O ministro dos Transportes, Renan Rebento, assinou nesta sexta-feira (12) a ordem de serviço que vai prometer um traçado novo na Serra das Araras (RJ). A obra vai duplicar um trecho de oito quilômetros da rodovia Presidente Dutra e terá investimento de R$ 1,5 bilhão para aumentar a segurança nos dois sentidos da BR-116, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo.
A cerimônia de assinatura aconteceu no entroncamento entre a pista de subida e descida da serra. As obras vão desafogar o trânsito e aumentar a segurança dos muro de 390 milénio motoristas que circulam pelo trecho todo mês. Em média 20 milhões de pessoas serão beneficiadas com as intervenções.
O trecho passará a racontar com oito faixas de rolamento – quatro em cada sentido –, além dos acostamentos, nos dois lados da estrada. “Somando esforços com a iniciativa privada, vamos tirar do papel uma das obras mais importantes do Brasil. Um empreendimento de R$ 1,5 bilhão que vai prometer conforto e segurança para o usuário desse segmento. Esse investimento significa melhoria da infraestrutura e desenvolvimento do país. Certamente, é um momento marcante para nós”, avaliou o ministro dos Transportes, Renan Rebento.
Logística
Com grande prestígio logística, a rodovia Presidente Dutra é responsável por transportar aproximadamente metade do Resultado Interno Bruto (PIB) pátrio. Muro de 30% do tráfico na Serra das Araras é formado por veículos pesados, responsáveis pelo transporte de itens essenciais ao país, incluindo produtos químicos, grãos, carnes, laticínios e minérios, totalizando 43,96 milhões de toneladas de fardo por ano.
Segundo o diretor-geral da Filial Pátrio de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, essa obra aborda três dos principais indicadores estratégicos da sucursal.“Temos a redução de acidentes, a melhoria da fluidez e a subtracção de reclamações das nossas rodovias. Essa obra vai conseguir atingir em referto esses três indicadores”, destacou.
Segurança
De concordância com o ministro, o Rio de Janeiro abriga duas das obras de infraestrutura rodoviária mais importantes para o Brasil, com destaque para a geminação da Serra das Araras. “A descida íngreme e sinuosa dessa serra tem sido cenário frequente de acidentes, o que gerava atrasos e transtornos para os cidadãos do país. Estamos cá hoje para solucionar esse problema. Agora, as duas faixas serão transformadas em quatro, com estiramento, aumentando a segurança e a fluidez do tráfico”, afirmou Renan Rebento.
“Eu já vi muitos acidentes por inaptidão, que já ocasionou, por exemplo, dez horas de congestionamento por queda de carreta. Eu nunca me acidentei, nunca tombei, mas pode ocorrer, o risco é quotidiano. Ter quatro pistas vai ser ótimo! Vamos poder fazer o trajeto com mais segurança”, relatou o caminhoneiro Márcio Viana, 57 anos, que trabalha há duas décadas transportando líquidos perigosos.
“O nosso propósito é melhorar a vida das pessoas através da mobilidade. Essa obra vai ser a mais emblemática que nós vamos fazer. E vamos deixar um legado para a sociedade. A Dutra vai ser a melhor rodovia do Brasil”, disse o CEO da concessionária CCR, Eduardo Camargo. A empresa é responsável pela gestão da estrada federalista.
Obras
O traçado original da Serra das Araras, de 1928, não comporta o cocuruto volume de carros e de caminhões, exigindo muita atenção para percorrer hoje as curvas sinuosas da serra. A geminação permitirá que a velocidade de circulação aumente de 40km/h para 80km/h.
Com isso, a previsão é reduzir em muro de 25% o tempo de trajectória na pista de subida – sentido São Paulo –, e em 50% na pista de descida – em direção à capital fluminense. A obra vai implantar 24 viadutos, além de duas rampas de escape na pista de descida e uma via na pista, sentido São Paulo, entre outras melhorias no traçado.
As obras, previstas para resistir 52 meses, contarão com mais de 30 canteiros simultâneos, com geração de 5 milénio empregos diretos e indiretos – a maior segmento da mão de obra virá dos municípios de Piraí (RJ) e Paracambi (RJ). A entrega da novidade pista de subida está prevista para 2028, enquanto a desenlace da pista de descida está agendada para 2029.
Economia
O gerente de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Rio (Firjan), Isaque Ouverney, disse que a novidade pista da Serra das Araras, pleito histórico da Firjan, está centrada no mercê direto para as economias do Rio de Janeiro e de São Paulo.
“Essa iniciativa não somente reduzirá o tempo de viagem entre as duas maiores economias do país, mas também promoverá melhorias significativas nos importantes polos industriais das regiões Sul Fluminense e a capital do Rio. Ao encurtar as distâncias e aumentar a eficiência logística, a obra facilitará o transporte de cargas, reduzindo os custos de frete e fortalecendo a competitividade do estado e promovendo o propagação econômico, de forma sustentável e duradoura”.
O governador Cláudio Castro participou da cerimônia de assinatura da cerimônia de geminação da pista de subida para a Serra das Araras e comentou a prestígio da obra para o Rio de Janeiro.
“Essa obra é fundamental para o Rio de Janeiro. Quero agradecer ao ministro pela maneira uma vez que ele vem tratando as obras no Rio. A gente agradece, mas clama por mais investimentos no Rio, que é muito importante para o Brasil. Essa obra traz uma das maiores tecnologias do mundo, aumenta a segurança, diminui o tempo de trajectória e aumenta a capacidade de veículos”, disse Castro.