O Que Saber Sobre O Oscar, Que Terá Fernanda Torres

O que saber sobre o Oscar, que terá Fernanda Torres – 01/03/2025 – Ilustrada

Celebridades Cultura

A 97ª edição do Oscar, que acontece na noite deste domingo (2), terá um sabor peculiar para os brasileiros. Estarão na cerimônia a atriz Fernanda Torres e o diretor Walter Salles, que saíram do Rio de Janeiro para simbolizar em Hollywood o longa pátrio “Ainda Estou Cá”, nomeado a três categorias, de melhor filme, atriz e filme internacional.

Em quase 100 edições do Oscar, o país nunca teve tanta chance de vencer. “Ainda Estou Cá” é a primeira produção brasileira indicada à estatueta de melhor filme, a principal deste que é o maior evento da indústria cinematográfica no mundo.

Nascente, aliás, é um Oscar contornado de expectativas por desculpa da falta de nepotismo entre seus principais indicados. Concorrem a várias estatuetas filmes uma vez que “Anora”, “O Brutalista”, que tem mais de três horas de duração, e “Emilia Pérez”, o mais indicado deste ano, com 13 nomeações.

É dura também a bulha pelo troféu de melhor atriz, com a brasileira Fernanda Torres no páreo. Suas maiores rivais são as americanas Miley Madison, de “Anora”, e Demi Moore, por “A Substância”.

Veja a seguir um guia com as informações mais importantes sobre a premiação.

Onde e quando ver?

O Oscar ocorre neste domingo (2), no Dolby Theatre, em Los Angeles. A cerimônia começa às 21h. A transmissão brasileira no meio de assinatura TNT e na plataforma de streaming Max será a partir de 19h30, com entrevistas e cobertura do tapete vermelho. A Mundo também vai exibir a premiação, exceto no Rio de Janeiro, depois do Fantástico.


‘Ainda Estou Cá’ tem chance?

Brasileiros estão ansiosos para que o país ligeiro sua primeira estatueta com “Ainda Estou Cá”. Segundo previsões de veículos especializados, o longa é o predilecto na bulha por filme internacional, tendo superado o apelo do gálico “Emilia Pérez”, afundado em polêmicas.

Na disputa principal, de melhor filme, as chances são menores, mas não nulas. Isso porque, nessa categoria, os votantes, que formam a Ateneu de Artes e Ciências Cinematográficas, são orientados a listar os dez filmes indicados em ordem de preferência.

Mas o vencedor não é aquele que aparece mais vezes em primeiro lugar. Um outro cômputo matemático é feito para encontrar qual dos indicados desperta mais amores que ódios entre os votantes, o que garante um resultado mais justo, segundo a organização do Oscar. Assim, se “Ainda Estou Cá” comparecer entre as primeiras posições das listas de muitos votantes, o Brasil pode trespassar felizardo dessa também.


E a Fernanda Torres?

A brasileira também tem boas chances, uma vez que indica uma previsão do jornal americano The New York Times, mas a bulha não está ganha. A americana Demi Moore, de “A Substância”, vinha sendo cotada uma vez que favorita, e levou o prêmio de melhor atriz no SAG Awards, um termômetro do Oscar, oferecido pelo sindicado dos atores dos Estados Unidos.

Só que Mikey Madison, protagonista de “Anora” aumentou suas chances ao vencer o Bafta, uma importante premiação do Reino Uno.

Torres, portanto, pode trespassar pela tangente e levar o prêmio caso suas competidoras fiquem com os votos divididos entre si. A brasileira tem feito campanha intensa nos Estados Unidos e em países da Europa, onde se concentram a maioria dos votantes do Oscar, indo a programas de auditório e dando entrevistas aos mais importantes veículos de prelo.


Que filme tem mais chances de levar a estatueta principal?

O nepotismo vem oscilando entre “Anora”, de Sean Baker, que saiu laureado de várias premiações menores das últimas semanas, “O Brutalista”, Brady Corbet, considerado um filme ávido, com mais de 3h de duração. “Conclave”, de Edward Berger, que agradou a sátira, também pode se dar muito.


Quais outros filmes devem levar estatuetas?

“Um Completo Ignoto”, sobre a vida de Bob Dylan, pode dar a Timothée Chalamet seu primeiro Oscar, de melhor ator. Ele está em uma disputa acirrada com Adrien Brody, de “O Brutalista”, filme que pode render uma vitória ao cineasta Brady Corbet, que concorre em melhor direção.

“Emilia Pérez”, o filme com mais indicações do ano, perdeu força em seguida sua protagonista, Karla Sofía Gascón, ser cancelada nas redes sociais por desculpa de publicações antigas consideradas preconceituosas no X, o ex-Twitter. Ainda assim, o longa pode trespassar vitorioso na corrida por melhor atriz coadjuvante, com Zoe Saldaña, e em melodia original.

O troféu de animação deve ir para “Flow”, que venceu esta categoria no Mundo de Ouro, mas não seria surpresa ver a vitória de “Robô Selvagem”, da DreamWorks.

Quanto aos filmes pipoca, espera-se que “Duna: Secção Dois” ligeiro prêmios nas categorias técnicas, uma vez que melhor som ou efeitos visuais. “Wicked”, adaptação da peça músico da Broadway, prenúncio vencer os troféus de figurino e de cabelo e maquiagem.


Quem vai apresentar o Oscar?

O apresentador principal será o comediante Conan O’Brien. Mas há ainda uma lista de outros apresentadores, artistas e funcionários da indústria que são convidados ao palco para entregar estatuetas.

Entre eles devem estar a atriz Emma Stone, vencedora do Oscar no ano pretérito, Cillian Murphy, que também foi vitorioso na última edição, além da cantora Miley Cyrus, o ator Robert Downey Jr., a comediante Amy Poehler e o ator Willem Dafoe.


Quem vai fazer show no Oscar?

É generalidade que a cerimônia do cinema flerte também com cantores, emprestando seu palco para shows musicais. Neste ano haverá uma apresentação de Ariana Grande e Cynthia Erivo, protagonistas de “Wicked”, que concorre em dez categorias, incluindo a de melhor filme. A expectativa é que elas cantem alguma melodia da trama.

Haverá também um show das cantoras pop Doja Cat, Lisa, do grupo Blackpink, e Raye, que recentemente lançaram juntas a filete “Born Again”.

A rapper Queen Latifah também deve se apresentar, e espera-se que ela preste homenagem a Quincy Jones, importante produtor músico, morto no ano pretérito.

Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *