Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se encontrar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se aquém:
Imagine a cena: um escritório pleno de gente, pessoas competindo para mostrar quem tem o melhor desempenho e um patrão com um siso de humor questionável.
Essa ambientação poderia ser um exemplo de mais um dia generalidade na vida de uma pessoa que trabalha em um função corporativo, mas também pode ser usada para descrever (de maneira muito simplificada) a história de The Office (2005-2013).
Se você assistiu à série, sabe que as temporadas abordam muito mais do que só o dia a dia dos funcionários da Dunder Mifflin. Mesmo com uma premissa que parece ser monótona, o seriado consegue entreter e divertir com seu humor inteligente —e algumas vezes questionável.
Foi pensando nisso que fiz a Maratonar desta semana: séries e filmes que retratam, de alguma forma, ambientes de trabalho divertidos, eufóricos e até macabros, e os desafios que os trabalhadores enfrentam.
Superstore (2015-2021)
Prime Video, seis temporadas, 113 episódios.
Jonah Simms (Ben Feldman) começa a trabalhar na Cloud 9, uma mega loja de departamentos dos Estados Unidos. O que ele não esperava era ter que mourejar com colegas um pouco “fora da casinha”. O novo funcionário, logo, cria laços mais profundos com a equipe, aprende a mourejar com as difculdades do ofício, faz reivindicações por melhorias, e ainda precisa aturar alguns clientes abusados.
O Diabo Veste Prada (2006)
The Devil Wears Prada. Disney+ e Mercado Play, 109 minutos.
Para pessoas aficionadas por tendência, trabalhar em uma revista renomada pode ser a realização de um sonho. Mas esse não é o caso de Andrea Sachs (Anne Hathaway), uma jovem pouco ligada às tendências que só está em procura de um ofício. Por casualidade, ela consegue uma vaga porquê assistente da editora-chefe Miranda Priestly (Meryl Streep) na famosa “Runway Magazine”, e precisa aprender a mourejar com o temperamento da manda-chuva.
Ruptura (2022 -)
Severance. AppleTV+, duas temporadas, 19 episódios.
Imagine poder transpor do trabalho e olvidar completamente o que faz lá dentro. O mesmo acontece quando está no escritório: você não tem nem uma pista de porquê é seu dia a dia fora dali. Isso é verosímil na Lumon, uma empresa de biotecnologia em que uma equipe de empregados, liderados por Mark (Adam Scott), tem suas memórias cirurgicamente divididas entre vida pessoal e profissional. Depois da ingressão da novidade funcionária Helly (Britt Lower), coisas bizarras começam a ser descobertas sobre o processo de ruptura e sobre a companhia.
Abbott Elementary (2021- )
Disney+, três temporadas, 48 episódios.
Nesta série de comédia à la The Office, uma equipe de TV acompanha o dia a dia dos professores da Willard R. Abbott Elementary School, na Filadélfia. A escola sofre com falta de verba e com uma infraestrutura precária, mas o corpo docente está hipotecado em fazer as crianças serem muito sucedidas. A série é estrelada por Quinta Brunson, que também é a criadora. A quarta temporada estreia em 28 de maio (quarta-feira).
Um Senhor Estagiário (2015)
The Intern. Max, 121 minutos.
Robert De Niro é Ben Whittaker, um senhor de 70 anos que quer voltar a trabalhar depois de se reformar. Ele consegue uma vaga porquê estagiário sênior na empresa de Jules Ostin (mais uma indicação com a Anne Hathaway), um site de tendência online. Com anos de diferença, os dois precisam aprender a conviver sem que os conflitos geracionais atrapalhem o trabalho.
O Urso (2022 -)
The Bear. Disney+, três temporadas, 28 episódios.
Carmy Berzatto (Jeremy Allen White) é um renomado chef que assume a lanchonete do irmão em Chicago. Além do duelo de reger o novo estabelecimento, Carmy também precisa aprender a conviver com a equipe, que parece não concordar seus métodos de início. A quarta temporada estreia em 25 de junho.
OBS: Quero fazer uma menção honrosa a Parks and Recreation (2009-2015), uma sitcom genial que acompanha Leslie Knope (Amy Poehler), a vice-diretora do departamento de Parques e Recreações de Pawnee, em Indiana (que seria uma grande soma à essa lista).
Em formato de falso documentário (no estilo The Office) o dia a dia agitadíssimo de Leslie e dos funcionários do departamento é registrado por uma equipe de gravação. Infelizmente, a série não está disponível em nenhum streaming cá no Brasil. Se um dia voltar, dê o play sem pensar duas vezes.
O que está chegando
As novidades nas principais plataformas de streaming
Misericórdia (2024)
Miséricorde. Filmicca, 23.mai, 104 min.
Filme de Alan Guiraudie (“Um Estranho no Lago”) exibido em Cannes no ano pretérito. Jérémie (Félix Kysyl) retorna à sua vila natal para um funeral, mas as circunstâncias começam a permanecer estranhas.
A Manadeira da Juventude
Fountain of Youth. AppleTV+, 23.mai
John Krasinski e Natalie Portman embarcam em uma façanha internacional em procura da Manadeira da Juventude. De Guy Ritchie, com Eiza González e Domhnall Gleeson.
Dept. Q
Netflix, 29.mai. Primeira temporada, oito episódios.
O detetive Carl Morck (Matthew Goode) é um mau colega no departamento policial de Edimburgo. Depois de um incidente trágico, é enviado para um novo departamento no porão da delegacia, investigando sozinho “cold cases”, casos não resolvidos. Apesar de tudo, acaba atraindo uma equipe para ajudá-lo.
And Just Like That…
Max, 29.mai
Estreia da terceira temporada da série-sequência de “Sex and the City”.
A Melhor Mana
The Better Sister. Prime Video, 29.mai
Elizabeth Banks e Jessica Biel estrelam nascente thriller sobre duas irmãs com uma relação complicada que acabam reunidas em seguida um violação chocante.
Bono: Histórias de ‘Surrender’
AppleTV+, 30.mai
Documentário sobre o líder do U2, dirigido por Andrew Dominik (“Blonde”).
Terreno da Máfia
MobLand. Paramount+, 30.mai
Tom Hardy, Pierce Brosnan e Helen Mirren em série sobre bandidos de Guy Ritchie.
Vitalina Varela (2019)
Filmicca, 30.mai, 124 min.
História de Vitalina Varela, a própria atriz principal do filme, que vai de Cabo Virente a Lisboa reencontrar o marido depois de décadas. Ao chegar, descobre que ele acaba de falecer.
Veja antes que seja tarde
Uma dica de filme ou série que sairá em breve das plataformas de streaming
As Panteras (2000)
Charlie’s Angels. Na Netflix até 31.mai, 98 min.
Nesta refilmagem da clássica série de TV, três jovens usam sua formosura, charme e conhecimento em artes marciais para localizar um software roubado.