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Selecionamos as críticas publicadas na Folha que analisam, explicam e recomendam (ou não) os 10 indicados para a premiação de melhor filme.
Com 747 minutos –pouco mais de 12 horas– você consegue ver aos indicados à principal categoria do Oscar que estão disponíveis no streaming.
Quais são eles? “Barbie”, “Assassinos da Lua das Flores”, “Maestro”, “Oppenheimer” e “Ficção Americana”.
Saia de morada: “Zona de Interesse”, “Anatomia de uma Queda”, ‘Vidas Passadas”, ‘Os Rejeitados” e “Pobres Criaturas” estão em edital nos cinemas.
“Barbie”
Grinalda uma tendência que ganhou força nos últimos anos, com cada vez mais estúdios pondo histórias sobre brinquedos na traço de produção. A atriz Margot Robbie, que dá vida à boneca, diz que filme faz adultos virarem crianças e “é o que o mundo precisa”.
Onde ver? Disponível no Max.
Quem viu…
…diz que Barbie se aproveita da ironia para vender um feminismo plastificado. (Por Bárbara Blum, repórter do Todas)
“Oppenheimer”
Reconta a vida do físico e de seu maior legado. Mas o homérico de três horas de duração é um dos filmes mais intimistas da curso de Nolan. O filme foi projetado para ser presenciado em Imax 70 milímetros. Porém, exclusivamente 30 salas de cinema espalhadas por cinco países acomodam esse tipo de projeção.
Onde ver? Só no cinema.
Quem viu…
…afirma que filme é um dos poucos exemplos em Hollywood de cinema feito para adultos, mas se perde em seu enredo fragmentado. (Por Inácio Araujo, crítico de cinema)
“Zona de Interesse”
Com a filmagem a intervalo e em planos abertos, quase porquê se a câmera fosse uma espiã, o diretor Jonathan Glazer mostra o cotidiano desconfortavelmente descansado da família Höss. E protagonista da trama, Sandra Hüller, afirma que “‘Zona de Interesse’ é um aviso de que pequenas decisões equivocadas podem levar a enormes catástrofes”.
Onde ver? Só no cinema.
Quem viu…
… avalia que obra não vai além de transmitir o terror do Sacrifício. (Por Inácio Araujo)
“Assassinos da Lua das Flores”
Martin Scorsese filma uma tragédia em nível pátrio, sem poupar o testemunha de violência, remorso, dor e desilusão. E, porquê em boa secção de sua filmografia, a brutalidade física e óbvia é menor que a psicológica e subjetiva.
Onde ver? Disponível na Apple TV+, ou para alugar no Amazon Prime Video (R$ 14,90) ou Google Play (R$ 59,90).
Quem viu…
… escreve que Scorsese desafia todo o cinema ao cruzar suspense com drama de culpa que confunde a sobrevivência dos indígenas osage com a sétima arte. (Por Inácio Araujo)
“Anatomia de uma Queda”
Pode ser lido porquê a tragédia patética de um varão que sucumbe pela incapacidade crônica de fabricar uma narrativa consistente para sua vida, enquanto sua mulher o fagocita com seu talento agudo.
Onde ver? Só no cinema.
Quem viu…
… diz que filme discute a verdade em tempos de cancelamento. (Por Inácio Araujo)
“Vidas Passadas”
Faz o testemunha se questionar a toda hora, porquê se estivesse na pele da protagonista, também perturbada pelo turbilhão de dúvidas. O filme fala de paixão, mas de um paixão dissemelhante, que vai muito além de querer ser o namorado ou namorada de alguém, e das pessoas que entram e saem das nossas vidas, diz a diretora.
Onde ver? Só no cinema.
Quem viu…
… classifica porquê boa a estreia de Celine Song sobre mistérios do paixão. (Por Sérgio Telheiro, crítico de cinema)
“Os Rejeitados”
É uma história de Natal em que três pessoas são obrigadas a passar a quadra juntas em um escola interno vazio. O filme, de Hal Ashby, rendeu a Paul Giamatti um Orbe de Ouro.
Onde ver? Só no cinema.
Quem viu…
… escreve que filme une Hal Ashby e melancolia do Natal com bom elenco. (Por Pedro Strazza, repórter da Ilustrada)
“Maestro”
Bradley Cooper quer mostrar ao mundo que pode ocupar o público tanto porquê ator quanto porquê diretor de filme.
Onde ver? Disponível na Netflix.
Quem viu…
… diz que Bradley Cooper faz de ‘Maestro’ uma bela coleção de contradições. (Por Teté Ribeiro, jornalista)
“Pobres Criaturas”
Faz uma remontagem de quadra às avessas, misturando influências do steampunk e do surrealismo num festim visual. Para além da jornada de sazão da protagonista, o filme trata também de um processo de emancipação.
Onde ver? Só no cinema.
Quem viu…
… avalia que obra com seu maneirismo sádico está longe do feminismo. (Por Lúcia Monteiro, sátira de cinema)
★ ★ ★
… e diz que filme de de Yorgos Lanthimos traz feminismo anti-‘Barbie’. (Por Bruno Ghetti, jornalista e crítico de cinema)
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“Ficção Americana”
Trata, em forma de comédia, da crença que os Estados Unidos criou e dissemina de que se combate o racismo pela superestrutura, ou seja, a linguagem, e rendeu a Jeffrey Wright, protagonista do filme, sua primeira indicação ao Oscar.
Onde ver? Disponível no Amazon Prime Video.
Quem viu…
… escreve que filme com Jeffrey Wright é a grande surpresa do Oscar. (Por Inácio Araujo)