'Dix': perfis privados no Instagram são vistos como 'espaço sagrado' por jovens, dizem especialistas

Celebridades Cultura


Sentença ganhou ainda mais destaque em seguida disputa entre influenciadoras viralizar no TikTok. ‘Daily’ e ‘PVD’ são outros termos populares entre a Geração Z. O que é ‘dix’, termo citado em polêmica entre adolescentes no TikTok
Uma polêmica tomou conta da internet e levantou a pergunta: o que é “dix”? Tudo começou quando Duda Guerra, de 17 anos, acusou Antonela Braga, de 16, de dar em cima de seu namorado, Benício — rebento de Angélica e Luciano Huck — por meio do “dix” dele.
A gíria “dix”, usada por jovens para se referir a perfis privados nas redes sociais, ganhou destaque em seguida a disputa entre as influenciadoras viralizar no TikTok.
Especialistas ouvidos pelo g1 explicam que, para a Geração Z, o “dix” é considerado um espaço íntimo, quase sagrado, reservado unicamente para pessoas de muita crédito.
Segundo a cyberpsicóloga Angelica Mari, o fenômeno mostra uma fragmentação da identidade do dedo. “Vemos usuários criando várias personas on-line para gerenciar diferentes aspectos de porquê se apresentam socialmente”.
“As contas principais, aquelas abertas para qualquer um seguir, podem projetar uma imagem idealizada, enquanto os perfis ‘dix’ permitem uma frase mais autêntica e menos filtrada da pessoa”, diz a técnico.
O que significa ‘dix’
O que é ‘dix’, termo citado em polêmica entre adolescentes no TikTok
Unsplash/Jesus Eca
“Dix” é um termo ou gíria popular entre a Geração Z — jovens nascidos entre 1995 e 2010 — e se refere a um perfil de rede social, geralmente no Instagram, com chegada restrito. Nessas contas privadas, os usuários compartilham conteúdos pessoais unicamente com um grupo muito seleto de amigos.
O objetivo do “dix” é manter um espaço mais íntimo e reservado, onde é provável postar, por exemplo, desabafos sem a presença de familiares ou conhecidos mais distantes.
3 reflexões sobre a polêmica que envolve rivalidade feminina, proteção dos homens e superexposição nas redes
A termo é uma variação de “dixar” — uma forma informal de “deixar” — usada no sentido de “postar em off”, ou seja, compartilhar alguma coisa de forma discreta e restrita, explica João Vitor Rodrigues, professor de marketing do dedo da ESPM.
Segundo o professor, é importante entender que o “dix” vai muito além de um perfil fechado no Instagram.
“É uma forma de mostrar que você não está disposto a compartilhar tudo com todo mundo. Esse jovem valoriza qualquer nível de privacidade e intimidade, alguma coisa que se divide unicamente com os mais próximos”, diz.
Pessoa mexendo no celular
MART PRODUCTION/Pexels
Para a técnico em cyberpsicologia Angelica Mari, o caso dos adolescentes mostra porquê as redes sociais estão criando novos rituais de pertencimento e exclusão.
“Ter chegada a uma conta ‘dix’ funciona porquê um símbolo de proximidade e crédito no universo do dedo. A tentativa de seguir esse perfil pode ter sido interpretada não unicamente porquê curiosidade, mas porquê uma violação de um espaço considerado sagrado nas relações on-line”, explica.
Segundo ela, a intensidade da reação dos adolescentes e o envolvimento de adultos — porquê no caso de Angélica, que se posicionou sobre o matéria — mostram porquê esses espaços digitais carregam um peso psicológico e emocional enorme, mormente para a geração mais jovem, que cresceu imersa nas redes sociais.
‘Daily’ e ‘PVD’
Além do “dix”, muitos vídeos no TikTok também mencionam o termo “daily”, que se refere a um perfil, que ainda pode ser privado no Instagram, usado por jovens para compartilhar mais do seu dia a dia de forma mais exclusiva.
Esses perfis também costumam ser nichados: alguns são dedicados unicamente a dicas de maquiagem, outros a comentários sobre esportes, ou ainda unicamente para dividir a rotina da pessoa.
Também é generalidade ver jovens usando o termo “PVD” — uma abreviatura de “privado” — para se referir a perfis que misturam características do “dix” com o “daily”.
LEIA TAMBÉM
Entenda a polêmica
Os apresentadores Luciano Huck e Angélica ao lado dos filhos
Reprodução/Instagram
A nora de Angélica e Luciano, a tiktoker Duda Guerra fez um post dizendo que a influenciadora Antonela Braga estava dando em cima de seu namorado, o Benício.
Duda argumentou que Antonela pediu para seguir Benício em seu dix, ou seja, o Instagram privado do garoto.
A outra tiktoker disse: “Só queria seguir ele porque me deu curiosidade. Ele é rebento de gente famosa. Isso não quer expor que eu estava dando em cima dele, mas ela quis tirar proveito da situação para se aproximar de pessoas que dariam mais engajamento para ela”.
Desde logo, as duas trocaram vários ataques no TikTok.
A apresentadora Angélica se pronunciou sobre uma polêmica envolvendo os adolescentes. Nesta quarta-feira (7), ela postou um texto dizendo ter sido “doloroso” seguir a confusão entre eles.
“Crescer hoje, sob o julgamento permanente das redes, é muito mais difícil [do que no passado]. A lógica da aprovação instantânea, os ataques anônimos, a pressão para parecer sempre patente diante de milhares de pessoas… Tudo isso pesa demais para quem ainda está construindo sua identidade”, escreveu Angelica.
Influenciadora viraliza ao simular parto de bebê Reborn
Uma vez que usar o ChatGPT para gerar imagens digitais a partir de esboços feitos à mão
Brasileiros treinam perceptibilidade sintético para abordar temas porquê racismo e nazismo

Fonte G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *