Se alguém já pesquisou em inglês no Google a frase “avaliações de purificadores de ar”, provavelmente encontrou o tipo de teor publicado no site HouseFresh.com.
O site foi criado em 2020 por Gisele Navarro e seu marido, posteriormente uma dez de experiência escrevendo sobre produtos para melhorar a qualidade do ar em ambientes internos.
O par encheu o porão com purificadores, realizou testes científicos rigorosos e escreveu artigos para ajudar os consumidores a estudar se o marketing desses produtos era exagerado.
O HouseFresh é um exemplo de uma indústria próspera de editores independentes que produzem exatamente o tipo de teor original que o Google diz querer promover.
E, de vestuário, pouco tempo posteriormente o lançamento do site, o gigante da tecnologia começou a apresentar o HouseFresh entre as primeiras páginas que apareciam posteriormente a procura sobre o tema.
O site se tornou um negócio próspero com 15 funcionários em tempo integral. Navarro tinha grandes planos para o horizonte.
No entanto, em setembro de 2023, o Google fez uma série de atualizações no algoritmo que alimenta seu mecanismo de procura.
“Isso nos dizimou”, diz Navarro. “De repente, os termos de procura que costumavam mostrar o HouseFresh agora levam as pessoas a grandes revistas de estilo de vida que claramente não testam os produtos. Os artigos nesses sites estão cheios de informações incorretas.”
A segunda atualização do algoritmo do Google ocorreu em março pretérito e foi ainda mais drástica. Os milhares de visitantes diários do HouseFresh foram reduzidos a somente centenas.
“Ficamos absolutamente arrasados”, diz Navarro. Nas últimas semanas, o HouseFresh teve que destituir a maior segmento de sua equipe. Se zero mudar, afirma a criadora, o site está fadado ao fracasso.
Exclusivamente o primórdio
Um porta-voz do Google disse à BBC que a empresa só faz alterações nos mecanismos de procura posteriormente realizar testes rigorosos que confirmem que serão úteis para os usuários.
Ele também observou que a empresa fornece aos proprietários de sites ajuda, recursos e oportunidades para feedback.
O Google mantém firme sua posição de que as mudanças serão benéficas para as buscas e que o novo algoritmo é somente o primórdio.
Na semana passada, o CEO do Google, Sundar Pichai, anunciou na conferência anual de desenvolvedores da empresa um dos movimentos mais significativos na história do mecanismo de procura.
No horizonte, disse Pichai, o Google fornecerá suas próprias respostas geradas por IA às buscas dos usuários, sem que eles precisem entrar em uma página da web.
A função é chamada de “AI Overviews” e já foi implementada nos Estados Unidos.
“O resultado é um resultado que faz o trabalho por você”, afirmou Pichai. “É IA generativa à graduação da curiosidade humana”, acrescentou.
As descrições gerais de IA são somente uma série de mudanças profundas que o Google implementou em seu resultado principal nos últimos dois anos.
A empresa afirma que seu recente esforço para renovar as buscas marcará o início de uma novidade e empolgante era tecnológica e ajudará a resolver muitos dos problemas que afetam a internet.
O motivo das mudanças
Os críticos afirmam que o oposto pode ocorrer. À medida que o Google reestrutura seus algoritmos e utiliza lucidez sintético para fazer a transição de um mecanismo de procura para um mecanismo de procura e resposta, alguns se preocupam que o resultado possa ser zero menos que a extinção das empresas que produzem teor.
Uma coisa é certa: o trabalho do Google está prestes a ter um impacto profundo no que muitos de nós vemos ao nos conectarmos à internet.
As mudanças foram feitas porque o Google reconhece que a internet tem um problema. Você mesmo pode ter percebido, se já utilizou um mecanismo de procura.
A internet é dominada por uma “escola” de geração de sites conhecida uma vez que “otimização para mecanismos de procura” ou SEO, em inglês.
O termo se refere a técnicas destinadas a ajustar artigos e páginas da web para obter um melhor reconhecimento nos mecanismos de procura.
A empresa até oferece sugestões, ferramentas e dicas de SEO para proprietários de sites. Para milhões de empresas que dependem da mecanização dos mecanismos de procura, o SEO pode ser inevitável.
O problema é que o SEO pode ser usado de forma “abusiva”. Alguns proprietários de sites perceberam que, às vezes, é provável lucrar mais verba criando teor projetado para aprazer aos algoritmos do Google, em vez de aos seres humanos.
Os esforços da empresa para mourejar com esse problema nem sempre têm sucesso. Se alguma vez você se sentiu goro com o que aparece ao pesquisar um tanto uma vez que “Os melhores tênis esportivos para mulheres”, você conhece o problema.
Frequentemente, os resultados posteriormente uma procura por palavras-chave estão repletos de páginas que contêm muito pouca informação útil, mas toneladas de anúncios e links para varejistas.
O que muitas vezes é perdido é o que provavelmente você está procurando ao transfixar o Google: informações de pessoas que têm conhecimento e paixão pelo objecto.
A guerra
A guerra de Google contra o spam nos resultados de procura se intensificou recentemente.
Em 2022, a empresa emitiu uma “Atualização de Teor Útil” para seu algoritmo destinada a expelir o teor criado somente para obter uma classificação mais subida no mecanismo de procura.
Em seguida, realizou uma atualização em setembro de 2023 e um terceiro ajuste em março deste ano. O gigante tecnológico afirma que o resultado é “45% menos de teor não original e de baixa qualidade”.
“Nosso objetivo com as atualizações recentes é conectar as pessoas a teor útil, satisfatório e original, de uma ampla variedade de sites na web”, afirmou um porta-voz da empresa à BBC.
“Enquanto trabalhamos para melhorar as buscas, continuamos focados em enviar tráfico valioso para os sites e estribar uma internet ensejo e saudável”, acrescentou.
Mas as atualizações também tiveram consequências, algumas surpreendentes. Por exemplo, os dados da instrumento de estudo SEMrush sugerem que o site da revista New York Magazine perdeu 32% de seu tráfico vindo do Google nos últimos seis meses, enquanto o GQ.com encolheu 26%.
Os dados indicam que o Urban Dictionary, um léxico de gírias do inglês que geralmente é muito popular e é construído coletivamente, perdeu murado de 18 milhões de visualizações de páginas, representando mais da metade de seu tráfico proveniente das buscas no Google.
Da mesma forma, o portal OprahDaily.com viu uma queda de quase 58%. Um porta-voz da New York Magazine afirmou que essas descobertas eram incompletas e não refletiam a estudo interna da empresa.
O SEMrush é uma instrumento padrão da indústria, suas cifras são estimativas e esses dados medem somente o tráfico vindo do Google. Representantes de GQ, Oprah Daily e Urban Dictionary não responderam aos pedidos de comentários da BBC.
No entanto, especialistas e mais de meia dúzia de executivos de mídia e proprietários de sites informaram à BBC que os dados parecem estar muito próximos da veras.
Há um beneficiário
Em vez desses sites, há uma plataforma que se destaca ainda mais: o Reddit. De congraçamento com a SEMrush, o Reddit teve um aumento de 126% no tráfico vindo do Google.
A empresa já está colhendo os frutos desse prolongamento. O Reddit acabou de anunciar seus primeiros lucros trimestrais desde sua exórdio de capital em março de 2024. Seus rendimentos totalizam US$ 243 milhões, um impressionante aumento de 48% em relação ao ano anterior.
“O aumento de tráfico que o Reddit está experimentando é sem precedentes na internet”, afirma Lily Ray, vice-presidente de estratégia e pesquisa de SEO da escritório de marketing Amsive, e uma poder no mundo do SEO. “De culinária a teor adulto, de videogames a jardinagem e voga, tudo está no Reddit.”
No entanto, a empresa se recusou a fazer comentários para a BBC. Mas o Reddit não é o único beneficiário das recentes atualizações do algoritmo do Google.
Os dados da SEMrush mostram que outros sites gerados por usuários, uma vez que Quora e Instagram, também experimentaram aumentos astronômicos muito semelhantes. Aliás, houve picos impressionantes no LinkedIn e na Wikipedia.
De certa forma, o Google estava seguindo uma tendência. Nos últimos anos, muitos usuários da internet começaram a juntar a termo “Reddit” ao final de suas buscas. Eles esperavam encontrar opiniões honestas compartilhadas nessa plataforma, ao contrário dos sites que tentavam enganar o sistema do Google.
Isso é confirmado pelo link público do Google, Danny Sullivan. “Descobrimos que as pessoas frequentemente querem aprender com as experiências dos outros, portanto mostramos teor de centenas de fóruns e outras comunidades na web”, observou.
“Nosso congraçamento com o Reddit não incluía, de forma alguma, qualificar seu teor em uma posição mais subida”, esclareceu. Mas os resultados do Google são um jogo de soma zero. Se o mecanismo de procura envia tráfico para um site, é porque o está recebendo de outro. Os efeitos sobre os perdedores nessa equação são dramáticos.
“O Google está simplesmente travando uma guerra contra os sites de teor editorial”, afirma Ray. “É quase uma vez que se tivessem projetado um algoritmo para brigar os pequenos blogueiros”, argumenta.
A principal preocupação
A maior preocupação, de congraçamento com os criadores de teor e executivos de mídia que entrevistamos, são as respostas geradas pela IA.
O Google argumenta que seus resumos de IA nos resultados de procura serão de grande ajuda para os sites.
Liz Reid, encarregado de procura do Google, escreveu em uma postagem que esses resumos de IA realmente aumentam o tráfico que a plataforma envia aos sites.
“As descrições geradas pela IA recebem mais cliques do que se a página tivesse aparecido em uma lista tradicional para essa consulta”, ela escreveu. “À medida que expandimos essa experiência, continuaremos focados em enviar tráfico valioso para editores e criadores de teor”.
No entanto, a empresa não compartilhou nenhum oferecido que apoie essa asserção, e muitos proprietários de sites e especialistas do setor temem que o oposto aconteça. Katie Berry, proprietária do site de dicas de limpeza Housewife How-Tos, presume que os usuários simplesmente não procurarão mais informações se a IA do Google responder às suas perguntas. Os resultados de procura da IA “respondem superficialmente e, muitas vezes, de forma incorreta, portanto as pessoas não visitam minha página”, ela diz.
Segundo Berry, o tráfico de sua página caiu 70% posteriormente a atualização do Google em 2022 e caiu ainda mais depois que o Google começou a testar sua novidade IA.
Outros, uma vez que o plumitivo de viagens David Leiter, dizem que a IA do Google está claramente plagiando seu teor. O pai de teor relata que uma procura por “Os melhores cânions de slot perto de Las Vegas” costumava mostrar um cláusula em seu site World Travel Guy. No entanto, recentemente ele fez uma procura que retornou uma resposta gerada pela IA no topo da página.
“O Google substituiu meu cláusula por um grande quadro com uma descrição universal feita pela IA, e deu uma resposta que está incorreta”, disse Leiter.
“Os quatro primeiros lugares listados nem sequer são cânions de slot. Um cânion de slot é um tipo específico de cânion com um galeria estreito, mas a IA não entende isso”, comentou.
A descrição universal da IA incluía um link para o cláusula de Leiter, mas somente se a pessoa se desse ao trabalho de clicar em uma pequena seta na segmento subordinado do resultado.
Leiter afirma que as recentes atualizações do algoritmo do Google tiraram 95% do tráfico de seu site. Enquanto isso, o Google reconhece que as ferramentas de lucidez sintético podem fornecer informações imprecisas, mas garante que está continuamente trabalhando para melhorar os resultados.
Disputa judicial
Os executivos de mídia não são os únicos que questionam o controle do Google sobre a Internet.
A empresa está simultaneamente enfrentando várias ações antitruste, direcionadas a diferentes partes de seu negócio.
Atualmente, aguarda uma decisão sobre um processo movido pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que a acusa de operar um monopólio proibido na indústria de motores de procura. Se o gigante tecnológico perder o caso, as penalidades podem variar desde multas gigantescas até a rescisão forçada da empresa.
O Google, que controla mais de 90% do mercado global de buscas, afirma que seu sucesso se deve unicamente ao vestuário de oferecer produtos superiores.
Um de seus porta-vozes destacou que a empresa enfrenta uma “imensa concorrência” e que as pessoas têm muitas opções para buscar informações online.
“Entendo que o Google não nos deve tráfico, nem a nós nem a ninguém”, diz Navarro, da HouseFresh.
“Mas o Google controla as rotas. Se amanhã decidirem que as rotas não chegarão a uma cidade inteira, essa cidade morrerá. Eles têm poder demais. Não podemos simplesmente dar de ombros e manifestar: ‘Ah, muito, é só o livre mercado'”, ele opina.
“Talvez tenha sido ingênuo pensar que poderíamos ter sucesso somente criando teor original e de magnífico qualidade que as pessoas queiram ler”.
Oriente texto foi publicado originalmente cá.