Jovem Dionísio Viraliza Com 'tô Bem' E Busca Fase Madura

Jovem Dionísio viraliza com ‘Tô Bem’ e busca fase madura – 05/06/2024 – Ilustrada

Celebridades Cultura

Depois atingirem o primeiro lugar no Brasil e no top 50 global do Spotify em 2022 com “Acorda Pedrinho”, a orquestra curitibana Jovem Dionísio voltou a viralizar com “Tô Muito”, música do novo álbum “Ontem Eu Tinha Certeza (Hoje Eu Tenho Mais)”, lançado em 10 de maio.

O sucesso, porém, não era esperado. “Quando você vai imaginar tombar dois raios num mesmo lugar?”, diz Gabriel Mendes, publicado uma vez que Mendão, baterista e compositor da orquestra.

Assim uma vez que “Acorda, Pedrinho”, “Tô Muito”, que ganha um clipe na tarde deste quarta-feira (5), virou sucesso nas redes sociais.

No TikTok e no Instagram, famosos e anônimos dançam o trecho “Ah, cê reparou que eu me arrumei?/ Ah, tô bonitinho”. Em menos de um mês de lançamento, já são mais de 165 milénio vídeos no TikTok e meio milhão nos Reels do Instagram seguindo a trend.

A Jovem Dionísio nasceu em 2019, mas os integrantes tocam juntos há mais de dez anos. Com uma orquestra formada no escola, a Huff, fazia shows em festas, bares e chopadas. São, hoje, cinco integrantes: Bernardo Pasquali (Ber Pasquali), Bernardo Hey (Ber Hey), Gustavo Karam (Gugo), e os irmãos Gabriel Mendes (Mendão) e Rafael Mendes (Fufa).

A novidade era da orquestra foi inaugurada com o single “Neste Contexto”, seguido do curta “Cadeiraria Tartarugas”, que apresenta o noção do álbum.

A cadeira é símbolo da orquestra desde o início, e remete às cadeiras do Bar do Dionísio, de Curitiba, que inspirou o nome da orquestra. “A gente queria descobrir uma maneira de simbolizar o que fazemos de forma metafórica”, diz Ber Pasquali.

No curta-metragem, os cinco trabalham em uma loja que fabrica cadeiras, e têm um dirigente que é um bagre —em todos os sentidos da termo. O peixe-homem demanda uma produção estável de cadeiras, o que eles se recusam a fazer. Cá, a orquestra mostra a autonomia que eles têm de produção e constituição das músicas em contraste com uma indústria músico que demanda uma produção industrial de hits.

“Um dos grandes motivos pelo qual a gente saiu da gravadora, não foi porque pediram para a gente fazer música para o TikTok, mas sim porque a gente não queria ninguém mandando em nós para fazer zero”, diz o vocalista. No início, a orquestra assinava com a Sony, mas depois optaram por terminar o contrato.

“A gente saiu num momento oportuno, que nos possibilitou fazer o que a gente realmente queria”, diz Mendão. “Por mais que a gravadora tenha os instrumentos e os artifícios para realmente conseguir fazer um monte de coisa que por conta você não consegue fazer, também há uma obrigação de fazer coisas que fazem segmento do projecto deles para tua curso, mas que não faz segmento do teu projecto de vida pessoal e de um projecto artístico.”

A estética marcante de “Acorda, Pedrinho”, com os uniformes de boliche azuis e cores vivas, foi trocada por uma paleta de cores mais sóbria. Agora, os uniformes são verde-escuros e, uma vez que explica Karam, o guitarrista, as músicas falam de temas mais profundos. “Conseguimos falar de outros temas que não eram só superficiais ou mais de gracejo”, conta.

As doze músicas que compõem o álbum são uma mistureba, nas palavras do vocalista. Com referências que vão de bossa novidade ao hip hop, e de artistas uma vez que Peso Pluma à Bee Gees, “Ontem Eu Tinha Certeza (Hoje Eu Tenho Mais)” é um resultado de tudo que os integrantes escutam. “Nós montamos um quebra-cabeça: o que dá visível, fica, e o que dá inexacto, sai”, diz.

Para o beat de “Indumentária Curioso” —que conta com harmonizações da Sandy— e a teoria da voz para “Tô Muito”, escutaram muito “Passin’ Me By” da orquestra The Pharcyde, enquanto o groove de “BAGRE” remete à orquestra A Tribe Called Quest. Ainda conta com parcerias uma vez que Arnaldo Antunes recitando Paulo Leminski em “Passeando no seu Jeito”, DUPLA 02 em “Nem Fodendo”, e Grupo Menos É Mais em “Sinto Muito (Demo)”.

As letras, uma vez que desde o início da orquestra, remetem a experiências próprias dos integrantes. Caso de “Fantasma Del”, que foi composta em 1994 pelo tio de Gugo, Milton Karam, uma vez que homenagem ao seu avô Adel. O Coral Brasileirinho de Curitiba, do qual Gugo fazia segmento quando garoto e do qual seu tio participava, canta essa música há anos.

A orquestra estourou durante a pandemia com “Ponto de Exclamação”, lançada em 2020. Na quadra, também tomou conta do TikTok. Depois do sucesso “Acorda, Pedrinho”, em 2022, a orquestra deslanchou: tocaram no Rock in Rio 2022 no mesmo dia do Coldplay e do Djavan. Agora, se preparam para uma novidade turnê pátrio, com 12 shows agendados até o momento.

Sobre o sucesso, Ber Hey comenta que sente uma vez que se fossem ainda unicamente amigos indo tocar juntos, mesmo com a grandeza dos locais onde tocaram. “A gente comemora todos os pequenos passos que a gente dá”, completa Gugo.

Folha

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