Ivete, Rainha Do Rock In Rio: Cantora é Líder Em

Ivete, rainha do Rock in Rio: cantora é líder em shows no festival desde 2008; veja ranking

Celebridades Cultura

Ao todo, Ivete já foi anunciada na programação 19 vezes, considerando edições do Brasil, Portugal, Espanha e EUA; relembre momentos marcantes dela no festival. O Rock in Rio tem uma rainha que paira soberana sobre todas as outras atrações: Ivete Sangalo foi anunciada 19 vezes na programação do festival, considerando as edições realizadas em Portugal, na Espanha, nos Estados Unidos e no Brasil (incluindo a de 2024, marcada para setembro deste ano).
Ivete é líder em número de shows no evento desde 2008, quando se apresentou no Rock in Rio Lisboa pela terceira vez, ultrapassando os metaleiros do Sepultura em quantidade de participações (veja o ranking inferior).
Campeões do Rock in Rio
No mesmo ano, ela também cantou na primeira edição de Madrid e, àquela profundidade, já era campeã do Rock in Rio, mesmo sem nunca ter participado do festival no Brasil — a primeira vez foi em 2011.
‘Axé in Rio’
Numa quadra de escalações mais restritas ao rock e ao pop, a escolha de Ivete para a programação foi recebida com insatisfação de uma parcela mais conservadora do público: alguns disseram que o festival deveria ser rebatizado uma vez que “Axé in Rio”.
Ivete Sangalo em show no Rock in Rio 2011, sua estreia na cidade natal do festival
Felipe Dana / AP
Mas a artista ignorou as críticas e comandou uma micareta na Cidade do Rock. “Hoje é dia de suingue, bebê”, disse no palco, criando sua própria versão da famosa frase de Christiane Torloni, que se tornou viral na internet naquele ano.
Ao público, Ivete contou que tietou Stevie Wonder no camarim no festival — “babei na blusa dele”, brincou — e dedicou sua estreia na cidade natal do Rock in Rio ao fruto Marcelo, que estava prestes a completar dois anos. Ela se declarou:
“Queria destinar esse show ao meu fruto, que vai crescer e, quando ele vier para o Rock in Rio, vai ver daí [da plateia] a mãe dele no telão arrasando. Meu fruto, eu te senhoril, a mamãe nasceu só para esperar por você.”
Marcelinho cresceu, mas não viu da plateia: subiu com a mãe no palco. Também no Rio em 2022, no momento mais emocionante de sua apresentação, Ivete relembrou o show de 2011 e recebeu o fruto, que a acompanhou ao piano em “Quando a chuva passar”, balada de 2005.
‘Pequena Rock in Rio’
A própria Ivete brinca com sua assiduidade no festival. “Acabo de me nomear a pequena Rock In Río”, escreveu no Instagram, depois de se apresentar na edição do evento em Lisboa, em junho de 2022. A artista também postou um vídeo em que aparece com uma jaqueta do festival, presente do fundador Roberto Medina.
Initial plugin text
Em entrevista ao jornal O Orbe naquele ano, a diretora artística vernáculo do Palco Mundo, Marisa Menezes, explicou a predileção pela cantora:
“Ela nos salvou quando a Ariana Grande perdeu a voz e cancelou o show.”
“Usou sua popularidade em Portugal e todo o seu carisma e habilidade para entreter um público que, originalmente, não tinha ido lá para vê-la. Ela é da família para sempre.”
Foi em 2016. A cantora americana cancelou a participação no Rock in Rio Lisboa faltando somente algumas horas para o show. Em sua conta no Twitter, ela explicou que a decisão foi motivada por uma infecção na gasganete.
“Os médicos me aconselharam a não trovar durante alguns dias. Prometo compensá-los e dar o supremo da próxima vez que voltar”, disse Ariana.
Ivete, que já havia se apresentado naquela edição do evento, voltou ao palco para ocupar o lugar vago. O festival justificou a escolha citando o sucesso da primeira apresentação da cantora.
Outros campeões
O Sepultura, que chegou a ser líder em participações no Rock in Rio antes de ser superado por Ivete, ocupa hoje a terceira posição do ranking, com dez apresentações no totalidade (sete no Brasil, duas em Lisboa e uma em Las Vegas).
Andreas Kisser no show do Sepultura com a Orquestra Sinfônica Brasileira no Rock in Rio 2022
Stephanie Rodrigues/g1
O grupo foi ultrapassado pela orquestra portuguesa de rock Xutos & Pontapés, que esteve em todas as dez edições do festival em Lisboa, além de uma participação no Rio em 2011.
O Capital Inicial aparece em seguida na lista, com nove shows. Empatados na quinta posição, com sete apresentações cada, estão a orquestra americana Metallica e o cantor Frejat — que já participou do Rock in Rio sozinho e com o Barão Vermelho.

Fonte G1

Tagged

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *