Os Garotin, OutroEu, Maro, Tim Bernardes, Tuca Oliveira e Zé Ibarra sobressaem no elenco convidado a trovar 13 músicas do repertório do compositor. Milton Promanação tem obra cantada no álbum ‘ReNASCIMENTO’
Flávia Moraes / Divulgação
♫ OPINIÃO SOBRE DISCO
Título: ReNASCIMENTO
Artistas: Agnes Nunes, Analu, Clarissa, Dora Morelenbaum, Johnny Hooker, Kell Smith, Liniker, Lucas Mamede, Maro, Mateus Asato, Milton Promanação, Os Garotin, OutroEu, Sandy, Tim Bernardes, Tuca Oliveira e Zé Ibarra
Cotação: ★ ★ ★ 1/2
♬ Desdobramento da trilha sonora do Milton Bituca Promanação (2025), documentário lançado nos cinemas em 20 de março, o álbum ReNASCIMENTO deixa boa sentimento ao longo de 12 regravações de 13 músicas de Milton Promanação, eternizadas na voz celestial do próprio Milton e em gravações de cantoras da magnitude de Elis Regina (1945 – 1982) e Nana Caymmi (1941 – 2025).
Qualquer songbook com o cancioneiro do compositor esbarra na inevitável e cruel confrontação com os registros feitos pelo artista que, além de rabi na arte de fazer música, carrega Deus na voz, uma vez que sentenciou a sagaz Elis. Feita a salvaguarda, é justo reconhecer que há bons momentos em ReNASCIMENTO, álbum orquestrado sob direção de Victor Pozas.
Cantora portuguesa que tem transitado pelo universo da música brasileira, Maro inventa um Cais (Milton Promanação e Ronaldo Bastos, 1972) com sentimento real, mas sem inventar tendência. Com o habitual frescor, o trio fluminense Os Garotin manda Esfera de meia, esfera de gude (Milton Promanação e Fernando Brant, 1980) para o gol em gravação produzida por Pozas com Pepê Santos, Uliliam Pimenta e Julio Raposo.
Duo fluminense formado por Guto Oliveira e Mike Túlio, OutroEu faz de Clube da esquina nº 2 (Milton Promanação, Márcio Borges e Lô Borges, 1972) uma música serena em registro elegante que sobressai no disco.
Já Sandy cresce ao longo dos três minutos e meio de Travessia (Milton Promanação e Fernando Brant, 1967), em gravação com o guitarrista Mateus Asato, sem diluir a sensação de que a voz eternamente jovem da artista soa sem bagagem emocional para encarar Travessia. Liniker parece ter essa bagagem quando canta Encontros e despedidas (Milton Promanação e Fernando Brant, 1981) em gravação que certamente contenta a legião de admiradores da cantora.
Clarissa desanima A sarau (Milton Promanação, 2003), em gravação produzida por Fi Maróstica, com quina ligeiro uma vez que a sentimento de que o erro não está na cantora, mas na escalação inadequada – mesma sentimento que paira posteriormente a audição do quina de Analu Sampaio em Música do sal (Milton Promanação, 1965) porque Analu termina a filete sem dar à música a dimensão social alcançada pelo registro de Elis Regina em 1966.
Se A lua girou (tema tradicional em adaptação de Milton Promanação, 1976) irradia certa luz no quina de Agnes Nunes, em gravação encorpada com as cordas da Tallin Studio Orchestra (da Estônia), Lucas Mamede aponta Ponta de areia (Milton Promanação e Fernando Brant, 1974) em registro quase a capella antes de desabar no suingue nordestino posto em Tudo que você podia ser (Lô Borges e Marcio Borges, 1972) em medley que cruza a ponte Minas-Paraíba no toque da sanfona.
Voz das Geraes, Tuca Oliveira encara Música da América (Milton Promanação e Fernando Brant, 1979) com a vibe suave da novidade geração da música brasileira em abordagem singela. Vale ouvir!
Gravação já parcialmente mostrada no documentário Milton Bituca Promanação, o registro de Ânima (Zé Renato e Milton Promanação, 1982) é hors-concours no mosaico do álbum ReNASCIMENTO por ostentar, além do vocal de Milton, duas das vozes mais expressivas da novidade geração – as de Tim Bernardes e Zé Ibarra – em gravação que também conta com Dora Morelenbaum, outro talento músico dos anos 2020.
Fechando o disco, Johnny Hooker e Kell Smith cantam Paula e Bebeto (Milton Promanação e Caetano Veloso, 1975) com pegada pop e enérgica que se diferencia dos tons amenos das outras 11 gravações do disco.
Distribuído pela Universal Music, gravadora que lançou recentemente EPs desnecessários com regravações das obras de Cazuza (1958 – 1990) e Rita Lee (1947 – 2023), o álbum ReNASCIMENTO se situa supra da média de songbooks e tributos do gênero. Há brilhos sobressalentes nas 12 faixas, uma vez que os do duo OutroEu e do trio Os Garotin, mas, no todo, ninguém passa vergonha ao dar voz às músicas de Milton Promanação. Préstimo também de Victor Pozas, maestro do álbum.
Envoltório do álbum ‘ReNASCIMENTO’, desdobramento da trilha sonora do documentário álbum ‘Milton Bituca Promanação’
Divulgação
Fonte G1
