‘Não posso permitir que essa campanha de ódio e desinformação afete a mim e minha família’, diz atriz de ‘Emilia Pérez’. Tuites de texto racista e xenofóbico feitos por ela viralizaram. Karla Sofía Gascón se desculpa por mensagens ofensivas depois posts serem resgatados
A atriz espanhola Karla Sofía Gascón desativou sua conta no X (idoso Twitter), depois ser criticada por posts de texto racista e xenofóbico, feitos por ela entre 2020 e 2021 — e resgatados na rede social nesta quinta-feira (30).
Primeira atriz transexual indicada ao Oscar, Karla é a estrela de “Emilia Pérez”, filme considerado o principal rival do brasiliano “Ainda Estou Cá”, uma produção original do Globoplay. Na premiação, ambos concorrem nas categorias de Melhor Filme e Filme Internacional. Karla está na disputa com Fernanda Torres pela estatueta de Melhor Atriz.
As críticas a Karla Gascón e a traço do tempo do escândalo que pode prejudicar rival do Brasil no Oscar
Em um expedido enviado à revista americana “The Hollywood Reporter”, a artista espanhola explicou a decisão de deixar o X. “Sinto muito, mas não posso mais permitir que essa campanha de ódio e desinformação afete a mim e a minha família, portanto, a pedido deles, estou encerrando minha conta no X”, escreveu (leia a enunciação na íntegra ao termo da página).
“Fui ameaçada de morte, insultada, abusada e assediada até a exaustão. Tenho uma filha maravilhosa para proteger, a quem senhor loucamente e que me apoia em tudo.”
Na nota, Karla pede desculpas por opiniões “equivocadas” do pretérito, atribuindo-as em secção à toxicidade das redes sociais. Ela também sugere que a divulgação das mensagens pode ser um esforço deliberado para sabotar suas chances no Oscar.
“Perdoe-me porque continuo indo de um lado para o outro e não posso responder a cada coisa que trazem à tona para tentar me soçobrar. Está evidente que há um tanto muito obscuro por trás disso.”
Karla Sofía Gascón vive a personagem-título de ‘Emilia Perez’
Divulgação
Entenda o caso
Os posts antigos da atriz de “Emilia Pérez” continuam gerando repercussão no X nesta sexta-feira (31), mesmo depois a saída da atriz da rede social. Resgatadas pela jornalista canadense Sarah Hagi, as publicações ofensivas falam sobre islamismo, o caso George Floyd e a inclusão no Oscar.
Initial plugin text
“Sinto muito, é unicamente minha sentimento ou há mais muçulmanos na Espanha? Cada vez que vou buscar minha filha na escola, há mais mulheres com os cabelos cobertos e as saias até os calcanhares. No próximo ano, em vez de inglês, teremos que ensinar mouro”, escreveu a atriz em um post de novembro de 2020.
Ao mencionar George Floyd, um varão preto morto por um policial branco com joelhos em seu pescoço, em 2020, Karla escreveu: “Eu realmente acho que muito poucas pessoas se importaram com George Floyd, um bandido viciado em drogas, mas sua morte serviu para provar mais uma vez que há pessoas que ainda consideram os negros porquê macacos sem direitos e consideram os policiais porquê assassinos.”
Em 2021, a atriz criticou a premiação do Oscar. “Cada vez mais o Oscar parece uma cerimônia de filmes independentes e de protesto, não sabia se estava assistindo a um festival afro-coreano, a uma sintoma do Black Lives Matter [movimento antirracista] ou ao 8M [movimento feminista].”
Na prensa especializada em cinema, ganha força a tese de que o escândalo pode se tornar um tropeço para “Emilia Pérez” no Oscar. “[O caso] põe em risco não unicamente a própria campanha de Gascón, mas a do filme que leva o nome de sua personagem e, portanto, é inseparável dela”, publicou a revista “Variety”.
Antes de desativar sua conta no X, Karla já havia divulgado um expedido pedindo desculpas pelos posts que viralizaram nos últimos dias. “Uma vez que alguém de uma comunidade marginalizada, conheço muito muito esse sofrimento e lamento profundamente aos que causei dor. Toda a minha vida eu tenho lutado por um mundo melhor. Acredito que a luz sempre triunfará sobre as trevas”, afirmou.
Aquém, leia a íntegra da enunciação de Karla Sofía Gascón sobre a decisão de desativar sua conta no X. O texto enviado à revista “The Hollywood Reporter” foi traduzido do espanhol:
“Sinto muito, mas não posso mais permitir que essa campanha de ódio e desinformação afete a mim e a minha família, portanto, a pedido deles, estou fechando minha conta no X.
Fui ameaçada de morte, insultada, abusada e assediada até a exaustão.
Tenho uma filha maravilhosa para proteger, a quem senhor loucamente e que me apoia em tudo.
Há muito tempo tomei a decisão de fechar uma rede social, que tomou um rumo terrível, no qual também caí algumas vezes, e pelo que peço desculpas.
Uma vez que secção desta sociedade, expressei minha discordância ou concordância com todas as questões que me tocaram e sobre as quais tive uma opinião, muitas vezes equivocada, que mudou ao longo da minha própria experiência. Sempre usei minhas mídias sociais porquê um quotidiano, com reflexões ou notas, para depois fabricar histórias ou personagens, não porquê um tanto que seria escrutinado até o último de seus 140 caracteres, já que às vezes eu mesma nem tenho consciência de ter escrito um tanto negativo.
Defendi todas e cada uma das minorias neste mundo e apoiei a liberdade religiosa e qualquer ação contra o racismo e a homofobia, da mesma forma que critiquei a hipocrisia que as fundamenta, porque a primeira coisa que critico sou eu mesma.
Você nunca me ouvirá estribar uma guerra, uma injustiça, um extremismo ou aplaudir alguém que oprime outros seres humanos.
Talvez minhas palavras não estejam corretas, muitas vezes por ignorância ou puro miragem. Peço desculpas novamente se alguém já se sentiu ofendido ou se sentirá no porvir.
Eu sou um ser humano que também cometeu, comete e cometerá erros com os quais aprenderei. Eu não sou perfeita. Tirar minhas palavras do contexto ou manipulá-las para me machucar é um tanto pelo qual não sou responsável.
Eu sou responsável unicamente pelo que digo, não pelo que os outros dizem que eu digo ou pelo que os outros interpretam do que eu digo.
Espero ter a oportunidade de dar uma explicação mais detalhada em qualquer momento.
Perdoe-me porque continuo indo de um lado para o outro e não posso responder a cada coisa que trazem à tona para tentar me soçobrar.
Mas, se quiser, pode continuar me atacando porquê se eu fosse responsável pela miséria e pelas guerras no mundo. Peço desculpas novamente se alguma vez ofendi alguém com minhas palavras na minha vida.
Eu sou unicamente Karla Sofía Gascón, uma atriz que chegou onde poucos chegaram graças ao seu esforço e trabalho, sem roubar ou prejudicar ninguém neste mundo, unicamente tentando fazer com que me deixem viver em silêncio, com paixão e saudação, um tanto que parece incomodar muita gente neste mundo.
É evidente que há um tanto muito obscuro por trás disso.
Mas eu te digo uma coisa: ‘Quanto mais você tentar me soçobrar, mais poderoso isso me fará. Maior será a vitória’.
Por obséquio, perdoe-me mais uma vez se alguma das minhas palavras o magoou.
Atenciosamente, Karla.”
Fonte G1
