Brasileira de ‘Ainda estou cá’ é favorita para ‘Variety’. Outros acham que ela é potente candidata a surpresa da categoria. Fernanda Torres, atriz de ‘Ainda estou cá’, no Festival Internacional de Veneza.
Alberto Pizzoli/AFP
A indicação de Fernanda Torres à categoria de melhor atriz de filme de drama no Orbe de Ouro 2025 tem chances reais de se tornar uma vitória para a brasileira — pelo menos de negócio com alguns veículos especializados de Hollywood.
A edição deste ano, a segunda desde que a premiação foi vendida posteriormente uma série de polêmicas que prejudicou sua relevância, acontece neste domingo (5), em Los Angeles.
Orbe de Ouro 2025: Veja a lista completa de indicados
Oscar 2025: as chances do filme brasílico na premiação
Para a revista “Variety”, Torres se destaca porquê favorita já que é a única indicada de quem filme também recebeu alguma outra indicação (“Ainda estou cá” concorre na categoria de língua estrangeira).
As outras concorrentes — Nicole Kidman (“Babygirl”), Angelina Jolie (“Maria Callas”), Kate Winslet (“Lee”), Tilda Swinton (“O quarto ao lado”) — são as únicas indicações de seus filmes na noite, com exceção de Pamela Anderson, de quem “The Last Showgirl” também aparece entre as melhores canções originais.
“Será que o reconhecimento duplo a torna a favorita para oriente prêmio? Enquanto os eleitores indicam um escora potente para Torres, Nicole Kidman e Angelina Jolie estão firmemente no páreo”, diz a publicação.
Já a revista “Vanity Fair” vê Kidman porquê favorita de uma categoria mais fraca (“diversas das prováveis favoritas ao Oscar estão na categoria de comédia/músico oriente ano”), mas afirma que a brasileira é quem tem a melhor chance para batê-la.
“Seu filme pode invocar menos atenção do que das suas concorrentes, mas tem ganhado força rapidamente nas últimas semanas”, afirma a estudo.
O site especializado em premiações Gold Derby concorda com a situação da categoria e com o papel da brasileira porquê verosímil zebra, também pela indicação de “Ainda estou cá”, apesar de colocar Jolie porquê favorita e Kidman logo em seguida da americana.
Outros dois sites, que também já publicaram seus prováveis ganhadores do prêmio, não falam sobre Torres, no entanto.
O agregador de críticas Rotten Tomatoes tem Kidman porquê favorita. Já o crítico de premiações Awards Watch dá a liderança para Jolie.
Saiba quais filmes concorrem ao Orbe de Ouro junto com ‘Ainda estou cá’
Mas e ‘Ainda estou cá’?
A missão de “Ainda estou cá” é talvez até mais difícil que a de Torres. Apesar de ser considerado um indicado notório para a categoria de filme internacional no Oscar 2025, enfrenta o nepotismo gigantesco de “Emilia Pérez”.
A obra francesa é a maior indicada da noite, com dez no totalidade — inclusive na categoria de melhor comédia ou músico.
A categoria de filme estrangeiro ainda conta com outros fortes concorrentes, porquê o boche “A semente do fruto sagrado” e o indiano “Tudo o que imaginamos porquê luz” (que não foi escolhido pela Índia para simbolizar o país no Oscar).
O ‘novo’ Orbe de Ouro
O Orbe de Ouro 2025 é a segunda edição desde que a premiação foi vendida pela antiga Associação de Prelo Estrangeira em Hollywood (HFPA, na {sigla} em inglês), cândido de acusações de falta de variedade entre seus membros.
As repetidas polêmicas resultaram em um boicote por segmento de estúdios e grandes estrelas e o cancelamento do contrato de transmissão na TV americana. Em 2022, os vencedores foram anunciados de forma bucólica no site da HFPA.
Com problemas para justificar sua relevância e credibilidade nos anos anteriores, o Orbe de Ouro chegava ao fundo do poço.
No mesmo ano, a organização deu início a um processo que vendeu a premiação para os donos de veículos especializados porquê a “Variety” e o site Deadline e a transformou em um empreendimento mercantil.
Desde logo, os novos organizadores tomaram uma série de medidas para tentar reconquistar o prestígio do evento, porquê apoiar novos membros ao volta do mundo e o — criticado — pregão da categoria de realização cinematográfica e em bilheteria, um prêmio talhado para, em teoria, filmes populares.
Na verdade, o Orbe de Ouro serve muito pouco para indicar possíveis vencedores do Oscar — um prêmio que tira sua relevância dos milhares de membros da indústria cinematográfica americana e convidados ao volta do mundo que escolhem seus vencedores.
O que não quer proferir também que não tem valor qualquer. Lucrar pode ajudar a colocar filmes ou nomes menos conhecidos no radar dos membros da Liceu e dar embalo para suas campanhas.
Fonte G1
