Conheça O Filme Que Christopher Nolan Esconde Do Público

Conheça o filme que Christopher Nolan esconde do público – 18/03/2024 – Ilustrada

Celebridades Cultura

Quando Christopher Nolan ainda não era um diretor festejado —antes de “A Origem” penetrar na terreno dos sonhos, “Interestelar” trebelhar com as leis da física e “Tenet” distorcer todo siso de cronologia— havia “Larceny”.

Em 1995, Nolan dirigiu “Larceny” com um grupo de amigos que ele havia publicado através da sociedade de cinema do University College London. O curta tem muro de 8 minutos de duração, foi filmado em preto e branco com câmeras de 16 mm e envolve o roubo de um apartamento.

Essencialmente, essas são todas as informações públicas sobre o filme. Em seguida uma exibição no Festival de Cinema de Cambridge em 1996, ele desapareceu.

Nas décadas seguintes, Nolan, 53 anos, tornou-se publicado por sua cinematografia expansiva e enredos complexos em filmes porquê “Amnésia”, a trilogia “Batman” e “Dunkirk”. Agora, ele venceu seu primeiro Oscar por “Oppenheimer”, um filme biográfico de três horas sobre um físico que arrecadou quase US$ 1 bilhão em bilheteria.

A popularidade do trabalho de Nolan tornou o mistério de “Larceny” enlouquecedor para os fãs que desejam ver toda a filmografia dele, e talvez obter insights sobre seu desenvolvimento inicial porquê cineasta.

“Quando eu encontrar Deus, não vou perguntar sobre os pergaminhos da Livraria de Alexandria, vou pressioná-lo por oriente filme perdido”, escreveu Dan DeLaPorte no Letterboxd, um site onde as pessoas avaliam e resenham filmes.

DeLaPorte disse em uma entrevista que ele havia navegado por páginas e páginas de resultados de procura do Google e vasculhado o Reddit, Vimeo e sites de mídia underground para tentar encontrar “Larceny”.

A decisão de Nolan de manter “Larceny” privado enquanto divulgava “Doodlebug”, um curta de três minutos de 1997, alimentou especulações entre seus fãs. Ele está planejando transformar “Larceny” em um longa-metragem? Está envergonhado de seu trabalho porquê jovem cineasta? Nervoso sobre qualquer teor?

“Na literatura inglesa, há esse termo, ‘juvenilia’, que se refere aos primeiros trabalhos de grandes artistas, quando eram adolescentes ou aprendizes”, disse Matthew Tempest, ex secretário da sociedade de cinema da universidade quando Nolan era seu presidente. “Pode ser frustrante para os fãs, mas acho que eles [os artistas] têm o recta de destruir ou retirar isso [a obra].”

Em 2021, um fã encontrou uma transcrição de outro dos primeiros curtas de Nolan, “Tarantella”, de 1990, com a ajuda de uma estação de televisão pública de Chicago. Depois que o filme foi postado no Vimeo, a produtora de Nolan fez uma reclamação por violação de direitos autorais para removê-lo da plataforma. Mesmo assim, a invenção renovou a esperança entre os fãs de Nolan.

Será que “Larceny” será desenterrado em seguida?

Um Treino de Treinamento

Na dez de 1990, a sociedade de cinema do University College London se reunia semanalmente em um porão de teatro bagunçado com tiras de filme penduradas do teto. Nolan e os outros membros do grupo, incluindo Emma Thomas, sua futura esposa, tinham aproximação a câmeras, tripés, trilhos e outras ferramentas de produção cinematográfica. Ele continuou a usar o equipamento depois de se formar em 1993.

Os filmes estudantis proporcionam oportunidades para que os cineastas iniciantes experimentem sua arte e forjem parcerias com atores e membros da equipe, disse Christopher Chan Roberson, que leciona cinematografia na Tisch School of the Arts da Universidade de Novidade York.

“A teoria de fazer um filme estudantil é ter uma noção de processo”, disse Roberson. “É exclusivamente um processo de expressar, ‘OK, talvez eu não tenha feito o melhor filme, mas eu realmente senhoril trabalhar com oriente diretor de retrato e oriente é o meu diretor de retrato para a vida’.”

Jeremy Theobald, que interpretou o ocupante do apartamento em “Larceny”, também estrelou no primeiro longa de Nolan, “Following”, sobre um noticiarista aspirante que conhece um ladrão profissional. David Julyan, que criou a música para “Larceny”, mais tarde trabalhou com Nolan em “Amnésia”, “Insônia” e “O Grande Truque”.

Theobald disse a Darren Mooney, responsável de “Christopher Nolan: Um Estudo Crítico dos Filmes”, que o roteiro de Nolan para “Larceny” diferia dos roteiros surreais da sociedade de cinema que ele havia lido.

“Isso era espirituoso”, disse Theobald. “Era engraçado, era sucinto e era sombrio. Tinha um ótimo desfecho.”

“Larceny” foi filmado ao longo de um término de semana no apartamento de Nolan, disse Julyan, e apresenta repetições de percussão, piano e beixo elétricos de um sintetizador que Julyan havia emprestado.

Em uma entrevista à Vice publicada em 2014, Nolan lembrou de tratar “Larceny” e “Doodlebug” porquê oportunidades para testar técnicas de produção cinematográfica antes de utilizar essas habilidades em “Following”.

“Você pode fabricar uma máquina de produção muito enxuta e apertada que seria logo aplicada para fazer um longa-metragem?”, disse Nolan. Ele acrescentou: “Quando chegamos para fazer ‘Following’, estávamos meio que filmando um curta-metragem todo término de semana. Logo seria um pedaço de dois minutos, três minutos do filme feito todo término de semana.”

‘Um Artista Muito Controlado’

“Tarantella” vive nas profundezas da internet, e “Doodlebug” está incluído na edição Criterion de “Following”. Mas muito poucas pessoas viram “Larceny”, e isso parece improvável de mudar. Os diretores às vezes evitam lançar seus primeiros trabalhos por receio de que isso possa refletir mal sobre eles, disse Roberson.

“Acho que Chris Nolan não quer se expor”, disse Roberson, acrescentando: “Por que compartilhar alguma coisa incompleto do qual você não se orgulha, em vez de ‘Oppenheimer’?”

No livro de Mooney, Theobald disse: “Acho que Chris achou que era muito parecido com ‘Following’, que as pessoas pensariam que era um laboratório para ‘Following'”.

Um porta-voz de Nolan se recusou a comentar.

“Chris é um artista muito controlado, um cineasta controlado”, disse Nigel Karikari, o assistente de direção de “Larceny”, lembrando porquê Nolan usava uma filmadora para fazer ensaios antes de filmar. “Ele não querer lançar isso é exclusivamente mais uma extensão disso.”

Para DeLaPorte, há um lado positivo na natureza misteriosa e inassistível de “Larceny”.

“Há uma mito em torno disso agora”, disse ele. “É quase maior do que seria se estivesse disponível. Há essa coisa inatingível que mantém a procura em curso.”

Folha

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