Dona Do Google Fatura Us$ 10 Bi A Mais Em

Dona do Google fatura US$ 10 bi a mais em um ano – 24/07/2024 – Tec

Tecnologia

As receitas da Alphabet, dona do Google, aumentaram 14% no segundo trimestre, com um incremento de dois dígitos na publicidade, sugerindo que chatbots de perceptibilidade sintético porquê o ChatGPT, da OpenAI, ainda não afetaram o site de buscas.

Um incremento ainda mais poderoso na secção de serviços na nuvem demonstrou a demanda voraz por serviços de computação e dados, à medida que empresas de big techs e startups correm para edificar grandes modelos de linguagem e integrar IA em seus negócios.

As receitas subiram para US$ 84,7 bilhões (R$ 474,32 bilhões) no segundo trimestre, contra US$ 74,6 bilhões (R$ 417,76 bilhões) do mesmo período no ano pretérito, de entendimento com dados divulgados nessa terça-feira (23). A performance superou a estimativa média dos analistas, que era de US$ 84,2 bilhões (R$ 471,52 bilhões).

O lucro líquido foi de US$ 23,6 bilhões (R$ 132,16 bilhões), um aumento de 28% no mesmo período do ano anterior, novamente superando ligeiramente as expectativas.

“(O desempenho) mostra um tremendo impulso contínuo na procura e grande progresso na nuvem, com nossas iniciativas de IA impulsionando um novo incremento”, disse o CEO da empresa, Sundar Pichai. O executivo foi criticado pela lentidão para comercializar a tecnologia de grandes modelos de linguagem, que foi originalmente concebida por pesquisadores do Google, mas popularizada pela OpenAI.

As ações da Alphabet, que flutuaram no transacção depois o expediente, subiram quase 33% neste ano, o que provocou o aumento para US$ 2,26 trilhões (R$ 12,65 trilhões) em valor de mercado e tornou-a a quarta empresa mais valiosa do mundo, detrás da Apple, Microsoft e Nvidia.

A receita de publicidade —que representa a maior secção da receita do Google— cresceu 11% para US$ 64,6 bilhões (R$ 361,76 bilhões). No entanto, a taxa de incremento desacelerou em relação ao trimestre anterior, decepcionando os analistas. A receita de publicidade no YouTube subiu 13% para US$ 8,7 bilhões (R$ 48,72 bilhões), enquanto o negócio de serviços na nuvem viu um aumento de 29% para US$ 10,3 bilhões (R$ 57,68 bilhões).

“(Os resultados) não foram tão convincentes quanto no primeiro trimestre, quando [os lucros] superaram de forma mais ampla”, disse o comentador Brent Thill, da Jefferies, dizendo que eles não causavam euforia no mercado.

O Google é uma das primeiras das big techs a publicar seu balanço, para saber se os vastos gastos do setor em IA generativa estão se traduzindo em aumento de receita.

Os gastos de capital da Alphabet aumentaram para US$ 13 bilhões, US$ 1 bilhão a mais do que no trimestre anterior e quase o duplo dos US$ 6,9 bilhões gastos no mesmo período em 2023. Isso reflete um aumento no investimento em centros de dados, novos chips para treinar e executar modelos de IA e desenvolvimento de sua própria versão de produtos de IA, chamada Gemini.

“Estamos no estágio inicial de uma superfície muito transformadora. Em tecnologia, quando você está passando por transições porquê esta… o risco de um investimento menor é dramaticamente maior do que o de investir a mais”, disse Pichai aos analistas. “Não investir para estar na frente cá tem uma desvantagem muito mais significativa.”

Pichai afirmou que os serviços de IA generativa do Google para clientes já estavam gerando “bilhões” em novas receitas e sendo usados por 2 milhões de desenvolvedores.

Ainda assim, o Google teve um prelúdios difícil em seus esforços para integrar IA em seus produtos. No prelúdios, os recursos de perceptibilidade sintético diziam aos usuários que manducar pedras poderia ser saudável, aconselharam a grudar queijo na pizza e chamaram Barack Obama, ex-presidente dos EUA, de muçulmano.

Os lucros vieram um dia depois que o Google viu frustrada uma tentativa de comprar a empresa israelense de cibersegurança Wiz por US$ 23 bilhões, o que teria sido a maior negociação de sua história.

A diretora financeira Ruth Porat se recusou a comentar por que as negociações colapsaram, mas disse que o Google continuaria a buscar oportunidades para variar seu portfólio “se encontrarmos a combinação certa de fatores, incluindo valor”.

“A fiscalização regulatória não é novidade para nós, e gerenciamos com sucesso revisões regulatórias de muitos grandes negócios no pretérito”, acrescentou.

Com reportagem suplementar de Nicholas Megaw

Folha

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