De Ainda Estou Aqui A Wicked, Oscar 2025 é O

De Ainda Estou Aqui a Wicked, Oscar 2025 é o mais político – 29/01/2025 – Ilustrada

Celebridades Cultura

Uma gama fabulosa de filmes foi indicada ao Oscar levante ano, de um músico luminoso da Broadway a um drama brasiliano fundamentado em uma história real. De uma farsa divertida sobre uma stripper a uma obra de era ambientada em um reformatório juvenil da Flórida.

De longe, pode parecer que os votantes da Liceu cobriram quase todos os gêneros e humores que o cinema tem a oferecer. Mas quando olhamos mais de perto, é notável uma vez que muitos dos indicados têm um pouco em geral. Em suas maneiras distintas, esses filmes abordam questões contemporâneas com pujança feroz o suficiente para fazer desta uma das seleções mais políticas da história do Oscar.

No caso de “O Novato”, o paisagem político é inescapável. O filme de Ali Abbasi é uma cinebiografia controversa do recém-empossado presidente Donald Trump, concentrando-se em seus anos uma vez que um aspirante a magnata imobiliário em Novidade York.

Em outubro, Trump denunciou o filme uma vez que um “trabalho barato, difamatório e politicamente repugnante”.

A Liceu parece ter gostado do filme: “O Novato” recebeu duas indicações de atuação, uma para Sebastian Stan, que interpreta o próprio Trump, e uma para Jeremy Strong, que coestrela uma vez que seu mentor, Roy Cohn.

Outras indicações não são tão francamente políticas – na verdade, muitas delas são excelentes justamente porque abordam a política de ângulos inesperados – mas elas dificilmente são tímidas em trazer pontos que podem provocar alguns espectadores.

O filme com mais indicações ao Oscar levante ano éEmilia Pérez”, um músico gaulês dirigido por Jacques Audiard.

Suas 13 indicações incluem melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro apropriado. Já sua estrela, Karla Sofía Gascón, é a primeira mulher trans a ser indicada ao Oscar de melhor atriz, o que é uma enunciação e tanto em uma semana em que Trump assinou uma ordem declarando que há somente dois sexos reconhecidos nos Estados Unidos e que eles não podem ser alterados.

Aliás, seu número de música e dança de destaque, o indicado ao Oscar “El Mal”, é uma pena furiosa de políticos corruptos e outros grandes figurões.

“Ainda Estou Cá” também se saiu surpreendentemente muito. O drama brasiliano de Walter Salles foi indicado não somente na categoria de melhor filme internacional, o que a maioria dos comentaristas esperava, mas na categoria principal de melhor filme.

E sua estrela, Fernanda Torres, foi indicada a melhor atriz. Essas indicações darão um grande impulso publicitário a um filme que é um tratado atencioso sobre a influência de ser obstinado e incansável diante de um regime totalitário.

Em seu próprio estilo mais tingido e deleitável ao público,Wicked” tem temas semelhantes. Indicado em dez categorias diferentes, incluindo melhor filme, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante e melhor trilha sonora original, é um filme que parece, a princípio, ser uma prelecção sobre uma vez que tratar pessoas menos privilegiadas com gentileza.

Mas, assim uma vez que o filme ao qual serve de prelúdio, “O Mágico de Oz”, ele traz reflexões provocativas sobre a natureza do poder ao retratar o Mágico uma vez que um governante interesseiro que usa o temor e o ilusão para controlar a população.

E a lista continua. “O Brutalista”, de Brady Corbet, que também recebeu dez indicações, incluindo melhor filme, melhor diretor e melhor ator, é sobre um arquiteto húngaro-judeu lutando para se estabelecer nos Estados Unidos em seguida a Segunda Guerra Mundial.

E “Anora”, de Sean Baker, que tem seis indicações, incluindo melhor filme, melhor diretor e melhor atriz, é sobre uma trabalhadora do sexo na Novidade York de hoje. Mas ambos lançam um holofote sutil sobre a experiência do imigrante e o recta dos super-ricos.

“Nickel Boys”, de RaMell Ross, apropriado do romance de Colson Whitehead e indicado uma vez que melhor filme e melhor roteiro apropriado, não parece um drama de era padrão, graças ao seu uso ousado da perspectiva em primeira pessoa, mas seu objecto é o pretérito racista dos EUA – e uma vez que esse pretérito reverbera nos dias atuais.

“Sing Sing”, de Greg Kwedar, que tem indicações para a estrela Colman Domingo e roteiro apropriado, também, conta a história real de um grupo de teatro para homens encarcerados.

Não menciona racismo em nenhum momento, mas quase todos os seus personagens são negros e da classe trabalhadora, o que diz muito sobre a veras das prisões dos EUA: dados publicados pelo Pew Research Center em 2020 mostraram que, no final de 2018, havia 2.272 presos para cada 100 milénio homens negros, comparado a 392 presos por 100 milénio homens brancos.

Até “Duna: Secção 2” —indicado a cinco prêmios, incluindo melhor filme— é mais multíplice nos assuntos de religião e liderança do que o blockbuster de ficção científica médio.

Na maioria dos anos, um ou dois filmes francamente políticos são indicados ao Oscar, uma vez que a sátira anticapitalista “Triângulo da Tristeza” em 2023 e em 2024, o acerto de contas sombrio de Martin Scorsese com a exploração de nativos americanos, “Assassinos da Lua das Flores”.

Em 2025, esses filmes são a regra e não a exceção.

A questão agora é se essas indicações políticas se traduzirão em uma cerimônia de premiação política. Tradicionalmente, os discursos de validação do Oscar evitam qualquer coisa mais controversa do que pedir mais flutuação nos sets de filmagem, uma vez que Frances McDormand fez quando recebeu seu prêmio de melhor atriz por “Três Anúncios Para Um Transgressão” em 2018.

E quando os vencedores do Oscar fazem referência à política dos EUA, eles podem ter uma recepção mista, uma vez que Michael Moore fez quando criticou George W. Bush durante seu oração de validação por Tiros em Columbine, o vencedor de 2003 do prêmio de melhor documentário.

Mas levante ano parece que pode ser dissemelhante. A segmento mais emocionante da cerimônia de março pode não ser ver quem ganha, mas ouvir o que eles dizem quando ganham.

Levante texto foi originalmente publicado cá.

Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *