George Clooney, Mia Farrow, Sarah Snook e Sadie Sink receberam indicações ao Tony, principal prêmio de teatro americano, nesta quinta-feira, quando a Broadway começou a celebração de uma temporada excepcionalmente estrelada.
Mas um grupo de grandes estrelas não recebeu indicações dos avaliadores, incluindo Denzel Washington, Jake Gyllenhaal, Nick Jonas, Jim Parsons, Idina Menzel e Kit Connor.
Audra McDonald, uma veterana dos palcos muito premiada que agora estrela uma remontagem de “Gypsy”, e Nicole Scherzinger, ex-integrante do Pussycat Dolls fazendo sua estreia na Broadway em “Sunset Boulevard”, estão entre as cinco mulheres indicadas para melhor atriz principal em um músico, e são consideradas as favoritas nessa categoria rica em talentos.
Em uma temporada robusta com 14 novos musicais, os votantes do Tony estabeleceram uma disputa de cinco concorrentes pelo cobiçado prêmio de melhor músico novo. Os concorrentes são “Buena Vista Social Club”, sobre um grupo de músicos cubanos; “Dead Outlaw”, que conta a estranha história de um bandido de trens dos quais sucumbido se tornou uma atração; “Death Becomes Her”, uma adaptação para o palco do filme “A Morte lhe Cai Muito” sobre duas inimigas que tomam uma poção de imortalidade; “Maybe Happy Ending”, sobre um relacionamento entre dois robôs; e “Operation Mincemeat”, sobre uma bizarra operação de perceptibilidade britânica da Segunda Guerra Mundial.
Curiosamente, três dos concorrentes a melhor músico têm uma vez que tema pessoas mortas —”Dead Outlaw” e “Operation Mincemeat” são ambos sobre cadáveres, e “A Morte lhe Cai Muito” é sobre duas mulheres mortas-vivas.
A disputa por melhor peça também apresenta cinco concorrentes: “English”, um drama vencedor do Pulitzer sobre um grupo de iranianos lutando para aprender um novo linguagem; “The Hills of California”, sobre irmãs britânicas cantoras que se reúnem enquanto sua mãe está morrendo; “John Proctor Is the Villain”, sobre estudantes do ensino médio da Geórgia lendo “As Bruxas de Salem” e vendo paralelos em suas próprias vidas; “Oh, Mary!”, uma comédia de sucesso que parodia de forma não histórica Mary Todd Lincoln, e “Purpose”, um drama familiar sobre uma família negra politicamente ativa em Chicago.
As indicações foram anunciadas em Novidade York pelos atores Sarah Paulson e Wendell Pierce. Algumas categorias principais foram anunciadas no CBS Mornings.
O proclamação inicia uma corrida de cinco semanas na qual os 840 eleitores do Tony —principalmente pessoas que trabalham no teatro ou que ajudam a financiar espetáculos da Broadway— terminarão de ver aos shows indicados para que possam votar nas produções e performances que mais admiraram.
A cerimônia do Tony Awards está marcada para 8 de junho no Radio City Music Hall, apresentada por Cynthia Erivo. Será transmitida pela CBS nos Estados Unidos.
INDICAÇÕES AO TONY AWARDS 2025
Melhor Novo Músico
- “Buena Vista Social Club”
- “Dead Outlaw”
- “A Morte lhe Cai Muito”
- “Maybe Happy Ending”
- “Operation Mincemeat”
Melhor Novidade Peça
- “English”
- “The Hills of California”
- “John Proctor Is the Villain”
- “Oh, Mary!”
- “Purpose”
Melhor Atriz Principal em uma Peça
- Laura Donnelly, “The Hills of California”
- Mia Farrow, “The Roommate”
- LaTanya Richardson Jackson, “Purpose”
- Sadie Sink, “John Proctor Is the Villain”
- Sarah Snook, “O Retrato de Dorian Gray”
Melhor Ator Principal em uma Peça
- George Clooney, “Boa Noite, e Boa Sorte”
- Cole Escola, “Oh, Mary!”
- John Michael Hill, “Purpose”
- Daniel Dae Kim, “Yellowface”
- Harry Lennix, “Purpose”
- Louis McCartney, “Stranger Things: The First Shadow”
Melhor Atriz Principal em um Músico
- Jasmine Amy Rogers, “Boop!”
- Megan Hilty, “Death Becomes Her”
- Audra McDonald, “Gypsy”
- Nicole Scherzinger, “Sunset Boulevard”
- Jennifer Simard, “Death Becomes Her”
Melhor Ator Principal em um Músico
- Darren Criss, “Maybe Happy Ending”
- Andrew Durand, “Dead Outlaw”
- Tom Francis, “Sunset Boulevard”
- Jonathan Groff, “Just in Time”
- Jeremy Jordan, “Floyd Collins”
- James Monroe Iglehart, “A Wonderful World: The Louis Armstrong Músico”