Galo Inicia Contagem Regressiva Para Carnaval No Recife

Galo inicia contagem regressiva para carnaval no Recife

Brasil

A relato regressiva para a folia de carnaval começa oficialmente nesta quarta-feira (26), na subida do Galo Gigante, símbolo do carnaval de rua do Recife, uma prévia da sarau que começará oficialmente amanhã (27), em Pernambuco. Nascente ano, a estrutura tem uma proposta de um galo sustentável, por isso foi batizado de Galo Cidadão Ecológico do Carnaval.

A subida do Galo é um dos marcos da sarau carnavalesca em Pernambuco. A estrutura começou a ser montada no último sábado (22), na ponte Duarte Coelho. Para a resguardar a estrutura foram usadas peças confeccionadas de garrafas pet, canos de PVC, pneus, pneus, lonas e outros materiais sustentáveis.

Considerado o maior conjunto de carnaval do mundo, o desfile do Galo da Madrugada acontece sempre no primeiro sábado de carnaval. Nascente ano, a folia será realizada no dia 1º de março, com a concentração logo pela manhã, às 7h.


Agência Brasil 30 Anos - Considerado o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada toma as ruas da cidade
Agência Brasil 30 Anos - Considerado o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada toma as ruas da cidade

Galo da Madrugada terá 30 trios elétricos – Antonio Cruz/Sucursal Brasil

O trajectória do Galo da Madrugada terá 30 trios elétricos, com artistas do cenário pernambucano e vernáculo, além das tradicionais orquestras de frevo, tem início às 9h, em frente ao Potente das Cinco Pontas. O desfile, que também terá bonecos gigantes, segue pela Rua Imperial até a Rossio Sérgio Loreto, onde fica a sede do Galo.

Carnaval em Pernambuco

Com o tema “Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval”, a sarau do Galo homenageará manifestações típicas de Pernambuco: os Caretas de Triunfo, conhecidos por suas máscaras enigmáticas; as Caiporas de Pesqueira, personagens simbólicas que evocam mitos e narrativas indígenas da região e também o tradicional conjunto Bacalhau do Batata, que anima as ruas de Olinda na Quarta-feira de Cinzas.

Reconhecido uma vez que uma sarau democrática e popular, o carnaval de Pernambuco, mormente na capital Recife e na cidade vizinha, Olinda, começa oficialmente amanhã (27) e vai até a Quarta-Feira de Cinzas, dia 5 de março. A programação espalhada em diversos polos de animação pela cidade abrange o frevo, símbolo da sarau e Patrimônio Impalpável da Humanidade, shows, cortejos de blocos, blocos líricos, nações de Maracatu, entre outras manifestações.

Em 2025, a sarau renderá homenagens aos cantores e compositores Elba Ramalho e Marron Brasílio, além da Troça Abanadores do Arruda. Nascida na zona rústico de Conceição, no Vale do Piancó, na Paraíba, Elba Ramalho é conhecida pela sua vontade nos palcos, mormente para ritmos uma vez que o forró, o xote, o baião e o frevo. Entre os grandes sucessos da cantora, que comemora mais de 50 anos de curso, estão “Banho de Cheiro” e “De Volta Pro Aconchego”.


Carnaval em São Paulo, Elba Ramalho
Carnaval em São Paulo, Elba Ramalho

Elba Ramalho será homenageada no carnaval do Recife  – Repórter Fernanda Cruz/Sucursal Brasil

Marron Brasílio é cantor e compositor de verdadeiros hinos do Carnaval recifense. Nascido no bairro de Mustardinha, ele é responsável de clássicos uma vez que Nas Ondas do Libido, É tanto Paixão, Galera do Brasil e Arreia a Lenha. Ele começou a curso tocando em barzinhos, depois pequenas bandas, até entrar no Grupo Alcano, mais tarde no Scorpions e, por termo, fundou a Versão Brasileira, onde chegou ao sucesso. De folião do Galo da Madrugada, Marron agora está no conjunto não mais uma vez que brincante, mas em cima de um trio elétrico animando a povo.

ABANO

Fundada em 1º de outubro de 1934, no cume da Alegria, bairro de Chuva Fria, a Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda, popularmente conhecida uma vez que ABANO, desfila defendendo as cores verdejante, vermelha e amarelo. E seu repertório coleciona frevos, muitos deles do seu compositor próprio: José Constantino, integrante da diretoria desde 1984. Inicialmente batizada somente uma vez que Abanadores, a troça incorporou o Arruda em 1937, quando sua sede foi transferida para o bairro recifense. Seus mais de 300 componentes trazem a origem do carnaval pernambucano.

Recife

Nascente ano, a programação do carnaval do Recife no Marco Zero contará com desfiles de escolas de samba, shows diversos de nações de Maracatu, Orquestra Popular do Recife – Maestro Ademir Araújo, cantores uma vez que Marron Brasílio, Alcione, Ney Matogrosso, Lenine, João Gomes, Glória Groove, Pabllo Vittar, O Grande Encontro, com Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo; Spok Frevo Orquestra, País Zumbi, Baiana System, entre outras atrações.

Uma das novidades é a programação do Jardim do Cais do Sertão, a 150 metros do Marco Zero. A programação deste novo palco acontecerá no vez da tarde e principalmente com atrações regionais. Entre as atrações estão Rabino do Galo Preto, Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Nailson Vieira com participação do Maracatu de Baque Solto Estrela Luzente de Nazaré da Mata, Grêmio Recreativo Escola de Samba D’Breck com participação de Gabi do Carmo, Orquestra Iorubás de Pernambuco, Orquestra de Frevo Zezé Corrêa com participação de Laís Senna, Maracatu de Baque Solto Piaba de Ouro, Rabino Ambrósio, Rabino João Limoeiro, Juninho do Coco, entre outros.

Além da programação em diversos polos, uma vez que Rio Rebuçado, Xambá, Fuadalupe, Rossio do Carmo, a sarau em Recife também terá o Rec-Beat 2025. Em sua 29ª edição, o festival de aproximação gratuito conta com shows da Filarmónica Uó, Tássia Reis, Duquesa, Os Garotin, Uana, Mago de Tarso, Carla Alves. Neste ano, a programação do Rec-Beat conta com artistas de outros sete países: Cuba, Venezuela, Bélgica, Uganda, Colômbia, Angola e Portugal, uma vez que Catu Diosis, Enkelé e Pongo.

Olinda

Nas ladeiras históricas de Olinda, a folia é marcada pelo desfile de dezenas de blocos. Na segunda-feira (24), as ruas de Olinda receberam a 26ª Edição da Noite para os Tambores Silenciosos. Dez grupos de Maracatu do Baque Virado da cidade realizaram um grande cortejo pelas ruas do Sítio Histórico para comemorar a cultura, a fé e a resistência afro. A celebração homenageou o babalorixá Tata Raminho de Oxóssi.


Agência Brasil 30 Anos - Desfile do Homem da meia-noite no Carnaval do Olinda
Agência Brasil 30 Anos - Desfile do Homem da meia-noite no Carnaval do Olinda

Carnaval do Olinda começa amanhã a partir das 15h – Antonio Cruz/Sucursal Brasil

Amanhã (27), a introdução solene do carnaval em Olinda ocorre a partir das 15h, com a concentração do tradicional cortejo de frevo. No Largo do Apoio, mais de 500 passistas e 90 músicos conduzirão o desfile pelas ruas do Bonfim e Ribeira, passando pela Prefeitura, até chegar à Rossio do Carmo, onde os palcos darão início à programação solene.

Além dos desfiles dos blocos de frevo, do Encontro dos Bonecos Gigantes, o carnaval também terá grandes shows, com destaque para Lenine, Raphaela Santos, Alceu Valença, Priscila Sena, Luiza Sonza, Duda Beat, João Gomes e País Zumbi. 

Fonte EBC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *