Mais uma maratona de cinema começa nesta quinta (7). A 15ª edição do Festival Varilux, tradicional mostra de filmes franceses, exibirá 19 títulos inéditos —alguns que não estrearam nem mesmo na França— com obras de diversos gêneros.
Entre os filmes apresentados, estão o sucesso de público “O Conde de Monte Cristo”, além de “A Favorita do Rei”, com Johnny Depp, e “A História de Souleymane”, premiado em Cannes.
O festival exibe também o longa “O Sol por Testemunha”, filme de 1960 que revelou Alain Delon, uma homenagem ao ator que morreu neste ano.
Há ainda oito títulos de veras virtual, que podem ser vistos em sessões gratuitas. A programação segue até 20 de novembro, ocupando dez salas do volta em São Paulo. Os valores de ingresso variam de concordância com o sítio. Confira algumas sugestões, e veja a programação completa em variluxcinefrances.com.
O Bom Professor
Pas de Vagues. França, 2024. Dir.: Teddy Lussi-Modeste. Com: François Social, Shaïn Boumedine e Bakary Kebe. 92 min. Classificação indicativa não informada
Um professor jovem e devotado tenta gerar um vínculo com seus alunos. Essa postura é mal interpretada e ele acaba indiciado de assédio, colocando o varão e uma estudante em uma situação complexa.
O Conde de Monte Cristo
Le Comte de Monte-Cristo. França, 2024. Dir.: Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte. Com: Pierre Niney, Bastien Bouillon e Anaïs Demoustier. 178 min. Classificação indicativa não informada
Varão é recluso no dia de seu consórcio por um transgressão que não cometeu. Em seguida 14 anos impedido, ele consegue evadir e se torna um varão rico sob a identidade do conde de Monte Cristo, e começa a executar seu projecto de vingança. Fundamentado na obra de Alexandre Dumas, teve 9 milhões de espectadores na França.
Diamante Bruto
Diamant Brut. França, 2024. Dir.: Agathe Riedinger. Com: Andréa Bescond, Idir Azougli e Malou Khebizi. 103 min. 14 anos
Uma jovem ousada e enxurrada de vontade sonha em se tornar famosa. Quando é pré-selecionada para um reality show, vê a oportunidade de transpor do bairro em que mora.
A Fanfarra
En Fanfare. França, 2024. Dir.: Emmanuel Courcol. Com: Benjamin Lavernhe, Pierre Lottin e Sarah Suco. 103 min. Livre
Um maestro famoso internacionalmente descobre que é adotado e que seu irmão biológico toca em uma fanfarra. Ao perceber o talento do rapaz, tenta ajudá-lo.
A Favorita do Rei
Jeanne du Barry. França, 2023. Dir.: Maïwenn. Com: Maïwenn, Johnny Depp e Benjamin Lavernhe. 117 min. 14 anos
Uma jovem cortesã de origem humilde ascende na golpe e é apresentada ao rei Luís 15. Quando os dois se apaixonam, o romance vira um escândalo vernáculo.
A História de Souleymane
L’Histoire de Souleymane. França, 2024. Dir.: Boris Lojkine. Com: Abou Sangare, Nina Meurisse e Alpha Oumar Sow. 93 min. Livre
Narra a trajetória de um imigrante que tenta sobreviver entregando refeições de bicicleta em Paris. Ele tem dois dias para se preparar para uma entrevista que decidirá se ele terá residência lítico na França. Premiado na mostra Um Visível Olhar, em Cannes.
O Roteiro da Minha Vida – François Truffaut
Le Scénario de ma Vie – François Truffaut. França, 2024. Dir.: David Teboul e Serge Toubiana. 93 min. Livre
Fundamentado em escritos inéditos François Truffaut (1932-1984), o documentário relembra a vida de um dos principais nomes da nouvelle vague —movimento de cinema gálico— de sua puerícia à idade adulta.
Selvagens
Sauvages. França/Suíça/Bélgica, 2024. Dir.: Claude Barras. 87 min. Livre
Nesta animação, uma moçoila acolhe um filhote de orangotango e, ao mesmo tempo, seu primo também se refugia em sua moradia para evitar o conflito de sua família com empresas madeireiras. Os três lutam, juntos, contra a devastação da floresta antepassado.
O Segundo Ato
Le Deuxième Acte. França, 2024. Dir.: Quentin Dupieux. Com: Léa Seydoux, Louis Garrel e Vincent Lindon. 80 min. Livre
Nesta comédia com elenco estrelado, um grupo de atores se envolve em um filme aparentemente escrito por uma lucidez sintético, borrando as fronteiras da ficção dentro da ficção.
O Sol por Testemunha
Plein Soleil. França, 1960. Dir.: René Clément. Com: Alain Delon, Marie Laforêt e Maurice Ronet. 114 min. Livre
Milionário contrata o jovem Tom Ripley para convencer seu rebento bon-vivant a voltar para moradia. Aos poucos, Ripley se sente seduzido pela boa vida do rapaz e resolve tomar sua identidade. Fundamentado no best-seller de Patricia Highsmith, o filme é uma homenagem a Alain Delon, morto neste ano.
O Sucessor
Le Successeur. França, 2024. Dir.: Xavier Legrand. Com: Marc-André Grondin, Yves Jacques e Anne-Elisabeth Bossé. 118 min. 14 anos
O diretor artístico de uma moradia de alta-costura francesa descobre que seu pai morreu depois muitos anos sem contato. Ao viajar para Québec, descobre que herdou alguma coisa complicado.
Três Amigas
Trois amies. França, 2024. Dir.: Emmanuel Mouret. Com: Camille Cottin, India Hair e Sara Forestier. 117 min. Livre
Um trio de amigas compartilha aflições em seus relacionamentos amorosos, até que a vida vira de cabeça para ordinário.
Próprio
Verdade Virtual
O Festival Varilux traz sessões gratuito com essa tecnologia. Os filmes selecionados participaram da competição em Veneza. Ao todo, são oito títulos, porquê “O Planeta de Oto”, que mistura animação e interatividade para mostrar a colonização de um astronauta em um pequeno planeta. Ou “Ito Meikyu”, que opõe noções de interno e exterior em um labirinto aparentemente sem saída.
Até qui. (13), das 14h às 21h (Espaço de Cinema Augusta); e de 21 a 28, das 14h às 21h (CCSP)
Onde testemunhar
Belas Artes – r. da Consolação, 2.423, Consolação
CCSP – r. Vergueiro, 1.000, Liberdade
Cine LT3 – r. Apinajés, 135a, Perdizes
Cinemark Iguatemi – av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232, Jardim Paulista
Cine Marquise – av. Paulista, 2.073, Cerqueira César
Cinépolis Jardim Pamplona – r. Pamplona, 1.704, Jardim Paulista
Cine Segall – r. Berta, 111, Vila Mariana
Cinesystem Frei Caneca – r. Frei Caneca, 569, Consolação
Cinesystem Pompeia – r. Palestra Itália, 500, Perdizes
Espaço Augusta – r. Augusta, 1.475, Consolação
Kinoplex Itaim – r. Joaquim Floriano, 462, Itaim Bibi
Ingressos
Não há um valor determinado pelo festival. O preço da ingresso é aquele já cobrado por cada sala exibidora