Estilo Dos Personagens De 'o Urso' Vira Obsessão Entre Fãs

Estilo dos personagens de ‘O Urso’ vira obsessão entre fãs – 16/07/2024 – Cinema e Séries

Celebridades Cultura


The New York Times

A série de sucesso “O Urso”, da FX (no Brasil disponível no Disney+), trata de muitas coisas: dinâmicas familiares complicadas, luto, ambientes de trabalho tóxicos, Chicago, preocupação vocacional e, evidente, comida. Mas, para algumas pessoas, é realmente somente sobre roupas.

A terceira temporada (disponível no Brasil a partir desta quarta-feira, 17) dá muito material para os espectadores obcecados por estilo. No primeiro incidente, Carmen “Carmy” Berzatto, interpretado por Jeremy Allen White, usa uma jaqueta Barbour Ogston desgastada em verdejante oliva durante um flashback; mais tarde na temporada, ele veste uma jaqueta de algodão inspirada em uniformes de trabalho da RRL, sublabel da Ralph Lauren.

A J. Crew lançou uma coleção envoltório —com boné, camiseta, moletom e jaqueta de trabalho— estampada com o logotipo do negócio figurado pertencente aos irmãos Fak da série, interpretados por Matty Matheson e Ricky Staffieri.

Ao contrário de “Sex and the City”, que tinha as bolsas baguette da Fendi de Carrie Bradshaw, e “Succession”, que tinha sua bolsa “ridiculamente espaçosa” da Burberry, “O Urso” não foi concebida com grandes laços com o universo da voga.

“Eu não esperava isso. De jeito nenhum”, disse Courtney Wheeler, a figurinista da série. “Nosso programa não é explicitamente sobre voga, uma vez que ‘Sex and the City’ ou ‘Emily em Paris’. É o que achamos que o mundo que esses personagens habitam pareceria. Que as pessoas respondam a isso é realmente incrível, mas não era necessariamente nossa intenção.”

Mas desde a estreia, em 2022, tornou-se uma espécie de fixação para alguns interpretar o que os personagens estão vestindo, particularmente o personagem principal, Carmy, um chef ferido, mas ardente, que transforma a humilde loja de sanduíches de músculos italiana de seu falecido irmão em um templo de subida gastronomia.

Detetives online, por exemplo, rastrearam a exata camiseta branca e simples que White usa durante todas as três temporadas: a camiseta masculina protótipo 215 Loopwheeled feita pela Merz b. Schwanen, que custa muro de US$ 85 (mais de R$ 460). A empresa alemã, que abriu sua primeira loja nos EUA neste ano, não sabia que a camiseta seria mostrada e experimentou um aumento no interesse, o que levou ao colapso temporário do site da empresa.

Da mesma forma, uma jaqueta de pelo com design patchwork da marca cult dinamarquesa NN07 que White usou na primeira temporada tornou-se um item fetichizado de voga masculina. Wheeler lembrou-se de ter um vendedor na Bloomingdale’s tirando-a de um manequim para que ela pudesse apresentá-la durante uma prova, e White se inclinou para ela.

Uma vez identificada em um fórum de voga masculina no Reddit, a jaqueta —um estilo espargido uma vez que Gael— esgotou; desde portanto, foi reabastecida duas vezes, esgotando ambas as vezes em 30 minutos, escreveu Mikkel Hammershøj, um representante de prelo da NN07. “Eu diria que há um efeito muito direto”, acrescentou Hammershøj.

Embora personagem e enredo sejam o que impulsionam o design de figurino, a voga se tornando um leitmotiv de “O Urso” não é um excesso, pois, por virtude da profissão, estética e artesanato ocupam um lugar cima no mundo da subida gastronomia.

“Eu realmente acho que Carmy é o tipo de pessoa que sempre teve um comichão para trespassar”, disse Wheeler. “Ele é o tipo de pessoa que procura qualidade.”

O elenco e os criadores também parecem estar explorando seus próprios estilos, incluindo White, de quem estilo pessoal tem sido seguido de perto e que recentemente modelou em um pregão de roupa íntima da Calvin Klein muito comentado; sua colega Ayo Edebiri, que interpreta Sydney “Syd” Adamu, uma favorita do tapete vermelho em secção porque trabalhou com a estilista Danielle Goldberg e está na envoltório da edição mais recente da Vanity Fair; Matheson, um chef e produtor executivo do show que tem sua própria traço de roupas, Rosa Rugosa; e o instituidor do show, Christopher Storer, que tem uma predileção por Thom Browne e a marca Drake’s.

“Às vezes eu só vou até o quarto dele para fazer uma pergunta rápida”, disse Wheeler sobre trabalhar com Storer, “e acabamos passando 45 minutos falando sobre mocassins”.

Certos itens de voga até se tornaram pontos de enredo, uma vez que um estoque de jeans Levi’s “Big E” tão valiosos que Carmy os usa para remunerar uma dívida, ou uma jaqueta de chef desenhada por Thom Browne que é dada a Syd em uma revelação dramática na segunda temporada.

Quando perguntada se ela tem jogado mais para aqueles que assistem à série pela voga, Wheeler disse: “Há um pouco disso, mas não queremos forçar”.

E enquanto essas peças podem gerar material online, Wheeler disse que o importante era que as roupas estivessem a serviço da história. “Quando você está em uma prova e experimenta roupas, e tudo se encaixa —tudo clica e começa a parecer um personagem real— é aí que você pensa: ‘Ah, sim, essa é a certa'”, disse ela.

E enquanto os aficionados por voga masculina podem continuar a clamar, procurando o estilo exato de calças, camisetas e roupas externas que Carmy usa no show, Wheeler apontou um pormenor importante. “Muitas das coisas que você vê na TV”, disse ela, “nós ajustamos”.

Folha

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