Google: Mudança No Algoritmo Impacta Pequenas Empresas 02/07/2024

Google: mudança no algoritmo impacta pequenas empresas – 02/07/2024 – Tec

Tecnologia

As mudanças que o Google introduziu em seu algoritmo de procura e filtros de spam, no início deste ano, tinham uma vez que objetivo expelir teor de baixa qualidade, mas os efeitos foram devastadores para alguns sites que vivem de vendas online.

As pequenas empresas foram forçadas a eximir e até fechar depois que a grande atualização do Google, em março e abril, causou quedas catastróficas no tráfico de seus sites de vendas.

Gisele Navarro, uma argentina de 37 anos, é uma das desafortunadas dos quais site foi pego na ação do Google. Esta pequena empresária fundou com o marido o site HouseFresh, especializado em coletar avaliações de purificadores de ar desde 2020.

Não havia anúncios ou promoções de produtos e eles não faziam concessões: se um resultado fosse ruim, os revisores do site diziam isso.

O negócio deles era lucrar comissões pelos cliques dos clientes quando eles acessavam a Amazon. No entanto, a atualização do Google mudou isso.

“Descobrimos que deixamos de estar em primeiro lugar —porque éramos um dos poucos que realmente faziam críticas— e nem sequer aparecíamos”, disse Gisele Navarro à AFP.

HouseFresh costumava receber tapume de 4.000 referências de pesquisas do Google todos os dias, mas esse tráfico caiu para tapume de 200.

GRANDE CONFUSÃO

A queda no tráfico foi tão brutal que Navarro afirma que foi aconselhada a fechar o site e iniciar do zero com um novo domínio.

A frustração de Navarro e de muitos outros sites decorre da falta de perspicuidade sobre uma vez que o Google classifica os resultados.

A empresa americana é conhecida pelo sigilo que envolve seu algoritmo, a tal ponto que surgiu todo um setor sabido uma vez que SEO (“search engine optimization”, otimização para motores de procura, em português) que tenta manipular essa fórmula para obter mais cliques.

A última atualização deixou os especialistas em SEO em um estado de grande confusão, tentando desesperadamente entender por que alguns sites se beneficiaram com as mudanças e outros foram prejudicados.

O Google disse à AFP por email que sua atualização foi projetada especificamente para fornecer aos usuários “menos resultados que pareçam ter sido feitos para mecanismos de procura”.

“As únicas mudanças que estamos lançando são aquelas que nossos experimentos mostraram que melhorarão significativamente os resultados para as pessoas. E achamos que essas atualizações foram úteis”, disse o Google.

No entanto, Navarro mostrou, num post de blog amplamente lido em maio, que as pessoas que procuravam análises de produtos recebiam cada vez mais anúncios e conteúdos que pareciam ser gerados por perceptibilidade sintético ou maximizados através de SEO.

Os usuários que visitam sites uma vez que Reddit e Quora também se beneficiaram com a atualização do Google.

O Google defendeu essa abordagem dizendo que “muitas vezes as pessoas querem aprender com as experiências dos outros”.

“Realizamos testes rigorosos para prometer que os resultados sejam úteis e de subida qualidade”, acrescentou.

No entanto, a equipe de um site de notícias europeu disse que seus artigos eram agora sistematicamente superados em número pelo teor amplamente irrelevante do Reddit.

O editor do site, que pediu anonimato devido à natureza delicada do tema, disse que o tráfico redirecionado das buscas do Google caiu de 20% a 30% desde a atualização, e que os cortes seriam inevitáveis.

“Em um mercado já difícil, leste é um problema sério para editoras independentes uma vez que nós”, disse ele.

Todos os empresários com quem a AFP falou disseram que procuram urgentemente formas de não depender tanto das pesquisas do Google, seja escrevendo newsletters, fazendo podcasts ou tentando encontrar outras formas de atrair público.

O encarregado de um site de notícias especializado em finanças e tecnologia, que falou à AFP sob exigência de anonimato por temor de efeitos adversos em seus negócios, disse que todos os seus concorrentes usam empresas de SEO “para comprar tráfico”.

“Não fazemos isso, mas está cada vez mais difícil manter essa posição, já que esses sites não caíram tanto quanto nós depois a atualização do Google”, acrescentou.

Navarro, que teve que reduzir drasticamente o seu quadro de funcionários, decidiu reorientar a sua estratégia de negócios para análises de vídeos e newsletters para tentar se reconectar com seu público.

E, apesar da experiência traumática com o Google, ela continua confiando na web.

As mensagens de esteio são numerosas e as referências de mecanismos de procura alternativos uma vez que o DuckDuckGo aumentaram.

“Todo o conhecimento da humanidade está na web e isso é importante”, disse.

“Não quero desistir só porque o Google falhou conosco.”

Folha

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