Globoplay Lança Série Com Entrevistas De Ayrton Senna 01/05/2024

Globoplay lança série com entrevistas de Ayrton Senna – 01/05/2024 – Esporte

Esporte

A bordo de um Escort XR3 branco conversível, Ayrton Senna tem uma conversa descontraída com Roberto Carlos, enquanto o cantor dirige o veículo. De frente para um logo jovem empresário e apresentador João Doria, o piloto é entrevistado sobre seu comportamento nas pistas. No núcleo do Roda Viva, da TV Cultura, é a rivalidade com Nelson Piquet que o tira da zona de conforto. O sorriso volta ao rosto dele quando a apresentadora Xuxa deixa marcas de batom com beijos em seu rosto durante seu programa na TV Orbe.

Quando alcançou o status de ídolo vernáculo, o tricampeão mundial de F1 tornou-se uma das figuras mais requisitadas da mídia, nos mais diversos segmentos. Assim porquê seus feitos nas pistas, cada passo fora delas também virava notícia, sobretudo quando acompanhados de declarações fortes ou que revelassem detalhes de sua personalidade e intimidade.

Nesta quarta-feira (1), data em que se completa exatos 30 anos da morte do piloto, o Globoplay lança uma série documental que resgata diversas entrevistas do ídolo, dando a ele o papel de narrador de sua própria biografia.

Com direção de Rafael Pirrho e Rafael Timóteo, que assinam o roteiro ao lado de Camila Côrtes e José Emílio Aguiar, a produção “Senna por Ayrton” costura os principais momentos da trajetória do ídolo a partir de declarações do próprio piloto.

Essa foi a saída encontrada pelos diretores para falar de um personagem com uma história tão revisitada porquê Senna. Para isso, um dos desafios foi fazer a curadoria a partir das mais de 150 horas de materiais de registro de emissoras porquê Orbe, Cultura, SBT e Band, além de imagens oficiais da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

“A gente fez questão de buscar teor fora da Orbe para dar amplitude”, diz à Folha Rafael Pirrho. “Era preciso fazer uma pesquisa muito grande, reunindo basicamente tudo que tivesse de entrevista dele, para depois erigir um roteiro em que ele fosse o narrador principal”, acrescenta.

A série tem três episódios, de muro de 50 minutos cada um, e não se propõe a apresentar fatos novos. A reportagem teve entrada ao primeiro deles. De rosto, a produção não se propõe a apresentar fatos novos ou pouco conhecidos. Em vez disso, o foco é refrescar a memória de fãs e apresentar o piloto para as novas gerações.

Além dos trechos citados na início deste texto, o incidente de início mostra o início de Senna no kart, a mudança para a Europa e a chegada dele na F1.

A conturbada relação com Nelson Piquet também é explorada, com os dois tecendo comentários cada vez mais duros um sobre o outro.

Na entrevista para João Doria, quando questionado sobre porquê ele responde aos críticos de suas atitudes nas pistas, Senna diz que “existe uma coisa que faz secção do ser humano que é a resistência quando alguém jovem chega em qualquer atividade e começa a crescer muito rápido”, em uma clara referência à rivalidade com Piquet.

No Roda Viva, ele foi mais específico. “O Piquet é um magnífico piloto, ele já demonstrou isso várias vezes. Porquê pessoa, eu tenho minhas restrições”, disse, antes de ampliar. “A gente só tem uma coisa em generalidade, que é gostar de carros de corrida.”

Rafael Pirrho lembra que os pilotos daquela quadra tinham menos filtros em suas falas do que os atuais competidores, por isso, de certa forma, é mais fácil buscar materiais que possam não unicamente retratar a quadra, porquê resgatar um lado mais humano e menos mito de Ayrton ou de qualquer piloto.

“O Senna, não só por toda a trajetória dele, mas pela forma porquê ele morreu, chegou nesse ponto de mito. É um rosto quase inquestionável, infalível. No imaginário popular, ele está nesse ponto”, diz Pirrho. “Nossa teoria não é criticá-lo, mas é sim também mostrar que o Senna fazia coisas que você pensava ‘pô, será que isso foi evidente, será que isso foi incorrecto?'”, explica o diretor.

O resgate dessas discussões soa porquê o maior valor da série produzida pelo Núcleo de Documentários do Esporte da Orbe.

É interessante ver, por exemplo, a forma porquê Senna, sempre retratado porquê um bom moço, fala sobre as suas preferências sobre mulheres. Em um trecho da série ele diz: “Meu tipo ideal? A mulher tem que ser inteligente, formosa e charmosa”, afirma o piloto, que namorou mulheres porquê Xuxa e Adriane Galisteu —os romances do piloto aparecem com maior destaque no segundo e no terceiro incidente.

“A gente não secção do princípio de elogiar ou criticar ninguém. Mas a gente secção do princípio de tentar aprofundar esse personagem porquê varão também. A gente encontra as coisas e vai construindo”, diz Rafael Pirrho.

Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *