'oeste Outra Vez' Vence Festival De Cinema De Gramado

‘Oeste Outra Vez’ vence Festival de Cinema de Gramado – 17/08/2024 – Ilustrada

Celebridades Cultura

“Oeste Outra Vez”, do goiano Erico Rassi, ganhou o Kikito de melhor longa-metragem no Festival de Cinema de Gramado, que encerrou na noite deste sábado (17). O faroeste rodado na Chapada dos Veadeiros estava entre os mais muito cotados entre os críticos no evento.

Segundo longa de Rossi, a obra trata de um universo masculino rústico marcado pela exiguidade de mulheres, que guia a vida vazia dos personagens.

O elenco tem Ângelo Antônio uma vez que protagonista e o compositor cearense Rodger Rogério uma vez que coadjuvante —ele recebeu prêmio por sua atuação neste sábado. A obra ainda levou o Kikito de melhor retrato, por André Carvalheira, ficando com três prêmios.

“Estômago 2: O Poderoso Chef”, do diretor Marcos Jorge, foi o longa mais agraciado, em cinco categorias: júri popular, roteiro —Bernardo Rennó, Lusa Silvestre e Marcos Jorge; direção de arte —Fabíola Bonofiglio e Massimo Santomarco; trilha músico —Giovanni Venosta; e melhor ator, prêmio dividido entre João Miguel e Nicola Siri. A sequência da primeira obra, de 16 anos detrás, é uma coprodução com a Itália.

Eliane Caffé foi a melhor diretora entre os longas, por “Filhos do Mangue”.

O prêmio de melhor atriz ficou com Fernanda Vianna, por “Cidade; Campo”, da diretora Juliana Rojas. O filme de Rojas também foi o melhor para júri da sátira.

Rojas apresentou uma obra onírica e fantasmagórica que trata de luto e procura por ancestralidade, estrelado por Bruna Linzmeyer e Mirella França.

A montagem ficou para Karen Akerman, por “Barba Ensopada de Sangue”, do diretor Aly Muritiba. Já o pêmio de melhor atriz coadjuvante foi para Genilda Maria, de “Filhos do Mangue”. “Pasárgada”, filme de Dira Paes, teve o melhor estampa de som, de Beto Ferraz.

“O Clube das Mulheres de Negócios”, de Anna Muylaert, que inverte os papéis de gênero em uma comédia, venceu o prêmio privativo do júri.

Melhor filme, “Oeste Outra Vez” foi filmado no sertão de Goiás, desde 2019, e conta a história de Toto –Ângelo Antônio–, um varão esquecido pela mulher que foge na bela paisagem da Chapada dos Veadeiros na companhia de Jerominho –Rodger Rogério. Os dois selam uma amizade baseada no silêncio, interrompido por diálogos evasivos que se tornam cômicos.

A história de Toto se liga a de outros homens amargurados incapazes de dialogar sobre emoções, ponto muito explorado no filme. Os impasses são sempre resolvidos com tiro e cachaça.

Além de Toto e do parceiro Jerominho, sofrem do desamparo Antonio —Daniel Porpino—, escoltado do parceiro Domingos —Adanildo Reis—, Durval —Babu Santana— e Ermitão —Antonio Pitanga.

A direção de arte e a retrato exibem todos os tons do tapado, a queimada, a terreno e a sensação de vazio vivida pelas personagens.

Uma das referências do diretor foi o livro “Sagarana”, de Guimarães Rosa. “Há uma tentativa de trazer esse universo de Guimarães Rosa de um jeito mais contemporâneo e sequioso”, disse o diretor em debate durante a semana, depois a exibição de seu filme.

A exiguidade de mulheres no elenco, com exceção da aparição de Luanni no início, intrigou a sátira durante o debate que ocorreu depois a transmissão do filme. Houve discordância sobre tratar-se de um filme feminista ou não.

O ator Babu Santana afirmou que, detrás das câmeras, 70% da equipe é feminina. “Eu já fiz bastante produção e nunca tinha visto uma equipe tão feminina, e uma vez que as coisas davam notório.”

A curadoria dos longas deste ano foi do ator Caio Blat e do crítico gaúcho Marcos Santuário.

A 52ª edição foi marcada por mais realizações femininas do que masculinas, com quatro diretoras na mostra. Receberam homenagens os atores Matheus Nachtergaele e Vera Fischer, o diretor Jorge Furtado e diretora-executiva da Berlinare, Mariëtte Rissenbeek.

Veja todos os premiados:

Longas-metragens

Melhor filme: “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi

Melhor direção: Eliane Caffé, por “Filhos do Mangue”

Melhor ator: João Miguel e Nicola Siri, por “Estômago 2: O Poderoso Chef”

Melhor atriz: Fernanda Viana, por “Cidade; Campo”

Melhor roteiro: Bernardo Rennó, Lusa Silvestre e Marcos Jorge, por “Estômago 2: O Poderoso Chef”

Melhor retrato: André Carvalheira, por “Oeste Outra Vez”

Melhor montagem: Karen Akerman, por “Barba Ensopada de Sangue”

Melhor ator coadjuvante: Rodger Rogério, por “Oeste Outra Vez”

Melhor atriz coadjuvante: Genilda Maria, por “Filhos do Mangue”

Melhor direção de arte: Fabíola Bonofiglio e Massimo Santomarco, por “Estômago 2: O Poderoso Chef”

Melhor trilha músico: Giovanni Venosta, por “Estômago 2: O Poderoso Chef”

Melhor estampa de som: Beto Ferraz, por “Pasárgada”

Prêmio privativo do júri: “O Clube das Mulheres de Negócios”, de Anna Muylaert

Júri popular: “Estômago 2: O Poderoso Chef”, de Marcos Jorge

Curtas-metragens

Melhor filme: “Pastrana”, de Melissa Brogni e Gabriel Motta

Melhor direção: Lucas Abrahão, por “Maputo”

Melhor roteiro: Adriel Nizer, por “A Vivenda Amarela”

Melhor ator: Wilson Rabelo, por “Ponto e Vírgula”

Melhor atriz: Edvana Roble, por “Greta”

Melhor trilha músico: Liniker, por “Ponto e Vírgula”

Melhor retrato: Livia Pasqual, por “Pastrana”

Melhor montagem: Bruno Carboni, por “Pastrana”

Melhor direção de arte: Coh Amaral , por “Maputo”

Melhor estampa de som: Felippe Mussel, por “A Moça e o Pote”

Prêmio privativo do júri: “Ponto e Vírgula”, de Thiago Kistenmacher

Júri popular: “Ana Cecília”, de Julia Regis

Prêmio Ducto Brasil de Curtas

“Maputo”, de Lucas Abrahão

Júri da sátira

Melhor curta-metragem brasílico: “Greta”, de Lis Paim

Melhor longa-metragem brasílico: “Cidade; Campo”, de Juliana Rojas

Longas documentais

Melhor filme: “Clarice Niskier: Teatro dos pés à Cabeça”, de Renata Paschoal

Mostra de filmes universitários

Prêmio Edina Fujii – Cia Rio

“A Falta que Me Traz”, de Laura Zimmer Helfer e Luís Alexandre, da Universidade de Santa Cruz do Sul

A jornalista viajou a invitação do Festival de Cinema de Gramado

Folha

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