Morumbis Terá Setores Rebatizados E Antigo Letreiro Do Estádio Será

Morumbis terá setores rebatizados e antigo letreiro do estádio será leiloado – 29/02/2024 – Esporte

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Na esteira da parceria entre São Paulo e Mondelez que resultou no rebatismo do estádio do Morumbi para Morumbis, setores das arquibancadas também serão rebatizados e o macróbio letreiro que nomeava o espaço será leiloado.

Durante um evento na tarde desta quinta-feira (29) no estádio para oficializar a parceria, também foi apresentada uma maquete do novo letreiro que será instalado na ingressão do Morumbis nas próximas semanas. O clube aguarda uma autorização da prefeitura para fazer a instalação.

Segundo Alvaro Garcia, vice-presidente de marketing da Mondelez, uma pesquisa será lançada na segunda quinzena de março nas redes sociais, por meio da qual o público poderá votar nos nomes que passarão a batizar os setores do estádio. Os nomes sugeridos ainda serão divulgados.

“Em vez de escolher os nomes internamente entre o São Paulo e a Mondelez, tomamos a decisão de lançar uma pesquisa com os torcedores”, afirmou Garcia.

Ele acrescentou que as conversas entre o clube e a operário de chocolate começaram há muro de um ano, e que a parceria tem uma vez que objetivo flectir o mercado consumidor do chocolate Bis. De convenção com o executivo, o resultado atinge um mercado de aproximadamente 65 milhões de pessoas anualmente.

“A afinidade entre o clube e a Mondelez é histórica. A Lacta lançou o Diamante Preto em homenagem ao Leônidas da Silva. A afinidade começou lá detrás e só fomos retomar ela agora”, afirmou Garcia, em referência ao jogador que atuou pelo clube nos anos 1940.

Diretor de marketing do São Paulo, Eduardo Toni acrescentou que o macróbio letreiro do estádio —São Paulo Futebol Clube – será leiloado. O valor arrecadado será revertido para o Fundo Social de São Paulo, projeto que fomenta programas sociais presidido pela primeira-dama do Estado, Cristiane Freitas.

O macróbio nome que batizava o estádio, Cícero Pompeu de Toledo, não será incluído no leilão. As iniciais C, P e T do dirigente tricolor ficarão guardadas no memorial do clube. O diretor de marketing disse ainda que uma estátua em homenagem ao cartola está em produção e será instalada em um lugar de destaque dentro do estádio.

“O Cícero Pompeu de Toledo é um ícone e um nome muito importante da história do São Paulo.” O leilão será lançado ao longo da próxima semana, com o resultado divulgado no final da primeira quinzena de março.

Toni disse ainda que a receptividade em relação ao novo nome do estádio tem sido boa junto ao público e a prelo. “A aprovação tem sido muito rápida. A torcida está se referindo [ao estádio] uma vez que Morumbis, os meios de notícia, o metrô passou a anunciar a estação uma vez que São Paulo – Morumbis”, disse o executivo.

“Os pioneiros sempre pagam o preço”, afirmou Toni, em referência a dificuldade dos rivais Palmeiras e Corinthians de fazer com que o público passasse a adotar os novos nomes dos estádios —Allianz Parque e Neo Química Redondel, respectivamente.

Quando estudou o projeto dos ‘naming rights’, afirmou o diretor de marketing, o clube reconheceu a dificuldade de se associar a marcas que descaraterizariam por completo o nome do estádio. “Até por isso a galhofa de ser o menor ‘naming rights’ do mundo, porque é só uma letra.”

O diretor de marketing disse ainda que o clube tem “muita crédito” de que vai renovar o contrato com a Mondelez “muito antes” do término do prazo contratual.

O convenção entre o São Paulo e a Mondelez é de três anos, com um aporte totalidade de R$ 75 milhões ao clube pela operário do chocolate. Os R$ 25 milhões anuais superam o que paga a seguradora Allianz ao Palmeiras pelo nome do Allianz Parque e o que desembolsa a farmacêutica Hypera Pharma ao Corinthians pelo nome da Neo Química Redondel.

O padrão é dissemelhante do adotado pelos rivais. O aporte totalidade será menor, mas em um período também menor. O quantia anual será significativamente maior.

No caso do Palmeiras, a opção foi por derrubar o velho Palestra Itália para a construção de um novo estádio, inaugurado uma vez que Allianz Parque no término de 2014. A construtora WTorre realizou as obras e, em troca, assumiu a operação da redondel até 2044.

A empreiteira negociou os “naming rights” com a seguradora Allianz, por R$ 300 milhões em um período de 20 anos.

Foi também por R$ 300 milhões em 20 anos que o Corinthians cedeu o nome de seu estádio, inaugurado em 2013 uma vez que Redondel Corinthians. Em 2020, a Hypera Pharma comprou o recta de rebatizar o espaço e o chamou de Neo Química Redondel.

As parcelas anuais de R$ 15 milhões são corrigidas por índices de inflação. O Corinthians, por exemplo, calcula que levará mais de R$ 400 milhões ao término do contrato.

De qualquer maneira, na ingressão anual, o valor obtido pelo São Paulo será maior. Será um quantia importante para um clube que trabalha para superar dificuldades financeiras.

Ao término de 2022, de convenção com o balanço do clube, a dívida estava na morada dos R$ 700 milhões. Os números de 2023 ainda serão contabilizados, mas, mesmo com um prêmio de R$ 88,7 milhões pela conquista da Despensa do Brasil, a assembleia do Morumbi chegou ao término do terceiro trimestre com um déficit de R$ 97 milhões no ano.

Agora, a expectativa é de qualquer consolação. Não exclusivamente pelo convenção com a Mondelez mas pela venda de jogadores. A diretoria acertou recentemente a transferência do zagueiro Beraldo ao Paris Saint-Germain por 20 milhões de euros (R$ 106,6 milhões).

“O nosso ‘core business’ é futebol. Nós estamos cá hoje porque temos um time glorioso, espargido internacionalmente, uma marca muito potente. Todo o quantia, toda a monetização que a gente faz no marketing e em outras atividades, tem uma vez que principal objetivo atender ao futebol”, afirmou o diretor de marketing do São Paulo

Ele acrescentou que os recursos obtidos por meio da parceria vão contribuir para que a assembleia tenha um elenco mais competitivo, “para que a gente possa cada vez mais estar disputando campeonatos de igual para igual com os principais competidores do São Paulo.”

Folha

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