Com o espaço talhado ao palco principal lotado, a orquestra, uma das mais importantes da dezena de 90 no rock brasílio, não decepcionou. Raimundos comemora 30 anos de curso em show com clássicos no Rock Fest SBO
Nem a chuva e o indiferente que tomaram conta do Multíplice Usina Santa Bárbara na noite deste sábado (24) foram capazes de expulsar o público do show dos Raimundos, que abriram a programação do dia no Palco Terreno.
Com o espaço talhado ao palco principal lotado, a orquestra, uma das mais importantes da dezena de 90 no rock brasílio, não decepcionou. O grupo comemorou os 30 anos de curso com os maiores clássicos.
📲 Participe do conduto do g1 Piracicaba no WhatsApp
Ao furar o show com “Deixa eu Falar”, cantiga presente no álbum “Só no Forevis” (1999) e com seu refrão, os Raimundos mostraram a que vieram. “Liberdade de sentença, deixa eu falar…”, diz trecho da música.
Raimundos arrasta plebe de fãs durante show no Rock Fest SBO
Antonio Trivelin/g1
Da gracejo do vocalista Digão com os “dedos rápidos” do guitarrista Marquim, passando pela anedota da música de paixão rejeitada por um grande compositor, até a realização de trechos de músicas do Metallica e do Slayer no meio do show, a orquestra soube envolver o público.
Irreverência é a marca dos Raimundos desde que a orquestra iniciou suas atividades há 30 anos em Brasília, ao produzir uma sonoridade que une influências nordestinas ao punk e hardcore de Ramones e Dead Kennedys.
Essa mesma irreverência esteve presente no show em Santa Bárbara e está na turnê que comemora os 30 anos de orquestra, porquê disse o vocalista e guitarrista Digão ao g1.
“É o suprassumo dessa turnê que a gente separou e é um show que ele tem muitos momentos engraçados. Rola meio que um stand-up assim, sem querer trespassar do nosso… De dar uma ‘zoadinha’ de ligeiro, né?”, comentou.
Sob chuva, público acompanha show do Raimundos no Santa Bárbara Rock Fest
Antonio Trivelin/g1
Superação
Em meio às comemorações de 30 anos dos Raimundos, a orquestra precisou superar a morte do baixista Canisso, ocorrida em 2023.
“Depois do que a gente passou, a orquestra está muito azeitada e o Jean, que é o novo baixista, sangue novo, trouxe uma coisa muito boa para a orquestra e a rapaziada cá, que já está há muitos anos. Portanto a gente está ali, firme e poderoso no propósito, o disco novo está chegando portanto vamos para cima!”
Turnê
Em turnê pelo Brasil com sua Tour 2024, os Raimundos apresentaram em Santa Bárbara d’Oeste clássicos de 30 anos de uma curso marcada, principalmente pela inusitada união entre forró e punk/hardcore, que dá origem ao estilo “forrocore”.
Da musicalidade de quem ponto de partida é o punk hardcore de Dead Kennedys e Ramones (que serviu, inclusive, de inspiração para o nome da orquestra de Brasília), os Raimundos acrescentaram forró e elementos de cultura nordestina, com letras engraçadas e “sacanas”.
Uma mistura que marca os álbuns mais importantes da curso da orquestra, porquê o homônimo, de estreia (1994), “Lavô Tá Novo” (1995) e “Só no Forevis (1999), o disco de maior visibilidade do grupo.
Raimundos no palco Terreno do Santa Bárbara Rock Fest
Antonio Trivelin/g1
O repertório no Santa Bárbara Rock Fest transitou por diferentes fases, trazendo clássicos da orquestra, porquê “I São You Saying”, “O Pão da minha Prima”, “Palhas do Coqueiro”, ‘Selim”, “Mulher de Fases” e “A Mais Pedida”.
“Puteiro em João Pessoa” e “Eu Quero Ver o Vazio”, dois dos maiores hits da orquestra encerraram o show.
Homenagens
Houve também espaço para homenagem a outro grande expoente do rock brasílio dos anos 90, com a apresentação de “Lugar ao Sol”, do Charlie Brown Jr. outras bandas, com a apresentações de músicas de Charlie Brown Jr.
Canisso também foi homenageado no palco por Digão. “Deixou uma marca valiosíssima na nossa orquestra e eternamente vai estar com a gente”, disse.
Voltando com força
A chuva não deu trégua ao longo de todo o show, o que gerou algumas bem-humoradas reclamações de Digão à São Pedro, santo espargido por ter “poderes sobrenaturais” de controlar o tempo.
Ao final, Digão agradeceu o público, que resistiu bravamente à chuva. “O rock está voltando e vocês estão fortalecendo a cena”, completou.
Raimundos durante show no Rock Fest SBO 2024
Antonio Trivelin/g1
Presença de palco
Apesar da chuva, as amigas Gisele Roble e Suellen Ciorlin acompanharam o show próximo ao palco e não desanimaram. Suellen disse que já tinha ido em outro show da orquestra e gostou da empolgação. Já Gisele elogiou a presença de palco dos músicos.
Santa Bárbara Rock Fest
O Santa Bárbara Rock Fest 2024 reúne 41 atrações ao longo de três dias de evento. São 35 bandas selecionadas de várias vertentes do rock, além de seis headliners. O evento acontece até o próximo domingo (25) e é gratuito.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Fonte G1
