A vida de Sandra Kwon porquê personalidade da internet começou durante a pandemia, quando a comissária de bordo da Emirates começou a fazer vídeos para compartilhar histórias engraçadas e dicas de viagem porquê secção de sua persona “Jeenie Weenie”.
Agora, cortesia da emissora americana NBC, ela está na capital francesa para fornecer vídeos dos bastidores dos Jogos Olímpicos de Paris para seus mais de 10 milhões de seguidores.
Kwon é exclusivamente uma das dezenas de youtubers, tiktokers, snapchatters e instagrammers que foram levados a Paris por grupos, incluindo YouTube e NBC, dos EUA, e Eurosport, da Europa, para fabricar excitação global e atrair uma novidade audiência para presenciar aos Jogos.
Emissoras, equipes nacionais, patrocinadores e o Comitê Olímpico Internacional recorreram a influenciadores online para ajudar a preencher lacunas na narrativa e invadir uma geração mais jovem para o maior evento esportivo.
Embora os influenciadores –ou criadores, porquê são mais conhecidos na indústria– não sejam novidade no esporte, o diretor executivo do YouTube, Neal Mohan, diz que a graduação do que está acontecendo em Paris o torna “o primeiro do seu tipo”.
“Nossos criadores são incrivelmente inovadores. Nossos criadores sabem porquê se conectar com uma audiência e inventam novos formatos esportivos regularmente”, disse ele. “Tudo isso tem levado a leste momento.”
As ações se encaixam em um padrão mais extenso de experimentação em todos os esportes, à medida que os detentores de direitos buscam novas maneiras de expandir suas audiências. O COI também tem adicionado esportes urbanos, porquê skate e breakdance, ao programa na tentativa de inferir jovens fãs.
“Eu não sou de forma alguma uma pessoa ligada a esportes. E ainda estou cá nas Olimpíadas, é insano”, disse Kwon ao Financial Times. “Fui à cerimônia de franqueza. Aquilo foi exclusivamente outro nível de incrível.”
Um grande duelo para os espectadores olímpicos é entender um esporte que eles podem ver exclusivamente uma vez a cada quatro anos. A primeira tarefa de Kwon pela NBC foi presenciar ao torneio de esgrima dentro do Grand Palais, um dos locais mais chamativos em exibição na capital francesa.
“Você sabe as regras da esgrima? Porque eu não sei. Honestamente, todos que pergunto cá não têm teoria do que é esgrima”, diz ela para a câmera em um vídeo pequeno postado enquanto subia a dramática escadaria em lesma pela qual os finalistas descem a caminho de competir. “Está tudo muito, vou te mostrar o que é esgrima.”
O vídeo, que inclui uma explicação de uma frase do sistema de pontuação, foi visto 183 milénio vezes até leste leste sábado, embora seus vídeos mais populares em formato mais longo tenham apanhado números muito maiores. “Quando os cuidados com a pele coreanos funcionam demais”, por exemplo, tem 68 milhões de visualizações.
Grandes emissoras olímpicas, porquê NBC e Eurosport, também contrataram criadores para ajudar a inferir a próxima geração de espectadores que podem não ter histórico de presenciar aos Jogos.
Gary Zenkel, presidente da NBC Olympics, disse que a teoria de trazer mais estrelas das redes sociais surgiu posteriormente os Jogos de Verão realizados em Tóquio, em 2021 e o concurso de inverno em Pequim seis meses depois. O comportamento da audiência estava mudando, disse ele, e os criadores ofereciam novas oportunidades tanto para a distribuição de teor quanto para a comercialização do resultado principal de transmissão.
“Quando você é a emissora olímpica, sua audiência é todo mundo. É jovem e velho. É multigeracional, multicultural”, disse Zenkel. “Certamente há audiências, mormente entre as gerações mais jovens, que passam mais tempo em teor de curta duração do que em programação mais longa e tradicional. E nós os alcançaremos por meio dessas plataformas.”
Outro pai no sítio é a influenciadora britânica de comida Underrated Hijabi, dos quais teor característico envolve consumir e ingerir novos mantimentos, geralmente doces e sobremesas, enquanto está sentada em seu sege. Ela tem 1,8 milhão de seguidores no YouTube e mais 3,5 milhões no TikTok. Ela foi levada a Paris pela Eurosport para evidenciar os eventos de equitação que acontecem no Palácio de Versalhes.
“Eu adoraria tentar obter os pontos de vista dos atletas olímpicos, porquê eles começaram. Hoje em dia, todo mundo quer ser um youtuber. Eu adoraria que as pessoas que me assistem pensassem que talvez eu possa ser um desportista olímpico”, disse ela. Tendo desenvolvido em uma mansão sem TV –sua mãe via isso porquê uma “distração” não saudável–, ela tem em Paris seu primeiro contato com as Olimpíadas.
Além dos exércitos de seguidores –os seis YouTubers escolhidos pela NBC têm uma base de fãs combinada de mais de 66 milhões na plataforma–, a esperança é que os criadores também melhorem a experiência universal de visualização. Alguns executivos de mídia apontam para o enorme sucesso de séries documentais esportivas, porquê “Drive to Survive”, sobre a Fórmula 1, porquê inspiração para tentar mostrar o supremo de ação longe do campo de jogo provável. Os criadores podem oferecer secção da mesma riqueza narrativa, mas em tempo real.
“O que estamos encontrando nos dispositivos agora é onde está a história que não posso ver?”, disse Scott Young, que supervisiona a produção esportiva e o teor na Warner Bros Discovery na Europa.”Onde está essa conexão com um desportista ou equipe? O que todos estão comendo no Village Olímpico esta manhã? O que todos estavam vendo no ônibus da equipe antes de chegarem para a partida de futebol ou de rúgbi? É aí que esperamos que os criadores de teor preencham a vácuo.”
No início desta semana, Simone Biles postou um vídeo de cinco segundos no TikTok da equipe de ginástica artística dos EUA fingindo morder suas medalhas de ouro recém-conquistadas. O vídeo já foi visto mais de 48 milhões de vezes.
Ainda existem restrições rígidas para criadores ao postar entrevistas com atletas e imagens ao vivo de competições. Mas o COI flexibilizou algumas de suas regras para permitir que os atletas postem teor nas redes sociais de dentro dos locais de competição, embora ainda existam regras sobre o quão perto do início da competição eles podem gravar. Rollo Goldstaub, director de parcerias esportivas globais no TikTok, espera que essas pequenas mudanças aumentem o teor gerado pelos atletas, que os usuários adoram.
“A verdadeira oportunidade é pegar atletas que você pode não reconhecer na rua no dia a dia e, nesse período de duas semanas em que eles têm um momento para cintilar, ser um trampolim e amplificar o que eles alcançam.”