Game completa 15 anos nesta sexta-feira (17). Contos assustadores inventados por jogadores são tradição: ‘É logo que mitos são criados’, diz diretor criativo. Desenvolvedores de ‘Minecraft’ falam sobre Herobrine e outras lendas urbanas do jogo
As incontáveis (e assustadoras) lendas urbanas criadas por jogadores de “Minecraft” ao longo dos últimos 15 anos fazem segmento da originalidade tão incentivada pelo jogo – pelo menos de tratado com os desenvolvedores do game. Assista ao vídeo supra.
São histórias, muitas vezes conhecidas porquê “creepypastas”, com toques sobrenaturais que flutuam sobre a barreira entre os mundos do dedo e real. A mais conhecida delas, qualquer fã já está cansado de saber, é chamada simplesmente de Herobrine.
A maior segmento delas é claramente ficção. Outras, chegam a ser incorporadas pelo Mojang, estúdio sueco que desenvolve o game – e que evita confirmar ou negar sua verdade com todas as letras.
“É um mistério e um narrativa de terror da comunidade sobre esse personagem, Herobrine, que aparece no seu mundo e constrói armadilhas ou coisas misteriosas”, diz o diretor de geração da empresa, Jens Bergensten, em entrevista ao g1.
Divulgado pelos fãs porquê Jeb, ele desenvolve “Minecraft” desde 2010, quando a equipe era formada por ele e pelo pai do game, Markus “Notch” Persson.
“Nós não confirmamos exatamente se é verdadeiro ou falso”, afirma, com um sorriso malandro no rosto.
O g1 publica esta semana uma série de reportagens sobre “Minecraft”, que completa 15 anos de existência nesta sexta-feira (17) porquê o game mais vendido do mundo, o primeiro e único a ultrapassar a barreira das 300 milhões de unidades vendidas.
Herobrine tem figura padrão de personagem controlado pelo jogador em ‘Minecraft’, mas com olhos brancos
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Quem, ou o que, é Herobrine?
Reza a mito que esta mito é quase tão velha quanto o próprio game. É difícil definir o que é verdade ou mito, mas todas as variações da história apresentam a mesma base.
De tratado com elas, o ano era 2010, antes ainda do lançamento solene de “Minecraft”. Em um fórum de internet, um usuário anônimo compartilhava seu relato. Nele, dizia que tinha encontrado um ser misterioso em um mundo offline recém-criado.
Com figura igual à do padrão de um personagem controlado pelo jogador, mas com olhos brancos em um rosto vazio, ele manteve a intervalo e desapareceu em pouco tempo.
Depois disso, coisas estranhas incomuns para os mundos gerados maquinalmente pelo game passaram a surgir, porquê pequenos buracos nas pedras ou pirâmides de areia no ar.
Curioso, o usuário dizia ter procurado ajuda em outros fóruns, mas seus tópicos eram misteriosamente apagados logo em seguida – ironicamente, o relato original não sofreu o mesmo tramontana, mas enfim.
Posteriormente certa insistência, ele teria recebido uma mensagem direta de um incógnito que unicamente o mandava parar. O nome de usuário? Herobrine.
‘Minecraft’ se tornou sucesso ao colocar jogadores em mundos com formas simples (a imagem não mostra o Herobrine. Ou será que mostra?)
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Uma investigação de um mês revelou que oriente era o sobrenome adotado por um jogador sueco. Por possibilidade, irmão de “Notch”. Em um e-mail, de tratado com a história, o próprio teria confirmado que seu irmão já tinha morrido.
Interessante, né? O problema é que Persson já tuitou, ainda em 2011, que nunca perdeu um irmão. Seria o suficiente para resolver a questão, mas, 14 anos depois, milhares de vídeos sobre Herobrine ainda são produzidos todos os dias.
Indumentária ou fake
“Foi uma geração da comunidade. Foi uma história que ganhou vida própria e que foi sendo contada no YouTube, no Reddit e nessas coisas”, afirma Bergensten depois de uma certa insistência.
“As pessoas estavam recontando a história e meio que fazendo pegadinhas de YouTube, nas quais parecia que tinha ocorrido de verdade, mas era editado. E as pessoas acreditavam. ‘Você viu isso?’ E é logo que um mito ganha vida.”
Warden é uma pessoa inspirada por criações de jogadores de ‘Minecraft’
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Para o Mojang, histórias do tipo fazem segmento do sucesso de um game tão focado na originalidade de seus usuários. Enfim, conquistou milhões de fãs ao dar a eles ferramentas para fabricar aventuras próprias em mundos formados por cubos e criaturas com formatos parecidos.
Tanto que mais do que fazer mistério sobre Herobrine, a cada atualização do game, a empresa avisa, entre outros esclarecimentos sobre novidades, que “Herobrine foi removido”.
Esta obviamente não é a única mito do tipo. Jogadores mais antigos já estão mais do que acostumados a outras creepypastas, porquê o “Giant Alex”, o “Entity 303” ou o “Green Steve” (oriente último, incógnito pelo desenvolvedor).
Alguns, no entanto, deixam marcas tão profundas que ganham ecos dentro do jogo em si. Orgulhosa de sua relação próxima à comunidade dos fãs, a diretora do game, Agnes Larsson, conta que muitos pedidos ganham versões oficiais – ou inspiram criações da equipe.
“Uma dessas – que começou a focar mais nesses mitos, que são criados – eu diria que é o Warden, uma pessoa muito assustadora”, diz ela.
“A inspiração foi muito esse tipo de coisa esquisita que é quase real. Esse foi, eu diria, parcialmente inspirado pelo ‘Thing’, do folclore criado pela comunidade. O que é muito lítico.”
Fonte G1
