Entenda Como A Moda Virou Elemento Central Nas Olimpíadas

Entenda como a moda virou elemento central nas Olimpíadas – 18/04/2024 – Ilustrada

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No extenso desfile de tendência que serão os Olímpicos de 2024, os vários trajes cerimoniais, os uniformes de desempenho, o kit de pódio, os produtos, talvez não haja um visual mais importante do que o que a delegação francesa usará na cerimônia de franqueza.

A França não é exclusivamente o país anfitrião, mas também alistou a LVMH, o maior conglomerado de luxo do mundo, uma vez que patrocinador principal, o que significa que a tendência e todas as outras formas de artesanato suntuosamente chiques se tornaram segmento da história do evento, a iniciar pelo traje da cerimônia de franqueza.

Isso significa que ele deve simbolizar não exclusivamente a França, não exclusivamente os atletas franceses, mas o próprio espírito galicismo, aquele je ne sais quoi do estilo gaulês. E tem que permanecer muito em aproximadamente 1.400 membros da delegação olímpica e paraolímpica enquanto eles marcham pela margem do Sena no calor do verão europeu.

Sem pressão. Na terça-feira, a 100 dias dos jogos, quando a tocha olímpica começa a percorrer o caminho de Atenas a Paris, as roupas foram finalmente revelada.

A Berluti foi escolhida para executar a tarefa, uma escolha surpreendente da LVMH, já que é uma das casas menores do grupo, uma marca de roupas masculinas e nem mesmo tem um designer solene – e outros candidatos em potencial incluíam Louis Vuitton, Christian Dior, Givenchy e Kenzo.

É exatamente por justificação de tudo isso, no entanto, que a Berluti é a que mais se beneficia com o trabalho. Aliás, Antoine Arnault, o czar da LVMH para as Olimpíadas, disse: “A Berluti é o templo do sob medida e, portanto, capaz de vestir um nadador, um jogador de basquete ou um ginasta”. Se a marca convencionar, será uma vitória mesmo sem medalha.E o que eles fizeram?

Criados em colaboração com Carine Roitfeld, ex-editora da Vogue francesa, atual editora do CR Fashion Book e uma francesa famosa em todos os aspectos, os looks são uma tentativa corajosa de reescrever as regras dos trajes de desportista que, de alguma forma, também lembram Alain Delon e Catherine Deneuve interpretando comissários de bordo da Pan Am no Le Palace.

“Começamos com a teoria de um terno”, disse Roitfeld em uma relação de Paris. “O que é um pouco novo para o esporte, porque normalmente eles preferem o jogging ou o short.” Quando Roitfeld disse jogging, ela deu uma pequena fungada, uma vez que se tivesse completo de sentir o cheiro de uma mousse de salmão congelada.

Mas, continuou ela, não era qualquer terno. “Queríamos um pouco mais clássico, chique, para momentos especiais. Portanto pensei no Le Smoking.”

Também sabido uma vez que smoking, ele é uma peça de vestuário essencialmente francesa, embora, uma vez que o smoking Berluti Olympic é azul, para combinar com a bandeira francesa, ele também se pareça menos com um smoking e mais com um terno normal.

As lapelas da gola xale, com sua versão dégradé lustroso do tricolor galicismo (dégradé é um termo de tendência para cores que parecem descolorir gradualmente uma na outra), também se referem a um tratamento de mocassim da Berluti, além de fazer referência aos uniformes oficiais da equipe francesa, desenhados por Stéphane Ashpool, da Pigalle (ao mesmo tempo em que proporcionam um contraste com a borda do streetwear da Pigalle).

Roitfeld disse que ficou surpresa quando lhe pediram para trabalhar com a Berluti nos looks da franqueza, já que “normalmente meu estilo é mais elegante, longo e preto”. Aliás, ela disse que nunca tinha participado de uma Olimpíada e que geralmente não “praticava esportes”. Mas ela gostou da teoria de um repto e realmente gostou da teoria de festejar o sabor galicismo.

Junto com o Le Smoking, essa teoria é representada por um lenço de seda combinando, que pode ser posto em um bolso uma vez que um lenço ou atado ao volta do pescoço uma vez que um foulard.

A jaqueta também vem em um estilo sem mangas e com calças finas combinando ou uma saia reta cortada até o joelho. Os atletas poderão ajustar o comprimento conforme desejarem, portanto, disse Roitfeld, “talvez ela possa sentir um pouco o vento sob a saia”.

A jaqueta é acompanhada por uma camisa branca sob medida – do tipo que, segundo Roitfeld, a fez pensar em um jovem dançando em uma boate em seguida um evento de black tie, quando ele tirou a gravata e soltou os botões no pescoço. (Essa teoria pode ter se perdido um pouco com a luz do sol da inauguração.)

Os acessórios incluem um cinto com o logotipo, tênis pretos com sola em dégradé e mocassins de epiderme finos.

É evidente que é provável que, no desfile das nações, esses looks pareçam menos reminiscentes de viagens aéreas e mais surpreendentes do que em uma sessão de fotos emoldurada pelos ambientes ornamentados de um clássico hôtel particulier na Place Vendôme.

No contexto dos outros trajes de franqueza das Olimpíadas, que incluem os designs de Ralph Lauren para os Estados Unidos, Lululemon para o Canadá e Armani para a Itália, eles podem se sobresair por oferecerem luxe, calme et volupté, a versão ligeiro.

De qualquer forma, eles já têm um fã. Roitfeld disse que usaria a saia com prazer. Ela acrescentou, porém, que provavelmente a deixaria “um pouco mais justa”.

Folha

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