Copa América: Biden Usa Torneio Para Atrair Latinos 20/06/2024

Copa América: Biden usa torneio para atrair latinos – 20/06/2024 – Mundo

Esporte

A campanha do presidente Joe Biden resolveu fazer uma aposta inusual em uma eleição americana: o futebol.

Aproveitando a Despensa América, que começa nos Estados Unidos nesta quinta-feira (20), democratas montaram uma estratégia voltada para aproveitar a atenção da enorme comunidade latina no torneio –atraída principalmente por craques porquê o prateado Lionel Messi e o brasílico Vini Jr.

“Vai ser o evento mais observado pela comunidade latina. Estamos falando de mais de 100 milhões de pessoas assistindo ao jogo, 60 milhões de mexicano-americanos, que são fãs da El Tri, a seleção mexicana de futebol”, diz à Folha Maca Casado, diretora da campanha de Biden para a mídia latina.

“Futebol não é um esporte americano em si, porquê é no Brasil, na Inglaterra ou até mesmo no México”, reconhece Maca. “Mas a cultura em torno do futebol está crescendo muito rápido, com a mudança do Messi para os EUA, e por meio de fenômenos culturais porquê Ted Lasso”, completa, em referência ao seriado premiado em que um treinador de futebol americano passa a comandar um time de futebol inglês.

O esforço mira engajar um eleitorado crucial em uma eleição disputada, principalmente nos estados-pêndulo de Nevada e Arizona, que abrigam uma enorme comunidade hispânica. Neste ano, 4 milhões de latinos poderão votar pela primeira vez, totalizando 36,2 milhões de pessoas.

No entanto, apesar de o precário já corresponder a quase 15% do eleitorado –o segundo maior grupo étnico-racial, detrás exclusivamente de brancos–, latinos têm a mais baixa taxa de comparência às urnas –o que oferece um enorme potencial de eleitores para as campanhas.

O grupo tende a votar em democratas em eleições presidenciais, mas Donald Trump tem feito avanços. O suporte ao republicano nessa parcela do eleitorado aumentou de 28% para 32% da eleição de 2016 para a de 2020, e, neste ano, pesquisa de intenção de voto New York Times/Siena College mostra o empresário seis pontos adiante de Biden –com a salvaguarda de que, por ser um subgrupo, a margem de erro é de dez pontos.

Maca não revela quanto foi investido na campanha durante a Despensa América, mas afirma ser uma zero milionária. O primeiro pregão, lançado nesta quinta, leva o nome de “Gooaalll!!”. Com versões em inglês e em espanhol, ele será veiculado durante os jogos mais importantes do campeonato.

A peça começa com arquibancadas vazias, enquanto um narrador diz: “Há quatro anos, nós fomos fechados. Estádios estavam vazios. Trump fracassou em relação a nós”, em referência à atuação do ex-presidente durante a pandemia.

“Biden criou 15,6 milhões de empregos, investiu bilhões na geração de novos negócios americanos e está até tornando nossas comunidades mais seguras em relação a violência por armas de lume”, segue a propaganda, enquanto intercala imagens do presidente com torcedores comemorando um gol. Ao final, um cartão vermelho aparece sobre uma foto de Trump.

O exposição mira as preocupações centrais do eleitorado latino, segundo pesquisas: economia e violência. Na primeira, Biden é principalmente mal estimado, diante da disparada da inflação de quase 20% durante seu procuração.

“Mas a segmento mais importante [da estratégia] é a de organização. Nós estamos construindo toda uma estrutura. Vamos festejar com festas para presenciar aos jogos em bares esportivos e restaurantes, para encontrar os eleitores latinos onde ele estão, engajá-los, registrá-los [para votar] e se juntarem à nossa campanha”, diz Maca.

Em uma eleição em que o voto não é obrigatório e em que ambos os candidatos são impopulares, analistas apostam que o principal determinante do resultado vai ser quem tiver mais sucesso em convencer seu votante a ir às urnas –daí a preocupação em engajar a comunidade latina, de enorme potencial oferecido seu plebeu comparência.

Na tentativa de empolgar o votante, a campanha também lançou uma camisa de futebol temática, com o nome de Biden e o número 46 (o democrata é o 46º presidente americano), e uma placa com a frase “Golaços Biden/Harris”.

Há ainda kits bilíngues para quem for presenciar aos jogos de moradia com sugestões de conversas para o pausa e “a pausa para a cervejinha” com o objetivo de “engajar os convidados sobre porquê o presidente Biden está sendo efetivo para as famílias latinas em verificação com a agenda antilatina de Trump”, afirma a campanha.

Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *