Oscar 2024: Saiba Como Assistir Aos Filmes Indicados 23/01/2024

Oscar 2024: saiba como assistir aos filmes indicados – 23/01/2024 – Cinema

Celebridades Cultura

Saíram as indicações ao Oscar na manhã desta terça-feira (23). Isso significa que já é verosímil fazer aquela lista para maratonar os principais indicados nas salas de cinema.

Vencedor de indicações, com 13, “Oppenheimer” volta nesta quinta-feira às salas Imax, boa chance para quem não conseguiu ver ainda ao longa de Christopher Nolan. Entre os nomeados para melhor filme, há também dois títulos que estreiam nesta quinta (25): “Anatomia de uma Queda” e “Vidas Passadas”.

Outros já chegaram no streaming, caso de “Maestro”, “Assassinos da Lua das Flores” e “Barbie”. Confira inferior onde ver aos indicados do Oscar e se programe para permanecer em dia antes da cerimônia, no dia 10 de março.

Oppenheimer

Idem, EUA, 2023. Direção: Christopher Nolan. Com: Cillian Murphy, Robert Downey Jr., Emily Blunt e Matt Damon. 180 min.

Fundamentado no livro de Kai Bird e Martin J. Sherwin, conta a história de J. Robert Oppenheimer, físico que comandou o Projeto Manhattan —que tinha a missão de produzir a petardo atômica. O filme vai e volta no tempo para mostrar também, anos depois, uma investigação sobre a relação de Oppenheimer com comunistas. Leia a sátira.

13 indicações: Melhor filme, direção, ator (Murphy), ator coadjuvante (Downey Jr.), atriz coadjuvante (Blunt), roteiro adequado, direção de arte, retrato, edição, trilha sonora, figurino, som e maquiagem e cabelo

Volta ao edital nos cinemas nesta quinta (25); também disponível para locação em Apple TV+, Amazon Prime Video e Google Play (a partir de R$ 14,90)

Pobres Criaturas

Poor Things, EUA/Irlanda/Reino Unificado, 2023. Direção: Yorgos Lanthimos. Com: Emma Stone, Willem Dafoe e Mark Ruffalo. 141 min.

Um resplandecente e heterodoxo investigador traz uma jovem de volta à vida. Ansiosa para aprender sobre a vida, ela foge com um legisperito astuto.

11 indicações: Melhor filme, direção, atriz (Stone), ator coadjuvante (Ruffalo), roteiro adequado, direção de arte, retrato, edição, trilha sonora, figurino e maquiagem e cabelo

Estreia nos cinemas em 1º/2

Assassinos da Lua das Flores

Killers of the Flower Moon, EUA, 2023. Direção: Martin Scorsese. Com: Leonardo DiCaprio, Lily Gladstone e Robert de Niro. 206 min.

Na viradela do século 20, o petróleo transformou o povo indígena osage em uma região rica do dia para a noite. Nos anos 1920, depois que um jovem branco se morada com uma osage, misteriosos assassinatos começam a suceder entre os indígenas, atraindo a atenção do FBI. Leia a sátira.

10 indicações: Melhor filme, direção, atriz (Gladstone), ator coadjuvante (De Niro), trilha sonora, melodia (“Wahzhazhe”), direção de arte, retrato, edição e figurino

Em edital no Reag Belas Artes e disponível na Apple TV+

Barbie

Idem, EUA, 2023. Direção: Greta Gerwig. Com: Margot Robbie, Ryan Gosling e America Ferrera. 114 min.

Quando a Barbie estereotipada começa a ter problemas de ar e personalidade, ela precisa deixar a Barbieland e encontrar a solução no mundo dos humanos. Ela é acompanhada por Ken, que se depara com o concepção do patriarcado. Leia a sátira.

8 indicações: Melhor filme, ator coadjuvante (Gosling), atriz coadjuvante (Ferrera), roteiro adequado, direção de arte, figurino e melodia (“I’m Just Ken” e “What Was I Made For?”)

Disponível no Max

Maestro

Idem, EUA, 2023. Direção: Bradley Cooper. Com: Bradley Cooper, Carey Mulligan e Matt Bomer. 129 min.

Cinebiografia do consagrado compositor Leonard Bernstein (1918-1990), focada na história de paixão com altos e baixos entre o maestro e a atriz Felicia Montealegre Cohn Bernstein (1922-1978), que se conheceram em uma sarau em 1946 e ficaram juntos até a morte dela.

7 indicações: Melhor filme, ator (Cooper), atriz (Mulligan), roteiro original, retrato, som e maquiagem e cabelo

Disponível na Netflix

Os Rejeitados

The Holdovers, EUA, 2023. Direção: Alexander Payne. Com: Paul Giamatti, Dominic Sessa e Da’Vine Joy Randolph. 133 min.

Um professor mal-humorado é forçado a permanecer no campus para cuidar do grupo de alunos que não tem para onde ir durante as férias de Natal. Ele acaba criando um vínculo improvável com um deles e com a cozinheira-chefe da escola.

5 indicações: Melhor filme, ator (Giamatti), atriz coadjuvante (Da’Vine), roteiro original e edição

Em edital nos cinemas

Anatomia de uma Queda

Anatomie d’une Pontapé, França, 2023. Direção: Justine Triet. Com: Sandra Hüller, Swann Arlaud e Milo Machado Graner. 150 min.

Escritora mora com o marido e o rebento numa isolada morada nos alpes. Quando ele aparece morto, a polícia passa a tratá-la uma vez que principal suspeita. Aos poucos, o julgamento do caso expõe a conturbada relação do parelha.

5 indicações: Melhor filme, direção, atriz (Hüller), roteiro original e edição

Estreia nos cinemas nesta quinta (25)

Zona de Interesse

The Zone of Interest, EUA/Reino Unificado/Polônia, 2023. Direção: Jonathan Glazer. Com: Christian Friedel, Sandra Hüller e Johann Karthaus. 103 min.

Uma família alemã vive uma vida idílica em uma bela morada de campo com jardim. O problema é que o dirigente da família é o comandante de Auschwitz, e a morada fica ao lado do campo de concentração durante a Segunda Guerra.

5 indicações: Melhor filme, direção, roteiro adequado, filme internacional e som

Estreia em 15/2

American Fiction

Idem, EUA, 2023. Direção: Cord Jefferson. Com: Jeffrey Wright, Tracee Ellis Ross e Sterling K. Brown. 117 min.

Repórter cansado de ver o sistema lucrar com o entretenimento preto usa um pseudônimo para ortografar um livro que o leva ao coração da hipocrisia e da loucura que ele diz desprezar.

5 indicações: Melhor filme, ator (Wright), ator coadjuvante (Brown), roteiro adequado e trilha sonora

Sem previsão de estreia

Vidas Passadas

Past Lives, EUA/Coreia do Sul, 2023. Direção: Celine Song. Com: Greta Lee, Teo Yoo e John Magaro. 105 min.

Em Seul, Nora e Hael veem sua conexão terminar quando a família dela se muda para o Canadá. Mais de 20 anos depois, ele vai visitá-la em Novidade York, onde confrontam suas escolhas de vida. Leia a sátira.

2 indicações: Melhor filme e roteiro adequado

Estreia nesta quinta (25)

Napoleão

Napoleon, EUA, 2023. Direção: Ridley Scott. Com: Joaquin Phoenix, Vanessa Kirby e Ben Miles. 158 min.

O longa acompanha a rápida subida de Napoleão Bonaparte, militar que se proclama imperador da França, e sua turbulenta relação com Josephine, seu grande paixão. Leia a sátira.

3 indicações: Melhor direção de arte, figurino e efeitos visuais

Em edital nos cinemas e disponível para locação na Apple TV+, Amazon Prime Video e Google Play (a partir de R$ 49,90)

Nyad

Idem, EUA, 2023. Direção: Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin. Com: Annette Bening, Jodie Foster e Rhys Ifans. 121 min.

Acompanha a vida da desportista Diana Nyad, interpretada por Annette Bening. Em seguida três décadas fora da chuva, a ex-maratonista aquática que virou jornalista esportiva decide ser a primeira pessoa a concluir os 177 km que separam Cuba da Flórida sem uma gaiola de proteção contra tubarões.

2 indicações: Melhor atriz (Bening) e atriz coadjuvante (Foster)

Disponível na Netflix

A Sociedade da Neve

La Sociedad de la Nieve, Espanha/Chile/Uruguai/EUA, 2023. Dir.: J.A. Bayona. Com: Enzo Vogrincic, Simon Hempe e Esteban Bigliardi. 144 min.

Em 1972, o voo 571 da Força Aérea Uruguaia, fretado para levar um time de rúgbi ao Chile, sofre um acidente catastrófico nos Andes. Unicamente 29 dos 45 passageiros sobrevivem à queda. Presos em um dos ambientes mais inacessíveis e hostis do planeta, eles recorrem a medidas extremas para continuar vivos. Leia a sátira.

2 indicações: Melhor filme internacional (Espanha) e maquiagem e cabelo

Disponível na Netflix

Godzilla Minus One

Godzilla Minus One. Japão, 2023. Dir.: Takashi Yamazaki. Com: Ryûnosuke Kamiki, Minami Hamabe e Yûki Yamada. 124 min.

Em um Japão devastado depois a Segunda Guerra Mundial, a situação chega a um nível ainda mais crítico quando uma gigantesca e misteriosa indivíduo surge do mar para assolar o país. Leia a sátira.

1 indicação: Melhores efeitos visuais

Em edital nos cinemas

Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *