A Liceu Brasileira de Cinema realizou na noite desta quarta-feira a entrega do prêmio Grande Otelo, vetusto Grande Prêmio do Cinema Brasiliano, umas das principais premiações do cinema pátrio.
A cerimônia que aconteceu na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro, prestou várias homenagens ao cinema novo, movimento que se dedicou a fabricar um estilo brasílio de fazer cinema, voltando as câmeras para a verdade do país.
“Mussum, O Filmis”, de Silvio Guindane, e “O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini, lideravam a lista de indicações. O grande vencedor da noite foi “Pedágio”, de Carolina Markowicz, que recebeu também os prêmios de melhor direção e melhor roteiro original.
Ailton Perdão recebeu o troféu de melhor ator por “Mussum, o Filmis”, repetindo o feito do Festival de Gramado, onde também foi o melhor na categoria, e Jorge Silêncio levou a estatueta de melhor ator coadjuvante por “O Sequestro do Voo 375”. Vera Holtz e Arlete Salles venceram o prêmio de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante pelo filme “Tia Virgínia”.
O evento iniciou com uma apresentação da trilha de “Deus e o Diabo na Terreno do Sol”, de Glauber Rocha, com as músicas “Perseguição” e “O Sertão Vai Virar Mar”. Othon Bastos, que viveu o cangaceiro Corisco no filme, subiu ao palco e foi ovacionado pelo público. Toni Garrido e Dira Paes, apresentadores do prêmio, pediram ainda aplausos a Nelson Pereira dos Santos, celebre diretor de “Rio, 40 Graus” e “Vidas Secas”.
O início da cerimônia também foi marcado por uma sátira ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. “O audiovisual, em um pretérito recente, foi deixado à margem. Assistimos ao desmonte de politicas publicas”, disse Marcelo Calero, secretario de Cultura do Rio de Janeiro. Ele também saudou a novidade lei de prestação de tela, que recebeu aplausos acalorados dos presentes.
Em um dos pontos altos da noite, os cineastas Cacá Diegues, Zelito Viana, Lucy Barreto, Ruy Guerra e Walter Lima Jr. foram chamados ao palco para receber o prêmio honorário, entregue pelo ator Antonio Pitanga. “Nós, fazendo cinema novo, fazemos segmento de uma risco evolutiva do cinema brasílio, que traz libido de luta, de querer ser”, disse Lima Jr.
Veja aquém a lista completa de indicados e vencedores do prêmio Grande Otelo deste ano.
Melhor longa-metragem de ficção
“Mussum, o Filmis”, de Silvio Guindane
“Noites Alienígenas”, de Sérgio de Roble
“Nosso Sonho – A História de Claudinho e Bochecha”, de Eduardo Hospedagem
“O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini
“Pedágio”, de Carolina Markowicz
Melhor longa-metragem de comédia
“Desapega!”, de Hsu Chien
Minha Mana e Eu”, de Susana Garcia
“Os Farofeiros 2”, de Roberto Santucci
“Pérola”, de Murilo Benício
“Saudosa Maloca”, de Pedro Serrano
“Três Tigres Tristes”, de Gustavo Vinagre
Melhor longa-metragem documentário
“Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Roble”, de Pedro Bronz
“Belchior – Exclusivamente um Coração Selvagem”, de Natália Dias e Camilo Cavalcanti
“Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você”, de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay
“Zero Será Porquê Antes – A Música do Clube da Esquina”, de Ana Rieper
“Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Fruto
Melhor longa-metragem animação
“A Ilhéu dos Ilus”, de Paulo G. C. Miranda
“Bizarros Peixes das Fossas Abissais”, de Marão
“Chef Jack, o Cozinheiro Aventureiro”, de Guilherme Fiuza Zenha
“Perlimps”, de Alê Abreu
“Uma Noite Antes do Natal”, de Nelson Botter Jr
Melhor longa-metragem infantil
“As Aventuras de Poliana–O Filme”, de Claudio Boeckel
“Dois É Demais em Orlando”, de Rodrigo Van Der Put
“Turma da Mônica Jovem–Revérbero do Pavor”, de Mauricio Eça
“Uma Epístola Para o Papai Noel”, de Gustavo Spolidoro
“Uma Fada Veio Me Visitar”, de Viviane Jundi
Melhor direção
Anita Rocha da Silveira por “Medusa”
Carolina Markowicz por “Pedágio”
Kleber Mendonça Fruto por “Retratos Fantasmas”
Marcus Baldini por “O Sequestro do Voo 375”
Tomás Portella por “Aumenta que é Rock’n’ Roll”
Melhor atriz de longa-metragem
Bárbara Silêncio por “A Porta ao Lado”
Débora Falabella por “Muito-Vinda, Violeta”
Drica Moraes por “Pérola”
Maeve Jinkings por “Pedágio”
Vera Holtz por “Tia Virgínia”
Melhor ator de longa-metragem
Ailton Perdão por “Mussum, o Filmis”
Chico Diaz por “Noites Alienígenas”
Johnny Massaro por “Aumenta que é Rock’n’ Roll”
Juan Paiva por “Nosso Sonho–A História de Claudinho e Buchecha”
Paulo Miklos por “Saudosa Maloca”
Yuri Marçal por “Mussum, o Filmis”
Melhor primeira direção de longa-metragem
Ana Petta e Helena Petta, por “Quando Falta O Ar”
Lillah Halla, por “Levante”
Nara Normande e Tião, por “Sem Coração”
Natália Dias e Camilo Cavalcanti, por “Belchior -Exclusivamente Um Coração Selvagem”
Silvio Guindane, por “Mussum, O Filmis”
Melhor atriz coadjuvante de longa-metragem
Alice Roble, “Angela”
Aline Marta Maia, “Pedágio”
Arlete Salles, “Tia Virgínia”
Cacau Protásio, “Mussum, O Filmis”
Grace Passô, “Levante”
Melhor ator coadjuvante de longa-metragem
Antônio Pitanga, “Tia Virgínia”
Gabriel Leone, “O Rio do Libido”
George Sauma, “Aumenta Que É Rock’n’ Roll”
Gero Camilo, “Saudosa Maloca”
Jorge Silêncio, “O Sequestro do Voo 375”
Yuri Marçal, “Mussum, O Filmis”
Melhor direção de retrato
Adrian Teijido, “O Rio do Libido”
Evgenia Alexandrova, “Sem Coração”
Gustavo Hadba, “Muito-vinda, Violeta”
Kika Cunha, “Pérola”
Nonato Estrela, “Mussum, O Filmis”
Rhebling Junior, “O Sequestro do Voo 375”
Melhor roteiro original
Adirley Queirós e Joana Pimenta, “Mato Sedento Em Chamas”
Anita Rocha Da Silveira, “Medusa”
Carolina Markowicz, “Pedágio”
Daniel Bandeira, “Propriedade”
Fabio Meira, “Tia Virgínia”
Melhor roteiro apropriado
Adriano Falcão, Marcelo Saback e Jô Abdu, “Pérola”
Camilo Cavalcanti, Rodolfo Minari e Sérgio De Roble, “Noites Alienígenas”
Lusa Silvestre e Mikael de Albuquerque, “O Sequestro do Voo 375”
Paulo Cursino, “Mussum, O Filmis”
Sergio Machado, George Walker Torres, Maria Camargo e Milton Hatoum, “O Rio do Libido”
Melhor direção de arte
Adrian Cooper, “O Rio do Libido”
Ana Mara Abreu, “Tia Virgínia”
Cláudio Amaral Peixoto, “Aumenta Que É Rock’n’ Roll”
Karen Araujo, “Nosso Sonho–A História de Claudinho e Buchecha”
Rafael Ronconi, “O Sequestro do Voo 375”
Melhor figurino
Alex Brollo, “Nosso Sonho–A História de Claudinho e Buchecha”
Ana Avelar e Joanna Ribas, “Aumenta Que É Rock’n’ Roll”
Bia Salso, “Pérola”
Cassio Brasil, “Mussum, O Filmis”
Letícia Barbieri, “O Sequestro do Voo 375”
Melhor maquiagem
Irandê Costa, “Aumenta Que É Rock’n’ Roll”
Marcos Freire, “Tia Virgínia”
Mari Pin e Martín Macías Trujillo, “Mussum, O Filmis”
Simone Batata, “O Sequestro do Voo 375”
Zé Lucas, “Noites alienígenas”
Melhor efeito visual
José Francisco Neto, “Mussum, O Filmis”
Marcelo Cunha e Joaquim Mulato, “O Sequestro do Voo 375”
Marcelo Siqueira e Alexandre Cruz, “Turma da Mônica Jovem–Reflexos do Pavor”
Marcelo Siqueira, “Aumenta Que É Rock’n’ Roll”
Marcelo Siqueira, “Mamonas Assassinas, O Filme”
Melhor montagem
André Sampaio, “Noites Alienígenas”
André Simões, “Mussum, O Filmis”
Eduardo Hospedagem e Waldir Xavier, “Nosso Sonho, A História de Claudinho e Buchecha”
João Wainer, “Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você”
Karen Akerman e Virgínia Flores, “Tia Virgínia”
Lucas Gonzaga e Gustavo Vasconcelos, “O Sequestro do Voo 375”
Melhor som
André Bellentani, Filipe Derado e Toco Cerqueira, “Pedágio”
Bernardo Uzeda, Evandro Lima e Gustavo Loureiro, “Medusa”
Evandro Lima, Acácia Lima, Tomás Alem, Gustavo Loureiro e Rodrigo Noronha, “Mussum, O Filmis”
Sérgio Scliar, Miriam Biderman e Ricardo Reis, “O Sequestro do Voo 375”
Valéria Ferro, Renato Calaça, Simone Petrillo e Paulo Gama, “Aumenta Que É Rock’n’ Roll”
Melhor trilha sonora
Bernardo Gebara, “Noites Alienígenas”
Bernardo Uzeda e Anita Rocha Da Silveira, “Medusa”
Beto Villares “O rio do libido”
Oferecido Villa-Lobos, “Aumenta que é Rock’n’Roll”
Plínio Vate, “Nosso sonho–A História de Claudinho e Buchecha”
Plínio Vate, “O Sequestro do Voo 375”
Melhor longa-metragem Ibero-Americano
“Al Otro Lado de Da Niebla” (Equador)
“El Otro Hijo” (Colômbia, Argentina e França)
“A Sociedade da Neve” (Espanha, Uruguai, Argentina E Chile)
“Os Colonos” (Chile, Argentina, Reino Uno, Taiwan E Estados Unidos)
“Puan” (Argentina, Brasil, Itália, França E Alemanha)
Melhor série brasileira ficção, de produção independente, para TV ocasião, TV paga ou streaming
“A Vida Pela Frente”
“Betinho–O Fio da Navalha”
“Cangaço Novo”
“Dom”
“Termo”
Melhor série brasileira de documentário, de produção independente, para TV ocasião, TV paga ou streaming
“Diretores de Arte”
“Línguas da Nossa Língua”
“Massacre na Escola–A Tragédia das Meninas de Realengo”
“O Caso Escola Base”
“Viajando Com Os Gil”
Série brasileira de animação, de produção independente, para TV ocasião, TV paga ou streaming
“Esquadrão do Mar Azul”
“O Hotel Silvestre de Ana Flor”
“Tronik”
“Zoopedia”
Melhor atriz série de ficção para TV ocasião, TV paga ou streaming
Alessandra Negrini, “Cidade Invisível”
Alice Roble, “Cangaço Novo”
Bianca Comparato, “João Sem Deus–A queda de Abadiânia”
Marjorie Estiano, “Termo”
Thaina Duarte, “Cangaço Novo”
Melhor ator série de ficção para TV ocasião, TV paga ou streaming
Allan Souza Lima, “Cangaço Novo”
Bruno Mazzeo, “Termo”
Fábio Assunção, “Termo”
Gabriel Leone, “Dom”
Júlio Andrade, “Betinho–No fio da Navalha”
Marco Nanini, “João Sem Deus–A Queda de Abadiânia”
Melhor curta-metragem ficção
“A Rapariga e O Mar”
“Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo”
“Quinze Quase Dezesseis”
“Se Precisar de Um pouco”
“Yãmî Yah-Pá | Termo da Noite”
Melhor curta-metragem documentário
“As Marias”
“Leito Vazia”
“Eu, Negra”
“Macaléia”
“Thuë Pihi Kuuwi–Uma Mulher Pensando”
Melhor curta-metragem animação
“Era Uma Noite de São João”
“Jussara”
“Lapso”
“Mulher Vestida de Sol”
“Quintal”