A emprego da primeira lanço do Inspecção Pátrio do Ensino Médio (Enem) de 2024 será realizada neste domingo (3), a partir de 13h30, em todos os estados, mais o Província Federalista, em 1.753 municípios.
Neste primeiro dia de provas, os 4.325.960 inscritos confirmados vão testar os conhecimentos em 45 questões de múltipla escolha de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, ensino física e tecnologias da informação e notícia) e mais 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da prova de redação, que deve ter entre sete e 30 linhas.
Horários e fusos
A duração da prova será de cinco horas e meia neste primeiro domingo do Enem 2024 e o término regular está agendado para as 19h, no horário de Brasília. Para o participante com solicitação de tempo suplementar aprovada, o examinação será encerrado às 20h. Por termo, o candidato que usar o recurso de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderá concluir a prova às 21h.
O Instituto Pátrio de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece que não haverá prorrogação do tempo previsto para a realização das provas ou para o preenchimento do cartão-resposta ou da folha de redação.
Nos dois dias de provas, a introdução dos portões será às 12h e o fechamento, às 13h. É proibida a ingresso do participante no sítio de prova em seguida o fechamento dos portões.
A programação do examinação segue o horário solene de Brasília, por isso, o horário de introdução e fechamento dos portões, e de início da prova podem variar, de convenção com o fuso horário em algumas regiões do país.
Assim uma vez que em edições passadas, o Enem será aplicado em quatro fusos horários distintos. No província de Fernando de Noronha (PE), que está uma hora avante do fuso de Brasília, os portões abrem às 13h e fecham às 14h do horário sítio.
No Amazonas (com exceção de 13 municípios: Atalaia do Setentrião, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença, Tabatinga), além dos estados Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a introdução dos portões será realizada às 11h e o fechamento às 12h, no horário sítio.
Já no Acre, os portões serão abertos às 10h e fechados às 11h, também pelo horário sítio.
Documentação obrigatória
O chegada à sala de emprego somente será permitido com a apresentação de documento solene de identificação com foto válido, conforme previsto em edital.
A partir desta edição do Enem, não serão aceitos documentos de identificação descritos inferior, nem boletim de ocorrência de órgãos policiais, em caso de perda ou roubo de documentos de identificação.
Cartão de Confirmação
O Inep recomenda que o participante ligeiro também o cartão de confirmação da letreiro impresso, que pode ser acessado na Página do Participante do Inep, com login e senha do site Gov.br.
Além do sítio de prova (com nome da instituição de ensino e número da sala de emprego), o documento traz outras informações: número de letreiro, data, horário e além de registrar que o inscrito terá recta a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, quando for o caso.
O que levar
Outro item obrigatório de levar é caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Qualquer outro material deve ser guardado em um envelope porta-objetos, lacrado e disposto inferior da carteira de cada participante.
Os participantes só podem trespassar da sala em seguida duas horas de emprego. A ida aos banheiros é acompanhada por fiscais com detector de metais. Lanches são permitidos, mas poderão ser vistoriados pelos fiscais de sala.
Saiba as recomendações sobre materiais permitidos e quais itens são proibidos:
Enunciação de Comparência
O participante que precisar justificar sua presença no Enem 2024 deve acessar a Enunciação de Comparência na mesma Página do Participante. O documento é personalizado. Ele deve ser impresso, levado nos dias da prova e entregue ao aplicador na porta da sala do examinação.
Haverá uma enunciação para cada dia de emprego. Para o primeiro domingo de prova, 3 de novembro, a enunciação já está disponível no site do Inep.
Logística reversa
Ao termo da emprego, os Correios recolherão os malotes (com Cartão-Resposta, Folha de Redação e outros documentos, uma vez que as folhas de presença). Os documentos são enviados para as centrais de correção da instituição responsável pela emprego, o Inep. Todo o processo é feito com escolta militar.
Reaplicação
As provas serão reaplicadas para os participantes que se enquadrem nos critérios estabelecidos, nos dias 10 e 11 de dezembro. Essa escolha é disponibilizada, em casos específicos, às pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, conforme prevê o edital.
Próximas datas
O segundo dia de provas ocorrerá no dia 10 de novembro. O caderno de provas é constituído por 90 questões objetivas de ciências da natureza (química, física e biologia), além de matemática, a serem respondidas em cinco horas.
De convenção com o Inep, a divulgação do gabarito ocorrerá em 20 de novembro. E a divulgação do resultado final será conhecida em 13 de janeiro de 2024.
Entrada ao ensino superior
Instituído em 1998, o Inspecção Pátrio do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término do ensino médio. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar uma vez que treineiros, e os resultados obtidos no examinação servem somente para autoavaliação de conhecimentos.
As notas do Enem podem ser usadas em processos seletivos coordenados pelo Ministério da Instrução, uma vez que Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do governo federalista.
O desempenho no Enem também é considerado para ingresso em instituições de ensino superior de Portugal que têm convenção com o Inep. Os acordos garantem chegada facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a ensino superior naquele país.