O “efeito Taylor Swift”, o pregão de uma partida da NFL (liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos) no Brasil e a proximidade do Super Bowl fizeram as buscas por NFL aumentarem no país.
Dados do Google Trends mostram que o termo atingiu atinge pico de interesses em 2024 no período dos últimos cinco anos.
Kansas City Chiefs também despertou a curiosidade nos brasileiros e alcançou um pico de interesse de buscas na semana do dia 28 de janeiro a 4 de fevereiro, período em que o time garantiu sua vaga no Super Bowl e também aconteceu o primeiro ósculo em público da cantora Taylor Swift com o tight end do Chiefs, Travis Kelce.
O Super Bowl, que é a final e o encontro dos campeões das divisões norte-americanas, acontece neste domingo (11) e é o evento mais importante da NFL. A disputa será entre o Kansas City Chiefs e o San Francisco 49ers.
O evento movimenta até mesmo a cultura pop ao trazer grandes nomes da música para trovar no pausa –neste ano, terá o cantor Usher– e há uma grande expectativa sobre os comerciais que serão veiculados.
Apesar do propagação das buscas relacionadas ao futebol americano no país, para Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, ainda é cedo para falar que é um esporte popular por cá. Mas, ele diz que o nicho que consome informações sobre futebol americano vem crescendo exponencialmente.
Para Freitas, o que é popular em todo o mundo é a NFL que nesta semana, confirmou a primeira partida da liga no Brasil que será realizada no dia 6 de setembro de 2024 e terá uma vez que uma das equipes participantes o Philadelphia Eagles. O contendedor deve ser sabido nas próximas semanas, segundo os organizadores do evento.
Freitas diz que esse evento pode ajudar a popularizar o esporte no país. “As pessoas terão curiosidade de ver uma vez que é um jogo da NFL, para confrontar se o estádio é tão bom quanto a transmissão, já que a liga implementa várias inovações na transmissão do jogo. É um esporte onde você pode ouvir o treinador e o perito. Apesar momentos de muita ação e de pausa, a partida de futebol americano é muito mais dinâmica do que a de um jogo de futebol convencional”, afirma Freitas.
O publicitário e jogador de futebol americano Vinícius Moura, 25, está entusiasmado com ess a disputa, já que verá seu time do coração, o Philadelphia Eagles, em campo. Ele é running back do Recife Mariners e pratica o esporte desde os 20 anos de idade.
Vinícius compartilha sua rotina de preparação para os jogos no TikTok e ganhou reputação na plataforma quando começou a abordar sobre futebol americano. Hoje, seu perfil conta com quase 93 milénio seguidores e quase 4 milhões de curtidas.
“Quando meus vídeos começaram a viralizar, eu percebia muita curiosidade. Recebo muitos comentários do tipo ‘nossa, eu nem sabia que isso existia no Brasil’, ou ‘nossa, que legítimo, não sabia que isso existia, vou procurar mais sobre'”, diz Vinícius.
Apesar do paixão pelo esporte, Vinicius afirma que ainda é necessário conciliar sua curso de publicitário com a de jogador.
“Eu recebo um salário [como jogador], mas não é zero demais. Minha principal manadeira de renda é o meu trabalho e vejo minha geração de teor uma vez que uma forma de financiar essa curso [no esporte]. Acredito que vou conseguir patrocínios e parcerias para poder levar esse esporte para mais pessoas e também poder praticar, que no termo das contas é o que eu mais palato”, diz Vinicius.
O jogador acredita que a popularidade do futebol americano ainda é baixa por cá, mormente quando comparada com a do futebol brasílio ou com a do basquete.
“O que eu mais gostaria de ver é a popularização da nossa liga cá, do nosso resultado e dos nossos campeonatos. Porque é um efeito bacana. No Recife Marinas, jogamos em uma estádio da Despensa do Mundo e conseguimos atrair de 1.000 a 2.000 torcedores em jogos grandes”, afirma Vinicius.
Efeito Taylor Swift
Desde que começaram os rumores de um verosímil relacionamento entre a cantora e Travis Kelce, o interesse por buscas pelo nome do jogador começaram a crescer no Brasil. De conciliação com o Trends, a cantora é o principal objecto relacionado ao jogador nos últimos 90 dias.
“Taylor Swift deixou de ser somente a ‘namoradinha da América’ para se tornar a ‘namoradinha do mundo’. Ela é uma das figuras mais populares e carismáticas globalmente, atraindo a atenção de pessoas ao volta do mundo. A associação de um desportista a uma notoriedade de tal envergadura faz com que todas as pessoas que consomem essa notoriedade queiram saber quem é esse desportista”, diz Freitas.
A criadora de teor do dedo Verônica Tozarini, conhecida uma vez que Vevito, compartilha em suas redes comentários sobre a NFL e tem recebido uma boa receptividade dos fãs da cantora.
“Nunca tive um base tão grande antes. Porquê a maioria dos fãs de Taylor Swift são mulheres, elas estão buscando teor para poderem se envolver mais no esporte. Quando olham uma mulher falando sobre esporte e explicando de uma maneira didática é mais ligeiro e humorístico para entender um público mais espaçoso e não ser tão restrito”, diz Tozarini.