medical”, que estreia em novembro. A CBS está promovendo quatro comédias com o slogan “Você está rindo na CBS”. A Fox já renovou sua novidade comédia animada, “Universal Basic Guys”, para uma segunda temporada.

Enquanto isso, a Netflix está trazendo novos programas de comédia uma vez que “A Man on the Inside” estrelado por Ted Danson, “No Good Deed” com Lisa Kudrow e “The Four Seasons” com Tina Fey e Steve Carell. A plataforma de streaming também oferece uma ampla gama de especiais de comédia stand-up.

Jean Smart, que acabou de lucrar seu terceiro Emmy por interpretar uma ambiciosa comediante em “Hacks”, disse crer que o público de hoje está buscando comédias mais sombrias do que leves, uma mudança desde que ela estrelou “Designing Women” há três décadas.

“Acho que as pessoas estão desejando comédia agora mais do que nunca”, disse Smart. “Acho que as pessoas estão se sentindo desanimadas pelo mundo um pouco, e quem não quer rir? Isso faz muito.”

Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *